Será que toda publicidade leva à influência desejada?
A publicidade pode te tornar um advogado influente. Mas ela não é necessariamente uma condição para isso.
Na verdade, a mera publicidade sem uma estratégia pode não ser suficiente para trazer resultados.
Se você quer ser influente, ser referência e conseguir vendas a partir dessa influência, precisa trabalhar estrategicamente a sua marca pessoal/marca do seu escritório. Também precisa ter estratégias para engatilhar vendas também. E por fim, é importante ter mecanismos de mensuração de tudo isso, para poder cruzar dados e entender se sua influência está mesmo conseguindo vender.
Vamos saber mais sobre isso?
Publicidade sempre gera influência?
O termo “publicidade” é associado a estratégias de divulgação. Na publicidade advocatícia, mais especificamente, o artigo 2º do Provimento CFOAB 205/2021 traz diversas definições de publicidade (profissional, de conteúdos jurídicos, ativa, passiva). Mas resumidamente, em todas elas, o objetivo é levar uma informação ao público, seja sobre um assunto jurídico ou sobre você, advogado.
Porém, a mera publicidade não garante automaticamente a influência.
Falar, expor, divulgar, são ações relativamente fáceis, sobretudo no marketing digital. Mas ter influência vai além de ter alcance. Ser visto, ouvido e conhecido não necessariamente significa que você está tendo um impacto sobre a sua audiência.
A construção de autoridade requer uma abordagem estratégica que vai além da simples exposição.
Então, se você simplesmente divulga algo e espera que os resultados venham automaticamente, é necessário rever essa abordagem.
Claro que, em determinadas circunstâncias, a mera divulgação pode ser suficiente para que surjam pode trazer resultados – sobretudo em condições de escassez, ausência de competidores, alta demanda, ou quando o anunciante já é uma pessoa influente ou tem sua clientela formada.
Mas na maioria dos casos, divulgar é apenas um passo. Você precisa ter uma estratégia mais alinhada para conseguir que sua marca pessoal e seus conteúdos sejam entendidos como relevantes pelo público, a ponto de conseguir se fixar como referência na mente dele, e persuadi-lo a tomar a uma decisão de compra.
É preciso focar em elementos que construam ou solidifiquem a sua reputação e credibilidade enquanto profissional ou escritório.
Como construir influência na advocacia com estratégias de publicidade
A Internet oferece um vasto leque de oportunidades para advogados fazerem branding e construírem uma marca influente por meio de estratégias de conteúdo. Confira 4 delas:
4 dicas de estratégias de publicidade para gerar influência
- Conteúdo jurídico: produza conteúdo que responda ou até mesmo antecipe dúvidas comuns dos clientes. Tenha um diferencial na sua forma de entregar conteúdo, selecionar os temas, tornar a informação acessível, mostrar que está à frente de uma tendência. Assim, muito além de construir a reputação de especialista na área, você poderá se firmar como uma voz que vale a pena ser ouvida e consultada sempre que há pautas importantes sobre a sua área de atuação sendo discutidas pela sociedade.
- Redes sociais: esteja presente nas redes sociais mais relevantes para o seu público alvo. Não se preocupe em estar em todas; selecione aquelas que mais fazem sentido para você, sua área de atuação, o perfil do seu público.
- Presença em eventos relevantes: a presença em eventos relevantes firma a sua reputação como alguém que tem uma forte associação com aquele meio. E se, além de estar presente, você também conseguir participar (como palestrante, expositor, moderador, curador etc), vai ser compreendido como alguém relevante.
- Aparição em rankings: figurar nos grandes rankings da advocacia não é fácil e não há garantias para conseguir isso. Mas há ações que podem favorecer essa conquista. Quanto mais você consolida sua influência, mais vai ser lembrado por clientes e empresas ouvidas no processo de formação desses rankings. E quanto mais você aparece nos rankings, mais consolida sua influência também!
Como medir a influência? E como saber se ela está dando resultados?
Ao cruzar dados sobre suas métricas de branding e de publicidade com dados sobre seus resultados de vendas a partir do marketing, conseguimos ter uma noção de quanto estamos conseguindo influenciar pessoas.
Existem vários KPIs (key performance indicators) que podem ser usados para medir o sucesso de uma estratégia de branding ou de marketing. No branding, algumas dessas métricas envolvem:
- menções na mídia;
- menções em redes sociais;
- engajamento;
- performance no Google;
- resultados de pesquisas de imagem;
- entre outros KPIs.
Já os resultados de uma estratégia de marketing podem ser avaliados a partir de métricas como:
- tráfego no site;
- quantidade de conversões;
- Retorno sobre o Investimento (ROI);
- custo por conversão;
- customer lifetime value (CVL);
- entre outros KPIs.
Quando temos todos esses dados, conseguimos entender se você está vendendo na mesma medida em que está sendo visto. E isto é influência!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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