Artigos Postado no dia: 29 fevereiro, 2024

Psicologia e Redes Sociais: entenda a nova cartilha do CRP-MG e outras normas de marketing para psicólogos e estudantes

Profissional ou estudante de Psicologia: você usa as redes sociais com objetivos profissionais? Conhece todas as leis e orientações do Conselho sobre isso?

 

O CRP-MG lançou recentemente uma uma cartilha sobre o uso ético das redes sociais, direcionada a estudantes de Psicologia. O documento traz diversas orientações, algumas que inclusive também se aplicam a psicólogos, esclarecendo e reforçando diretrizes de marketing no segmento da Psicologia.

 

Nesse artigo, vamos conhecer alguns dos principais pontos desse material preparado pela Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-MG. Além disso, vamos também indicar normas essenciais que psicólogos e estudantes precisam conhecer para fazer marketing profissional.

 

Marketing nas redes sociais: quais são os principais cuidados que os estudantes de Psicologia devem ter?

Diante do crescimento da produção de conteúdo sobre Psicologia por estudantes de graduação nas redes sociais, o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) publicou em fevereiro de 2024 o material Recomendações para uso de redes sociais por estudantes de Psicologia, preparado pela sua Comissão de Orientação e Fiscalização. Essa não é a primeira vez que o CRP-MG tem esse tipo de iniciativa: em 2022, a Comissão também publicou uma cartilha sobre o tema. A nova publicação mostra que o assunto continua sendo objeto de um olhar bastante próximo por parte do Conselho.

 

O material completo pode ser acessado pelo link: https://acervodigital.crp04.org.br/publicacoes/recomendacoes-para-uso-de-redes-sociais-por-estudantes-de-psicologia/?order=ASC&orderby=date&perpage=12&taxquery%5B0%5D%5Btaxonomy%5D=tnc_tax_18563&taxquery%5B0%5D%5Bterms%5D%5B0%5D=763&taxquery%5B0%5D%5Bcompare%5D=IN&pos=4&source_list=term&ref=%2Ftipo-de-publicacao%2Fcartilha%2F 

 

A leitura dele na íntegra é fundamental para estudantes de Psicologia, mas nós da In Company podemos adiantar alguns pontos que chamaram a nossa atenção. Confira abaixo:

 

Estudante de Psicologia não pode se apresentar como psicólogo nas redes sociais

O estudante de Psicologia não pode se denominar psicólogo nas redes sociais (seja no nome de usuário, na “bio” do perfil, na seleção do tipo de conta no Instagram, nos seus conteúdos ou interações com outros usuários). Recomenda-se evitar até mesmo o uso de expressões como “psicóloga em formação” ou simplesmente “psi”.

 

O CRP-MG chama a atenção para o risco de cair em suposto exercício ilegal da profissão.

 

Estudante de Psicologia não pode usar conta profissional nas redes sociais

O CRP-MG entende que o graduando em Psicologia não deve usar o tipo de perfil comercial/profissional que é disponibilizado pelas redes sociais. Deve continuar usando a opção de conta pessoal, ou pelo menos, usar a conta comercial mas sem se denominar como psicólogo (optando, por exemplo, pela opção “blog pessoal” ou “criador de conteúdo”).

 

Estudante de Psicologia não pode prestar orientações nas redes sociais

Até mesmo aos psicólogos não é apropriado prestar orientações personalizadas por meio das redes sociais. Naturalmente, essa máxima também se aplica aos estudantes.

 

O CRP-MG recomenda um cuidado especial com a funcionalidade da “caixinha de perguntas”, espaço que muitas pessoas aproveitam para fazer perguntas que nada mais são que verdadeiras consultas profissionais.

 

 

Estudante de Psicologia pode postar conteúdos informativos sobre Psicologia nas redes sociais, mas com embasamento teórico

O CRP-MG orienta que os conteúdos sejam sempre embasados nas referências científicas existentes, e que essas referências sejam disponibilizadas nas publicações. Também é recomendado priorizar esse tipo de conteúdo aos conteúdos que expressam opiniões do estudante, sem embasamento científico.

 

Estudante de Psicologia não pode abrir agenda

Mesmo que já esteja nos últimos períodos do curso, o estudante de Psicologia não pode antecipar sua abertura de agenda para atendimentos a clientes. Só depois da colação de grau e registro no Conselho, será permitido divulgar serviços de psicologia.

 

 

Estudante de Psicologia não pode expor fatos do estágio nas redes sociais

O estudante que estiver fazendo estágio deve evitar expor pacientes e situações oriundas do estágio, respeitando sempre o sigilo profissional.

 

 

Estudante de Psicologia não pode expor materiais privativos nas redes sociais

Testes psicológicos e outros materiais privativos com os quais a estudante de Psicologia entra em contato na faculdade não podem ser objeto de conteúdos produzidos para as redes sociais.

 

 

INTERESSANTE: Estudante de Psicologia pode vender e-books, fazer e divulgar palestras nas redes sociais, mas atendendo a certos requisitos

A comercialização de infoprodutos ou ações de marketing e promoção como palestras e webinars não são atividades proibidas aos estudantes de Psicologia. Porém, o CRP-MG realça que isso precisa ser feito em conformidade com os demais pontos orientados na cartilha e demais normas incidentes, e desde que o estudante domine o conteúdo.

 

 

Estudante de Psicologia pode postar sobre sua rotina e seus métodos de estudo nas redes sociais

Esse tipo de conteúdo não é proibido aos graduandos em Psicologia.

 

Normas que psicólogos e futuros psicólogos devem conhecer

Várias das orientações do CRP-MG aos estudantes de Psicologia sobre o uso de redes sociais dizem respeito a condutas que também são vedadas aos psicólogos.

 

Inclusive, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem uma disposição específica sobre as divulgações profissionais nas redes sociais: a Nota Técnica CFP 1/2022.

 

Vale destacar que a cartilha preparada pelo CFP-MG que abordamos nesse artigo não é uma lei nem outro tipo de ato normativo. É um documento de orientação elaborado para ajudar a compreender melhor todo o corpo de normas e diretrizes que o CFP dispõe.

 

Algumas normas relevantes em relação ao marketing, publicidade e outras ações de comunicação realizadas por psicólogos são:

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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