Já estamos no fim do ano e a hora de planejar o seu marketing jurídico para 2022 é agora. Com o Provimento CFOAB n.º 205/2021 em vigor, os escritórios de advocacia estarão mais ativos e virão ainda mais fortes com as estratégias de marketing. O seu escritório estará entre esses?
Se esse é o seu desejo, é importante entender como estruturar o seu marketing jurídico. Neste artigo, vamos falar de 3 passos importantes para preparar um bom planejamento e ter sucesso com estratégias de comunicação em 2022.
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Sumário do artigo
Nossa abordagem vai se dividir entre os 3 passos fundamentais dos projetos de marketing jurídico com que trabalhamos na In Company:
- Plano de soluções X mercado
- Plano de comunicação
- Plano da jornada para conversão
Esses pontos devem ser desenvolvidos de forma linear. Afinal, eles não são meramente operacionais: trata-se da construção de uma estratégia.
Acompanhe a leitura e entenda como cada ponto leva ao seguinte.
Passo 1 do planejamento de marketing jurídico: Soluções X Mercado
A primeira fase começa sempre com a produção de um briefing, no qual o cliente responde as perguntas estratégicas sobre:
- seus objetivos com o projeto;
- as áreas de atuação que atende;
- os serviços jurídicos que presta;
- a região geográfica que atende;
- o setor econômico que atende ou busca atender;
- o público alvo da sua atividade;
- o investimento que pretende fazer em marketing jurídico.
Normalmente, na advocacia, cerca de 5 a 10% do faturamento bruto deve ser revertido para a marca. Portanto, o planejamento de marketing é um dos pés de sustentação de um escritório de advocacia.
Plano de Soluções X Mercado: por onde começar
O planejamento de Soluções X Mercado começa por definir áreas de atuação, nichos e subnichos de atuação.
Isso não quer dizer que seu projeto vá abordar todas essas áreas. Um escritório que atua em 5 áreas do Direito, por exemplo, pode não ter condições de produzir conteúdo para todas essas áreas. Mas você pode selecionar a sua área mais forte, ou as 2 mais fortes, e focar nelas no início.
Nós recomendamos que seja publicado pelo menos 1 conteúdo informativo por semana para cada área do Direito.
Esses conteúdos têm a finalidade de criar uma ligação com sua audiência. Para isso (e também para estar em conformidade com as diretrizes da OAB), o conteúdo precisa ser educativo. A missão é entregar conteúdo que ajude as pessoas e empresas a entenderem as leis. Com isso, você ensina o cliente a comprar de você.
Concluindo o plano de Soluções X Mercado
Em segundo lugar, é preciso selecionar as soluções e dores dos seus clientes que estão ligadas a seus serviços, e que serão atendidas no plano de comunicação.
Também é necessário definir um público alvo, delineando um perfil de estilo da pessoa que compra seu produto. Essa é a base do planejamento de persona: fazer a personificação do seu cliente ideal.
Trata-se de um verdadeiro personagem, com nome, idade, profissão, descrição do estilo de vida. A persona torna mais fácil escrever e fazer as comunicações, tanto por escrito, vídeo ou áudio.
Passo 2 do planejamento de marketing jurídico: Plano de Comunicação
Concluído o plano de Soluções X Mercado, você já sabe onde quer chegar e quem quer alcançar. Mas como fazer seu conteúdo chegar a essas pessoas? O plano de comunicação vai instrumentalizar este objetivo, traçando a logística de distribuição do conteúdo.
A primeira necessidade é ter um site com sistema de blog que facilite a indexação ao Google, com plugins que ajudem na programação do SEO, metadescrições etc.
Sempre que um artigo for publicado no blog, ele deve ser distribuído nas redes sociais. Quais redes sociais são mais aderentes ao seu público alvo? Instagram, Facebook, Youtube, Spotify, LinkedIn? A persona que você criou no item anterior vai te ajudar a definir isso.
Ademais, você deve ter um planejamento de pauta que defina a frequência, datas e temas de publicação. Esse mesmo planejamento pode servir para os conteúdos textuais, de áudio ou audiovisuais:
- artigos de blog;
- vídeos;
- podcasts;
- lives;
- cursos online;
- palestras;
e outros meios.
Esses meios são as formas de “embalar” sua comunicação e fazê-la chegar à sua audiência ideal.
Passo 3 do planejamento de marketing jurídico: Jornada para Conversão
Nem tudo está pronto para distribuir seu conteúdo ainda! Você precisa se preparar para usar as técnicas de inbound marketing, que vão fazer a gestão da distribuição do conteúdo e dos resultados que ele alcança.
Aqui entra o conceito do funil de vendas, que vai exercer a atração de leads (contatos), e também a qualificação e nutrição, conduzindo para a venda. Esse processo pode acontecer de forma também automática, com softwares de CRM/inbound marketing. Na In Company, usamos o RD Station.
A estratégia é impulsionada pelo envio de newsletter semanais, quinzenais ou mensais. Dessa forma, construímos um relacionamento com nossos contatos, fortalecendo nossa autoridade sobre o assunto abordado, o que vai gerar oportunidade de vendas no médio e longo prazo.
Recomendamos a aplicação de um funil de venda para cada área de atuação que seja foco do seu projeto de marketing jurídico.
Conclusão
Neste artigo, você conferiu um resumo básico dos 3 pontos principais que fundamentam um planejamento de marketing jurídico.
Esse planejamento vai te ajudar a criar uma base de contatos. Além disso, pode ajudar a gerar oportunidades de negócio dentro da base de contatos que seu escritório já tem, por meio do cross selling e up selling.
A In Company está preparada para atender seu escritório e implementar ações de inbound marketing e marketing de relacionamento, na forma que mais se harmoniza com as diretrizes da OAB para a publicidade advocatícia, com a LGPD e demais atos normativos que incidem no marketing jurídico.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980