Seguindo nossa sequência de conteúdos sobre planos e estratégias de marketing jurídico, vamos apresentar a você algumas dicas práticas para montar um plano intermediário de marketing jurídico.
Agora, você vai se aprofundar nesse universo e conhecer 5 grandes estratégias e ações para seu escritório avançar nas ações de marketing jurídico, atingindo novos objetivos como:
- melhorar o relacionamento da marca;
- melhorar a percepção da marca no mercado;
- qualificar e nutrir leads (contatos);
- realizar a conversão de clientes.
Acompanhe.
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Recapitulando: 3 dicas para plano básico de marketing jurídico
Em nosso artigo anterior, falamos sobre como montar um plano básico de marketing jurídico baseado em 3 estratégias principais:
- Formatação da parte institucional e de branding
- Ter um domínio próprio na Internet
- Investir em ferramentas de marketing digital – inbound marketing jurídico
Naturalmente, foi um apanhado bastante resumido, exposto em 3 pontos para fins didáticos. A partir dessas 3 grandes estratégias, profissionais de marketing jurídico aprofundam-se em várias outras vertentes.
Na InCompany, por exemplo, usamos 8 grandes estratégias e mais de 50 ações de marketing jurídico.
Para este artigo, propomos 5 grandes estratégias a serem usadas dentro de um planejamento de nível intermediário, voltado para uma execução de cerca de 12 meses de duração.
Aplicando o visual law na parte institucional e branding
No artigo anterior, falamos sobre a importância de marcar a papelaria, assinatura de e-mail, folders e documentos com a identidade visual do escritório.
Feito isso, considere ir mais adiante na personalização dos documentos digitais e físicos que seu escritório usa, por meio do visual law.
O visual law usa de técnicas de design gráfico, diagramação de textos e outras para tornar conceitos mais compreensíveis, de fácil percepção. Começou como uma tendência entre advogados e legal techs, e agora é usado até mesmo por membros do Poder Judiciário, Ministério Público e outros.
O visual law pode aumentar a chance de sucesso nos seus processos, quando aplicado ao peticionamento. Mas no que diz respeito ao branding, o visual law traz a chance de fortalecer a sua marca, devendo ser usado inclusive na apresentação de propostas aos clientes. Isso envolve o cliente, faz parte do processo de relacionamento, atendimento e vendas.
Uma outra coisa que você pode fazer é criar um vídeo curto (cerca de um 1 minuto) para apresentar seu escritório, os problemas que ele resolve, esclarecer sua atuação. Recursos visuais desta natureza melhoram muito o posicionamento da sua marca.
Otimizando a performance do site jurídico
A estratégia de site é a mais importante.
Após a criação e formatação do site, é fundamental continuar o processo de indexação ao Google, avaliando fatores de hospedagem e performance do site, tais como: a segurança do site e a velocidade de carregamento.
Tudo isto melhora a experiência do usuário e melhora as chances de ranqueamento no Google.
Fortalecendo o marketing digital dentro de um plano intermediário de marketing jurídico
Para aumentar a eficiência das suas postagens no seu blog jurídico e nas redes sociais, é preciso fazer um planejamento prévio de pauta, definindo:
- a persona do projeto;
- as mídias que serão usadas;
- a frequência e alcance dos impulsionamentos de posts e uso de Google Ads;
- o SEO de cada blog post.
Até o momento em que publicamos este artigo, o Conselho Federal da OAB ainda não havia votado a proposta de alteração do Provimento n.º 94/2000, que disciplina a publicidade advocatícia. Caso o projeto seja aprovado, torna-se permitido o uso de anúncios pagos, Google Ads, posts patrocinados e impulsionamento, dentro dos limites das normas para publicidade ativa, passiva ou profissional (saiba mais: clique aqui para conferir o nosso artigo sobre isso).
Sendo assim, deve-se verificar se a sua Seccional e Tribunal de Ética e Disciplina têm disposições sobre estas estratégias de marketing digital jurídico.
Fazendo marketing de relacionamento
Também faz parte do marketing jurídico ter algumas peças de relacionamento para serem usadas ao longo da relação com o cliente, sempre estampando a identidade visual da sua marca jurídica.
Podem ser peças como:
- relatórios processuais;
- cartas de boas vindas;
- cartas de aniversário;
- cartas de comemorações de vitórias processuais;
- e outras.
Essas comunicações personalizadas dão um ar especial ao atendimento e geram valor para a sua marca.
Distribuindo conteúdo com uma newsletter jurídica
Por fim, vale a pena ter uma newsletter de frequência quinzenal ou mensal, no mínimo.
Nessa newsletter, você fará uma coletânea dos seus conteúdos educativos, informativos e as novidades do escritório mais importantes. O objetivo é aumentar alcance, inclusive para atingir as pessoas que não estão entrando nas redes sociais ou no seu site.
Adicionalmente, ao reforçar a identidade e autoridade do escritório, melhora-se o relacionamento da marca com o cliente.
Considerações finais sobre o plano intermediário de marketing jurídico
Esperamos que tenha gostado desse exemplo de como fazer um plano intermediário de marketing jurídico.
No próximo artigo, vamos para um planejamento avançado de marketing jurídico, focado em inbound marketing orientado para conversões.
Mas saiba que logo no nível intermediário já é possível fazer conversões também, transformando leads (contatos) gerais em leads qualificados, por meio da nutrição desses leads com o seu conteúdo informativo.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005
41.3362-1330 / 41. 99689-2980