Publicidade não é apenas expor-se a qualquer custo e em toda oportunidade possível! A publicidade jurídica, sobretudo na advocacia, precisa ser estratégica. E se até agora você não encarava o marketing jurídico dessa forma, 2024 pode ser o ano para começar.
Nesse artigo, vamos te ajudar a repensar como você tem feito marketing jurídico e te dar algumas dicas para fazer diferente em 2024, começando do zero ou aprimorando o que você já tem feito.
Vamos lá?
Você já tem um site jurídico adequdo ao marketing digital?
O primeiro passo para criar ou repensar a sua estratégia de marketing e publicidade jurídica é confirmar que você tem um site para si mesmo ou seu escritório.
Se não tem, está na hora de criar um.
Não se engane: por mais que a relevância das redes sociais aumente e se consolide, o site ainda é o pilar principal de uma estratégia de marketing. Nenhuma outra plataforma online vai te dar tanta autonomia, controle, e consequentemente, potencial de resultados, quanto o seu próprio site.
Ter a propriedade do nome de domínio e da página bem desenvolvida para atrair e reter leads é fundamental para vender a sua expertise, conquistar autoridade, ser referenciado no Google e outros mecanismos de busca, e criar uma base de contatos.
Elementos cruciais do seu site jurídico
- Experiência do usuário: design responsivo, informações claras, visual agradável;
- SEO para uma boa performance em mecanismos de busca;
- Protocolos de proteção de dados;
- Informações e mecanismos de contato, disponibilizados de forma alinhada com as diretrizes da OAB;
- Ferramentas para conversão de leads;
- Blog e conteúdos autorais sobre temas pertinentes à sua área de atuação e seu público-alvo;
- Páginas específicas para cada área do Direito ou Serviços Jurídicos.
Conteúdo também é publicidade. Como está o seu planejamento de conteúdo?
Outro item que você precisa avaliar com urgência para ter bons resultados com marketing e publicidade em 2024 é o seu conteúdo.
Por mais que estratégias de conteúdo hoje em dia possam parecer saturadas, a verdade é que ele nunca deixará de ser uma boa matéria prima para o marketing digital. Afinal, a Internet é alimentada de dados e informações. Não há como fugir disso.
Na advocacia, o conteúdo é a transmissão do seu conhecimento e experiência. É assim que você vai convencer as pessoas a optarem por você em vez de um concorrente.
Então, o conteúdo desempenha um papel crucial no marketing jurídico, estabelecendo sua autoridade no campo e educando os seus potenciais clientes, clientes atuais, ou ex clientes (que você pode recuperar por meio de estratégias de conteúdo).
Considere as seguintes estratégias:
- Blog jurídico: mantenha um blog regularmente atualizado, abordando temas relevantes e fornecendo insights jurídicos. Isso não apenas demonstra seu conhecimento, mas também melhora a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca;
- Planejamento editorial baseado em palavras-chave, pesquisa de tendências, estabelecendo uma frequência de publicações. Sempre selecione temas que reforcem o seu posicionamento enquanto advogado, em conformidade com sua área de atuação, sua especialidade, as suas soluções de foco, o nicho e tipo de público que você quer alcançar;
- SEO para uma boa performance dos seus conteúdos em mecanismos de busca;
- Técnicas de copywriting, para conteúdos de texto;
- Scripts para seus conteúdos de vídeo;
- Divulgação dos seus conteúdos nas suas redes sociais;
- Distribuição dos seus conteúdos por e-mail (e-mail marketing, newsletters etc) e outras estratégias de contato direto com seu lead ou cliente, desde em conformidade com a LGPD.
Publicidade pelas redes sociais: seja estratégico
As mídias sociais podem ser uma ferramenta poderosa no marketing jurídico. Mas isso não significa que você precisa estar sempre por lá, postando incessantemente e “forçando” interações.
Seja estratégico.
Você pode selecionar apenas algumas redes para ter uma presença; não é essencial estar em todas. Escolha aquelas que fazem sentido para você, sua marca, seu público-alvo, e o tipo de conteúdo em que você quer investir.
A exposição massificada e exagerada é uma estratégia cara, e muitas vezes, sequer surte os efeitos esperados.
Tráfego pago no google e redes sociais
Para melhorar o alcance de um público novo é importante o tráfego pago pelo google e redes sociais patrocinadas, e também se relacionar com um público que você já tem, indicamos o remarketing.
Para obter mais resultados com publicidade na advocacia em 2024, seja profissional
Um projeto de marketing jurídico precisa partir de um plano, com objetivos e estratégias claras. Ir decidindo as coisas no meio do caminho pode até surtir efeitos, mas sem um processo claro planejado e executado por profissionais, dificilmente você vai conseguir criar fluxos sustentáveis e eficientes de marketing para seu escritório.
Se você ainda não está tendo os resultados que deseja com marketing jurídico e quer mudar isso em 2024, busque mais conhecimento no assunto, e conte com pessoas que tenham experiência nessa área.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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