O que seria um marketing mais humano? A humanização foi e segue sendo tendência na área da saúde; e no marketing, essa preocupação também tem crescido, sobretudo diante do avanço da tecnologia e das funcionalidades de inteligência artificial. Mas como isso é aplicado na prática? É possível usar ferramentas e estratégias digitais, automação e tecnologia para ganhar eficiência, e, ao mesmo tempo, prover um tratamento humano aos seus leads de marketing na saúde? Sim, é possível!
Nesse artigo, vamos entender a evolução da tendência da humanização na saúde, no marketing, e saber como aplicar isso para manter relacionamentos saudáveis com seus leads de marketing e futuros pacientes.
Foco no ser humano: tendência de marketing que tem tudo a ver com a área da saúde
Se você está no mercado de trabalho da área da saúde há muitos anos, reparou certamente em como o uso da palavra “humanização” e do adjetivo “humanizado” cresceram nos últimos 5 ou 10 anos.
Na verdade, essas ideias não são nada novas. Um artigo de 2010 sobre o tema, publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva, já dizia que “o conceito de humanização das práticas e da atenção à saúde está na pauta de discussões mundo afora há várias décadas e, nos últimos anos, vem ganhando destaque na literatura científica nacional, principalmente nas publicações ligadas à saúde coletiva” (Chiari, Brasília Maria; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de. Humanização das práticas do profissional de saúde: contribuições para reflexão. Ciênc. saúde coletiva 15 (1) • Jan 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000100031>).
O que ocorre é que “a crescente complexidade dos sistemas de saúde, os progressos da medicina e da ciência, além do fato da prática médica ter se tornado mais arriscada e, em muitos casos, mais impessoal e desumanizada, geralmente envolvendo grande burocracia, mostrou a importância de se reconhecer o direito do indivíduo à autodeterminação e de assegurar garantias de outros direitos dos pacientes”.
Vamos tomar a liberdade de contribuir com a visão das autoras desse artigo, adicionando nossa experiência no marketing: as redes sociais e o aumento das possibilidades de divulgação de serviços de saúde também contribuíram para o aumento da procura por serviços mais humanizados, com maior foco na qualidade da experiência do indivíduo e seu bem-estar.
No marketing e na comunicação, a humanização também se consolidou como tendência, ganhando um certo impulso depois da pandemia de Covid-19.
Algumas pessoas chamam essa tendência de “people marketing”, “H2H (human to human)”, ou simplesmente “marketing humanizado / humanized marketing” mesmo. Independente da nomenclatura utilizada, trata-se de agregar gestos que proporcionem maior conexão e contato com o usuário em estratégias de marketing, ou seja: dar mais toques de pessoalidade ao marketing.
Como tornar seu conteúdo de marketing mais humano na área da saúde
Transformar um lead (contato conquistado a partir de uma estratégia de marketing) em um paciente é uma caminhada que pode levar mais ou menos tempo, a depender do perfil de cada pessoa, o ritmo e os objetivos de cada projeto de marketing.
Usar tecnologia e processos de automação pode acelerar esse processo, mas é possível adicionar um toque mais humano a cada etapa.
5 atitudes para garantir um marketing mais humanizado aos seus leads na área da saúde
Abaixo, você vai conferir algumas maneiras pelas quais pode imprimir maior humanização nas etapas de contato com seus leads na jornada de compra:
- Busque conhecer melhor os seus leads
Estratégias de marketing digital que envolvam o inbound marketing e CRM possibilitam obter informações preciosas sobre as pessoas que visitam suas páginas e se cadastram para receber seus conteúdos. Executando protocolos de proteção de dados, você pode ter acesso a essas informações de forma segura e ética, respeitando os direitos e os limites do interesse do seu lead, sem forçar nada, deixando que o relacionamento caminhe e evolua de forma natural.
A partir do momento em que você tem acesso a informações sobre seus leads, tem maiores condições de entendê-los, comunicar-se melhor com eles e elaborar ações pensadas especialmente para eles.
- Chame seu lead pelo nome
Pode parecer um gesto simples, mas ver o seu nome em uma mensagem ou notificação pode fazer bastante diferença em conseguir a atenção e confiança do seu lead. Naturalmente, você não precisa adaptar manualmente cada comunicação que será enviada a cada lead. Há softwares de automação que podem fazer esses ajustes.
- Personalize os contatos o máximo que puder
Chamar seu lead pelo nome é legal, mas você não precisa parar por aí. Quanto mais você conseguir colher informações e percepções que individualizem o seu lead, mais terá condições de adaptar suas comunicações com ele para que fiquem cada vez mais personalizadas. Assim, poderá falar diretamente aos sentimentos, interesses e necessidades dele.
- Crie estratégias de contato presencial e relacionamento mais próximo
O marketing digital é muito eficiente na área da saúde, mas ele também pode construir pontes para estreitar relacionamentos e propiciar oportunidades de contato presencial. Esses contatos podem ser determinantes para ganhar a confiança do lead e transformá-lo em um paciente.
Convites para eventos e visitas são excelentes oportunidades de conhecer melhor o seu lead, e quem sabe, podem ser a porta que vai acelerar o caminho para a conversão — e a partir daí, o próximo contato pessoal com ele pode ser uma consulta.
- Mostre-se também!
Um relacionamento mais humanizado não pode ser unilateral. De nada adianta dar as condições para seu lead se mostre e se exponha, se você se mantiver inacessível.
Você não precisa expor sua vida pessoal ou ficar se exibindo diariamente nas redes sociais (inclusive, esse tipo de conduta, se não feita com equilíbrio, pode até mesmo incidir em autopromoção ou violação de outras diretrizes de publicidade de profissões da saúde). Mas é importante que sua comunicação também inclua um pouco da sua personalidade, da sua vida, e que permita de alguma forma mostrar ao seu lead que você também é um ser humano e não apenas um profissional com conhecimento técnico prestando serviços.
Tente “temperar” a sua comunicação com pequenas informações sobre você, sua vida, sua história, seus gostos; sempre com muito equilíbrio e ética, sem expor pessoas ou situações que precisam estar resguardadas pelo sigilo.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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