Disciplina na execução do planejamento opera grandes resultados no marketing jurídico, inclusive para fins de mensuração da performance do projeto. É fundamental ter um plano e ater-se a ele por um prazo mínimo para ser capaz de verificar o que melhor funciona para você e seu público.
Mas no que consiste o planejamento de marketing jurídico? Por que é tão importante ter um? Quais são as premissas dele? Nesse artigo, vamos passar por essas perguntas. Você vai entender quais são as decisões estratégicas feitas no processo de planejamento de marketing que fazem aumentar as chances de êxito na conversão em vendas.
Planejamento de marketing jurídico: quais são as etapas?
Ter um plano é essencial para traçar uma trajetória de sucesso no mundo profissional. Ainda que, na prática, diversas circunstâncias possam afetar a execução do planejamento, é fundamental ter um caminho para seguir e estar preparado para colocar em prática ações que aumentam as chances de conseguir o que você quer.
O marketing também precisa de planejamento. Executar diversas estratégias aleatoriamente costuma ser apenas uma forma de desperdiçar dinheiro, e talvez, até mesmo destruir sua marca e imagem.
Segundo Allan Dib, no livro “1-Page Marketing Plan”, “estratégia é fazer escolhas e trocas.” Logo, para ter uma estratégia de marketing eficiente, é preciso fazer escolhas no seu planejamento e agir segundo elas, executando um plano de forma consistente, mesmo que ele vá ser alterado no meio do caminho (e inclusive, aprimorar e ajustar o plano também são etapas que devem fazer parte dele!).
E no que consiste o planejamento de marketing jurídico?
Aqui na In Company, trabalhamos com uma ideia de planejamento que abrange 3 fases:
- Primeira fase: Soluções x Mercado
- Segunda fase: Plano de comunicação para marketing jurídico digital
- Terceira fase: Jornada para conversão / Funil de vendas do inbound marketing
Na primeira fase, focamos na definição das soluções jurídicas que serão o foco do seu projeto. Isso começa por definir claramente quais serviços jurídicos você deseja promover em sua estratégia, alinhando as soluções jurídicas que você oferece com as necessidades do mercado. A partir dessa definição, também será possível delinear seu perfil de público-alvo, suas personas de marketing e várias outras definições mercadológicas que nortearão sua estratégia de marketing.
Na segunda fase, focamos em como comunicar as soluções jurídicas de foco definidas na primeira fase. Isso pode parecer simples, mas na verdade, trata-se de escolhas muito estratégicas e que devem estar em sintonia com todas as outras definições feitas na primeira fase, em relação à sua marca pessoal e seu público.
Na terceira fase, organizaremos tudo para colocar o funil de vendas para funcionar.
Caso você não esteja familiarizado com o conceito ou metáfora do funil de vendas, trata-se de uma metodologia de inbound marketing (marketing de entrada) que tem o objetivo de converter leads (contatos) em vendas a partir de uma estratégia de atração e nutrição do relacionamento. Ou seja: atraímos o contato com conteúdos (fase de atração – topo do funil), nutrimos o relacionamento iniciado com ele (fase de nutrição/qualificação – meio do funil) até que esteja maduro para acontecer uma venda (fase de conversão – fundo do funil).
Em resumo, o planejamento de marketing jurídico tem a finalidade de preparar todo o terreno para receber seus leads e ter o máximo de eficiência possível na conversão em venda.
Como manter a disciplina na execução de uma estratégia de marketing jurídico?
Durante a execução do seu planejamento de marketing jurídico, pode ser grande a tentação de alterá-lo a cada insucesso. É preciso ter muita disciplina e constância na execução de um projeto. Nem sempre, ele surtirá efeitos no curto prazo; os melhores efeitos vêm no médio e longo prazo mesmo.
Já para alguns escritórios que têm equipes pequenas, pouco especializadas e não contam com apoio externo, também pode ser difícil manter a equipe atenta e motivada para seguir uma estratégia em vez de agir de forma mais empírica ou até mesmo aleatória. Isso pode ser um risco, porque na falta de um planejamento, sua equipe terá muita dificuldade de mensurar resultados, criar um histórico de ações de marketing do escritório para entender o que funciona ou não funciona para vocês etc.
Por isso, é fundamental ter um plano e ter ferramentas e rotinas periódicas para garantir que esse plano está sendo executado, acompanhado e mensurado, tais como reuniões, uso de ferramentas de gestão de projetos, business intelligence, data analytics etc.
Estimule a sua equipe a criar processos para a execução e acompanhamento do planejamento e reportar os resultados disso. Ou, ainda, busque uma assessoria externa especializada e converse com ela sobre como esses processos podem ser realizados de forma conjunta.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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