Investir em marketing jurídico é uma decisão que vai te trazer diversos tipos de resultados diferentes. Não é só sobre dinheiro.
Na In Company, acreditamos em 5 grandes propósitos para qualquer escritório de advocacia investir em marketing jurídico, independente do seu tamanho.
Confira a nossa análise e entenda como seu escritório de advocacia pode se fortalecer em termos de vendas, mas também de imagem, reputação, relacionamento e outros ativos que ajudam um escritório a se consolidar no mercado.
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Investir em marketing jurídico é possível para escritórios de advocacia de todos os portes
Investir em marketing jurídico não é algo que só está ao alcance de grandes escritórios de advocacia.
É claro que dependendo da estrutura de cada escritório, e do quanto ele pode investir em marketing jurídico, as estratégias poderão ser executadas com maior intensidade, alcance, poder de mídia, etc.
Mas mesmo um escritório pequeno pode investir em marketing jurídico, fazendo um investimento modesto em uma assessoria especializada que vai usar de estratégias de tráfego gratuitas.
Conforme o escritório aumenta seu orçamento para investir em marketing jurídico, pode-se usar de estratégias de tráfego pago, potencializar ainda mais o seu conteúdo, suas estratégias visuais, experiência do usuário (User Experience etc).
Por outro lado, também existem escritórios de grande porte que acreditam não precisar investir em marketing jurídico. São escritórios consolidados, com grandes carteiras de clientes, e que conseguem negócios por meio de indicações.
Porém, o marketing jurídico não serve apenas para trazer novos clientes.
Confira abaixo os 5 grandes objetivos que um escritório de advocacia pode alcançar ao investir em marketing jurídico.
Os 5 principais objetivos para investir em marketing jurídico
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Posicionar a marca
Cada escritório deve ter um plano muito bem definido de seus produtos jurídicos, áreas de atuação, nichos de mercado, setores econômicos de interesse, público alvo, região geográfica, para que as pessoas percebam quais são as soluções e problemas que seu escritório resolve.
No seu site e redes sociais, todas as suas comunicações devem focar nas suas soluções jurídicas voltadas para seu público. Isso não quer dizer que você deva mencionar ou oferecer esses serviços de forma explícita. Eles são apenas a mola propulsora dos conteúdos. Os conteúdos serão sobre os temas que levam à necessidade desses serviços, não necessariamente sobre os serviços.
Tudo isso gera posicionamento de marca, pois ajuda a formar no público uma percepção do tipo de serviço que você presta, e também da qualidade da sua atuação.
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Melhorar o relacionamento
A constante distribuição de conteúdos também é uma forma de se relacionar com seu público. Esses conteúdos podem ajudar a melhorar o conhecimento do seu cliente sobre as soluções jurídicas que você presta, tirando dúvidas, trazendo mais clareza e entendimento à relação escritório-cliente.
Além disso, você pode executar outras ações como:
- eventos para apresentação de novas teses, novos serviços;
- relatórios de (disponibilizados pelo seu site ou app);
- cartas de boas vindas para clientes novos;
- pesquisas de satisfação, etc….
Tudo isso é marketing jurídico também!
Essas ações ajudam a melhorar o relacionamento, pois fazem com que seu cliente conheça melhor o seu trabalho, confie mais em você, contrate mais serviços, indique mais o escritório. Por outro lado, também te ajuda a conhecer melhor seu cliente, prestar um melhor serviço, solucionar as necessidades dele de forma mais acertada.
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Gerar reputação
A repetição constante de distribuição de conteúdo, por diversas vias (blogs, Youtube, redes sociais, podcasts, newsletters, portais de conteúdo, etc) e formas (áudio, vídeo, texto etc), também auxilia na geração de autoridade e reputação.
É uma maneira de “fazer um nome“, ou fortalecê-lo.
Conforme seu nome começa a aparecer sempre de forma vinculada aos conteúdos sobre sua área de atuação, as pessoas vão te perceber como especialista no assunto. Com o tempo, você também vai se tornar uma referência. Seus conteúdos demonstram o seu conhecimento e experiência na sua área de atuação.
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Indexar no Google
Um ponto em que muitos profissionais se enganam quando o assunto é marketing na Internet, é em achar que a rede social deve ser o foco principal. Marketing jurídico não é só rede social.
Algo que deve estar entre seus objetivos é aparecer no Google, a grande vitrine da Internet.
Então, não se preocupe apenas em ganhar seguidores, curtidas e visualizações. É preciso trazer pessoas pro seu blog!
Para conseguir isto, é importante fazer planejamento de SEO (Search Engine Optimization), com palavras-chaves e outras técnicas de escrita em seus blog posts.
Dessa forma, você aumenta as chances de aparecer no Google.
Você também pode usar estratégias de tráfego pago, como o Google Ads, para ganhar visibilidade no Google.
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Resultados financeiros
Por fim, mas não menos importante, investir em marketing jurídico também traz retorno financeiro.
Ao aplicar o conceito do funil de vendas para converter pessoas em leads (contatos interessados) e transformá-los em clientes, você consegue novos negócios.
O marketing jurídico também ajuda a reconquistar ex clientes ou fidelizar os clientes atuais, levando-os a comprar novas soluções jurídicas, como uma venda cruzada (cross selling) ou uma venda adicional (upselling).
Vender e ter ROI (retorno sobre investimento) também é um dos 5 principais objetivos do marketing jurídico, e é algo que pode ser alcançado naturalmente, como consequência da execução das suas estratégias.
Investir em marketing jurídico: Investimento com diversas possibilidades de resultados
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender todos os objetivos que você pode alcançar ao investir em marketing jurídico, desde os benefícios à sua imagem, Relações Públicas, e obviamente, o retorno financeiro.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.
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