Practical marketing skills são habilidades básicas de marketing que você pode adquirir de forma prática, gratuita, apenas consumindo conteúdo especializado e praticando.
O marketing na saúde é algo muito sério, estando sujeito inclusive a normas específicas dos Conselhos de Classe. Mas se você ainda está só começando, vale a pena tentar adquirir habilidades básicas e aplicá-las na sua própria carreira, de forma gradativa, como um “teste”. Essas experiências te permitirão entender o que funciona para você, o que te agrada, qual é o seu perfil, quais as dificuldades em alcançar o público que quer etc. No futuro, essas habilidades podem ajudar até mesmo o time especializado de marketing que cuidará do seu projeto.
Conheça 3 practical marketing skills que você pode adquirir e que certamente enriquecerão muito a sua carreira!
Practical marketing skills: conheça 3 habilidades básicas para começar a fazer marketing digital na saúde
Se você, profissional da saúde, quer começar a fazer marketing digital mas ainda não está pronto para contratar uma assessoria, vale a pena tentar adquirir pelo menos algumas practical marketing skills.
Dominando ao menos as 3 habilidades abaixo, você conseguirá executar o roteiro básico de uma estratégia de marketing de conteúdo e conseguirá até mesmo ver alguns resultados já no curto e médio prazos. E quando você puder finalmente contar com apoio especializado, terá vários subsídios para orientar seu time e até mesmo colaborar com as estratégias de conteúdo, tornando-os mais personalizados e autorais.
Confira 3 practical marketing skills que você pode desenvolver com custo quase zero e executar sozinho para se divulgar como profissional da saúde:
Planejamento de pauta
Marketing de conteúdo é uma das áreas mais prolíficas do marketing digital. É também uma das que gera melhores resultados, e tudo de forma segura, pois dificilmente há restrições ou proibições por parte dos Conselhos de Classe.
Mas produzir conteúdo envolve mais do que apenas escrever. O planejamento de pauta é uma habilidade
Naturalmente, a criação de um calendário editorial e as técnicas de planejamento de pauta são estudadas no curso de Jornalismo, e esses profissionais são capacitados para executar esse tipo de atividade.
Como profissional da saúde desenvolvendo practical marketing skills, seu objetivo não deve ser dominar a técnica da mesma forma que um jornalista domina; mas sim, treinar-se para criar uma pauta de forma organizada e estratégica, a fim de imprimir um mínimo de coesão e direcionamento aos seus conteúdos.
Planejar sua pauta envolve:
- Definir os temas pertinentes à sua área de atuação e interesses do seu público;
- Escolher subtemas, ângulos, nichos dentro desses temas;
- Definir uma frequência de postagem, rotatividade dos assuntos, canais de distribuição do conteúdo;
- Entre outros fatores.
SEO
Search Engine Optimization (SEO) significa aplicar técnicas voltadas ao melhoramento do ranqueamento de seus conteúdos no Google e nas redes sociais.
É uma ciência que pode demandar expertise técnica, e constante reciclagem e atualização de conhecimentos. Os algoritmos mudam diariamente e influenciam a performance dos conteúdos ranqueados.
Mas como profissional da saúde que faz seu próprio marketing, você pode aprender o básico do SEO para otimizar seus posts de redes sociais, blog posts, artigos, páginas etc, e assim aumentar as chances de eles aparecerem entre os primeiros resultados do Google.
Algumas regras de SEO incluem:
- Posicionamento estratégico de palavras-chave do texto nos títulos, subtítulos, inícios de parágrafos;
- Escolha de palavras que correspondam aos termos mais pesquisados, ainda que nem sempre essas palavras sejam as mais usadas tecnicamente na sua profissão;
- Uso de topic clusters, isto é, estruturação das páginas do seu site ou blog a partir de um tópico principal, fazendo de cada página um subtópico relacionado;
- E várias outras que podem ser aprendidas com algumas horas de estudo a partir de conteúdos gratuitos na Internet e constante observação, leitura de blogs, atualizações do Google etc.
Produção de conteúdo
Por fim, chegamos à parte de escrever!
Ao aprender a planejar sua pauta e otimizar seus textos conforme regras de SEO, você já vai ter andando um bom caminho para conseguir produzir um conteúdo de forma muito mais rápida e fácil. Sua tarefa não será abrir o documento em branco e pensar em produzir um conteúdo “do zero”. Pelo contrário: você já saberá sobre o que deve falar e em quais palavras deve focar.
A partir daí, cabe a você pesquisar, treinar ou até mesmo criar técnicas que ajudem a produzir um conteúdo relevante, informativo, com qualidade técnica e linguagem agradável e adequada ao seu público-alvo. Até mesmo usar o ChatGPT está valendo, se você sentir que isso ajuda, e se tomar o cuidado de revisar o texto e adicionar novos elementos, deixando-o mais personalizado.
Algumas practical marketing skills que podem ser adquiridas para produzir conteúdos de marketing que engajam e performam bem são as habilidades e técnicas de copywriting, que envolvem:
- Escaneabilidade;
- Storytelling;
- Uso de gatilhos mentais;
- Uso de CTA (call to action, ou chamada para ação);
- E várias outras.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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