Marketing digital se tornou investimento prioritário para profissionais da saúde. Mas quando foi que isso aconteceu?
Antigamente, um profissional da saúde recém formado, costumava concentrar seus investimentos e esforços na construção de uma clínica confortável ou em cursos e especializações. Isso não mudou, mas hoje em dia, o marketing digital entrou nessa pauta de prioridades. Para alguns, isso começa já na faculdade. Marketing não é mais um plano B para aumentar a receita da clínica quanto as coisas vão mal. Hoje, o marketing digital é artigo de primeira necessidade na saúde.
Não é só por vaidade e “medo de ficar de fora”. O marketing digital para a saúde realmente tem se mostrado como uma alternativa eficiente e com custo-benefício para conseguir resultados no curto, médio e longo prazos. Entenda por quê!
Por que os profissionais da saúde estão se tornando adeptos do marketing digital
Entenda por que médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas e todos os profissionais da saúde têm investido no marketing digital, independente da área que atuam.
O digital é a fonte de pesquisa número 1 dos seus pacientes
Mais de 90% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na Internet. É por isso que muitos profissionais de saúde querem construir uma presença digital: porque é nesse espaço que seus pacientes estão.
As redes sociais impulsionaram a relevância da saúde e do bem estar
Você com certeza percebeu que nos últimos anos, cresceu o interesse das pessoas em geral por temas relacionados a saúde, bem estar, qualidade de vida, estética, saúde mental, autocuidado, autoestima etc.
As redes sociais e o Youtube tiveram um papel importante nessa mudança de mentalidade. Cada vez mais profissionais de saúde, e até mesmo influencers ou celebridades têm falado mais abertamente sobre esses temas. Nem todos estão qualificados para falar disso, é verdade. E é justamente por isso que cada vez mais profissionais da saúde estão marcando seu espaço na Internet para entregar informação de credibilidade sobre saúde, combatendo a banalização desses temas e até mesmo as fake news.
Por outro lado, as redes sociais também têm em seu favor o apelo visual dos vídeos e imagens, que são ferramentas poderosíssimas para profissionais da área da saúde.
As ferramentas digitais estão cada vez mais acessíveis
Enquanto o marketing “tradicional” depende muito de investimentos em impressões gráficas (flyers, cartões etc) e compra de espaço (outdoors, revistas, TV, rádio), por outro lado as ferramentas digitais são mais baratas e mais fáceis de usar. Qualquer pessoa pode ter um canal direto com o Google, que é uma das maiores empresas do mundo, e comprar palavras-chave, por exemplo, por preços bastante acessíveis. Enquanto isso, as negociações com emissoras de TV, rádios, revistas podem ser muito mais trabalhosas.
O digital é prático, acessível e cabe em diversos tipos de orçamento. Por isso, cada vez mais profissionais de saúde recorrem ao marketing digital logo no início de suas carreiras, quando o orçamento para investir em marketing costuma ser mais limitado, e graças a ele conseguem crescer e investir cada vez mais para consolidar suas marcas na Internet.
O marketing digital é democrático
Na Internet, as chances que um profissional iniciante e um já consolidado no mercado têm de conseguir a atenção do público são praticamente as mesmas.
Não importa qual é o tamanho da sua clínica, onde você se formou, ou há quanto tempo você está no mercado. Se seu conteúdo digital é relevante, fala diretamente à sua persona, tem bom SEO, é distribuído pelos canais certos, e se você mantém a constância na sua estratégia, você tem grandes chances de construir um posicionamento forte no meio digital e atrair mais pacientes.
O digital premia a constância e aumenta a visibilidade no médio e longo prazo
Quando um médico dá uma entrevista para a TV, anuncia na rádio, ou deixa seu cartão na recepção de um estabelecimento, quem vê seu nome pode nunca mais se lembrar dele.
Mas na Internet, quanto mais conteúdo um médico publica, mais os algoritmos irão retribuí-lo, entregando seu conteúdo para cada vez mais pessoas. Isso porque o Google e os algoritmos das redes sociais lêem o SEO e o tráfego recebido como indicativos de relevância daquele conteúdo, e assim, vão oferecer esse conteúdo a quem busca por temas relacionados.
Por isso, o marketing digital é uma estratégia muito mais sustentável no médio e longo prazo.
É mais fácil medir resultados no digital
O Google, os softwares de CRM e as redes sociais sofisticam a cada dia as suas métricas e mecanismos para colher dados sobre a eficiência das estratégias digitais.
Quando se executa uma ação de marketing digital, é possível colher dados em tempo real e saber como ela está sendo recebida. Mas também é possível colher dados ao longo de um período de tempo para ter uma visão mais ampla da longevidade e eficiência da sua ação.
Muitas dessas ferramentas, inclusive, são gratuitas.
Por isso, o marketing digital oferece ferramentas muito mais práticas, baratas e eficientes para saber se uma estratégia está dando certo, se pode ser aperfeiçoada, se deve ser encerrada etc. Assim, os profissionais da saúde sabem exatamente onde devem concentrar seus investimentos e encontrar seu público ideal por meio dessas métricas.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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