Talvez você, profissional da saúde, não saiba, mas o seu conhecimento e as suas credenciais são importantes também no mundo da informação, conteúdo e marketing digital. Lançar um e-book de saúde é uma excelente maneira de crescer a sua autoridade na internet.
Além de entregar valor para os leitores e suprir a enorme demanda por informação séria e confiável em meio a tantas fake news, um e-book de saúde, da sua área de atuação, pode gerar leads que depois se traduzirão em pacientes em sua clínica.
Neste artigo, você vai entender como um e-book de saúde, alinhado com outras técnicas de marketing médico/saúde, pode te trazer mais pacientes.
Excesso de conteúdo digital gera demanda por fontes confiáveis
De informação e conteúdo, a Internet está cheia. Inclusive, já está atingindo a saturação.
Desde 2014, fala-se em content shock. Segundo essa teoria, a abundância de conteúdo iria atingir um pico desproporcional à demanda por conteúdo. Dessa forma, quem produz conteúdo precisaria redobrar os esforços para produzir conteúdo cada vez mais relevante e diferenciado. Só assim, conseguirão conquistar os leitores e levá-los a praticar uma ação.
Na área da saúde, isso já acontece.
Dezenas de sites e portais de conteúdo oferecem informações gratuitas e acessíveis sobre:
- hábitos de saúde;
- doenças;
- sintomas;
- remédios;
- cirurgias;
- outros assuntos relacionados a saúde, bem estar e estética.
No entanto, nem todos esses sites são confiáveis. Muitos desses conteúdos nem são escritos ou revisados por profissionais da saúde. Alguns até recomendam a automedicação, de forma irresponsável.
Conforme cresce a conscientização sobre os riscos das fake news, as pessoas estão cada vez mais procurando por fontes sérias e de credibilidade, que produzam conteúdos realmente confiáveis.
E-book de saúde: conteúdo que gera leads e vendas
Profissionais da saúde são as fontes de maior credibilidade e autoridade para falar sobre saúde. Isto é óbvio.
Mas para que eles cheguem até as pessoas que precisam das informações, é importante ser estratégico na forma de produzir conteúdo.
Uma maneira excelente de entregar valor para o público, e ainda por cima conseguir gerar leads (contatos que praticam uma ação dentro de uma estratégia de marketing) e converter leitores em pacientes é lançando um e-book de saúde da sua especialidade.
O formato de livro goza de credibilidade, e por ser oferecido por meio de download, torna fácil colher indicadores sobre:
- o número de pessoas que baixaram;
- os leitores que procuraram o profissional ou clínica após lerem o e-book;
- os contatos que efetivamente fecharam negócio ou praticaram alguma outra ação.
Mas para fazer essas análises, é preciso trabalhar com um fluxo de automação de leads e sistemas de inbound marketing que organizem esses dados.
Dicas importantes para lançar um e-book de saúde
- O e-book deve ser gratuito
O download do e-book deve ser oferecido sem custo.
O lucro virá depois, na forma de pacientes conquistados por meio deste conteúdo.
Um conteúdo gratuito aumenta as chances de exposição e ajuda a evitar problemas perante os Conselhos de Classe, já que alguns, como o Conselho Federal de Medicina, não vêm com bons olhos a associação da profissão com ações de natureza comercial.
- Seja claro quanto ao uso dos dados do leitor
A Lei Geral de Proteção de Dados determina que, ao colher dados pessoais de terceiros, deve-se obter o consentimento, especificar a finalidade e a duração do uso desses dados.
Por isso, se você vai oferecer o download do e-book em troca do e-mail ou outro dado pessoal do leitor, obedeça a essas diretrizes.
Como a estratégia de marketing de conteúdo também pode abranger outras comunicações e conteúdos (envio de newsletters, e-mails), o uso do e-mail pessoal do leitor para esses fins também deve ficar claro.
- Escreva para o público, não para os seus colegas de profissão
Como já dissemos, a finalidade de um e-book de saúde não é a receita com vendas, como no lançamento de um livro voltado para a literatura em vez do marketing.
A finalidade também não é alcançar estudantes ou outros colegas da comunidade da sua profissão.
A finalidade é conquistar pacientes.
Por isso, o conteúdo do seu e-book de saúde precisa:
- ser claro e usar uma linguagem acessível;
- abranger informações que dizem respeito ao dia a dia do seu público;
- evitar termos técnicos demais;
- ter um design e aparência atraentes;
- ter um texto envolvente e agradável de ler.
Você pode conseguir isso por meio de recursos de marketing digital, marketing de conteúdo e experiência do usuário (user experience, ou UX), como:
- escaneabilidade;
- gatilhos mentais;
- design gráfico intuitivo;
- e outros.
Procure profissionais especializados em marketing médico e marketing para a saúde para planejar, escrever e lançar o seu e-book sobre saúde.
E VEJA TAMBÉM…
BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL
Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.
Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.
Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral
Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.
Para mais informações, clique aqui
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980