Artigos Postado no dia: 27 fevereiro, 2024

Publicidade e Influência: como se tornar um advogado influente e gerar vendas

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Será que toda publicidade leva à influência desejada?

A publicidade pode te tornar um advogado influente. Mas ela não é necessariamente uma condição para isso.

Na verdade, a mera publicidade sem uma estratégia pode não ser suficiente para trazer resultados.

Se você quer ser influente, ser referência e conseguir vendas a partir dessa influência, precisa trabalhar estrategicamente a sua marca pessoal/marca do seu escritório. Também precisa ter estratégias para engatilhar vendas também. E por fim, é importante ter mecanismos de mensuração de tudo isso, para poder cruzar dados e entender se sua influência está mesmo conseguindo vender.

Vamos saber mais sobre isso?

 

Publicidade sempre gera influência?

O termo “publicidade” é associado a estratégias de divulgação. Na publicidade advocatícia, mais especificamente, o artigo 2º do Provimento CFOAB 205/2021 traz diversas definições de publicidade (profissional, de conteúdos jurídicos, ativa, passiva). Mas resumidamente, em todas elas, o objetivo é levar uma informação ao público, seja sobre um assunto jurídico ou sobre você, advogado.

Porém, a mera publicidade não garante automaticamente a influência.

Falar, expor, divulgar, são ações relativamente fáceis, sobretudo no marketing digital. Mas ter influência vai além de ter alcance. Ser visto, ouvido e conhecido não necessariamente significa que você está tendo um impacto sobre a sua audiência.

A construção de autoridade requer uma abordagem estratégica que vai além da simples exposição.

Então, se você simplesmente divulga algo e espera que os resultados venham automaticamente, é necessário rever essa abordagem.

Claro que, em determinadas circunstâncias, a mera divulgação pode ser suficiente para que surjam pode trazer resultados – sobretudo em condições de escassez, ausência de competidores, alta demanda, ou quando o anunciante já é uma pessoa influente ou tem sua clientela formada.

Mas na maioria dos casos, divulgar é apenas um passo. Você precisa ter uma estratégia mais alinhada para conseguir que sua marca pessoal e seus conteúdos sejam entendidos como relevantes pelo público, a ponto de conseguir se fixar como referência na mente dele, e persuadi-lo a tomar a uma decisão de compra.

É preciso focar em elementos que construam ou solidifiquem a sua reputação e credibilidade enquanto profissional ou escritório.

 

Como construir influência na advocacia com estratégias de publicidade

A Internet oferece um vasto leque de oportunidades para advogados fazerem branding e construírem uma marca influente por meio de estratégias de conteúdo. Confira 4 delas:

4 dicas de estratégias de publicidade para gerar influência

  1. Conteúdo jurídico: produza conteúdo que responda ou até mesmo antecipe dúvidas comuns dos clientes. Tenha um diferencial na sua forma de entregar conteúdo, selecionar os temas, tornar a informação acessível, mostrar que está à frente de uma tendência. Assim, muito além de construir a reputação de especialista na área, você poderá se firmar como uma voz que vale a pena ser ouvida e consultada sempre que há pautas importantes sobre a sua área de atuação sendo discutidas pela sociedade.

 

  1. Redes sociais: esteja presente nas redes sociais mais relevantes para o seu público alvo. Não se preocupe em estar em todas; selecione aquelas que mais fazem sentido para você, sua área de atuação, o perfil do seu público.

 

  1. Presença em eventos relevantes: a presença em eventos relevantes firma a sua reputação como alguém que tem uma forte associação com aquele meio. E se, além de estar presente, você também conseguir participar (como palestrante, expositor, moderador, curador etc), vai ser compreendido como alguém relevante.

 

  1. Aparição em rankings: figurar nos grandes rankings da advocacia não é fácil e não há garantias para conseguir isso. Mas há ações que podem favorecer essa conquista. Quanto mais você consolida sua influência, mais vai ser lembrado por clientes e empresas ouvidas no processo de formação desses rankings. E quanto mais você aparece nos rankings, mais consolida sua influência também!

Como medir a influência? E como saber se ela está dando resultados?

Ao cruzar dados sobre suas métricas de branding e de publicidade com dados sobre seus resultados de vendas a partir do marketing, conseguimos ter uma noção de quanto estamos conseguindo influenciar pessoas.

Existem vários KPIs (key performance indicators) que podem ser usados para medir o sucesso de uma estratégia de branding ou de marketing. No branding, algumas dessas métricas envolvem:

  • menções na mídia;
  • menções em redes sociais;
  • engajamento;
  • performance no Google;
  • resultados de pesquisas de imagem;
  • entre outros KPIs.

Já os resultados de uma estratégia de marketing podem ser avaliados a partir de métricas como:

  • tráfego no site;
  • quantidade de conversões;
  • Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • custo por conversão;
  • customer lifetime value (CVL);
  • entre outros KPIs.

Quando temos todos esses dados, conseguimos entender se você está vendendo na mesma medida em que está sendo visto. E isto é influência!

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Até a próxima e um abraço.

 


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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