
Pixels de conversão são uma ferramenta poderosa para aumentar as chances de sucesso em uma campanha de marketing digital para qualquer tipo de profissional. Com o uso desses pixels, você pode aumentar a taxa de conversão em vendas na sua estratégia de inbound marketing, aumentando assim o seu Retorno sobre o Investimento (ROI).
Nesse artigo, você vai saber como usar pixels de conversão em uma estratégia de marketing digital de forma ética (em conformidade com as leis de proteção de dados) e eficiente, criando públicos-alvo personalizados para campanhas de marketing. Confira!
O que são pixels de conversão?
Os pixels de conversão são códigos inseríveis no seu site ou páginas do Facebook, Instagram e Linkedin para rastrear ações em sites para marcar as pessoas que se relacionam com sua marca para podermos fazer o remarketing sobre elas.
Ou seja, do ponto de vista técnico, o pixel é uma linguagem de programação. A finalidade dele é coletar informações sobre os usuários do seu site, seu mailing e redes sociais, para que essas informações influenciem o direcionamento das suas campanhas futuras.
Dessa forma, os pixels otimizam a nutrição e qualificação de leads na etapa de meio de funil, dentro de uma estratégia de inbound marketing.
Se você não sabe o que é inbound marketing, confira essa explicação sobre o funil de vendas de inbound marketing entenda como os pixels se encaixam nesse fluxo:
- No topo do funil, usamos estratégias de atração, distribuindo conteúdo metodicamente planejado para atrair as personas escolhidas para seu projeto. Esses conteúdos serão hospedados no seu site, aplicativo, ou página na rede social, na qual o pixel já estará inserido;
- Os pixels irão “monitorar” a trajetória das pessoas que acessaram sua página ou redes sociais. A partir daí, as campanhas de conteúdos nas redes sociais poderão perseguir estas pessoas marcadas com a tag do pixel.
- Quanto mais os seus contatos são nutridos, mais ele vai “descendo” pelo funil, ou seja, mais perto ele se encontra de comprar de você. Quando um contato se transforma em cliente, acontece a conversão em venda, lá no fundo do funil.
Como funcionam os pixels de conversão?
Para usar um pixel de conversão, é necessário adicioná-lo ao seu site ou aplicativo, isto é, copiar e colar o código do pixel no cabeçalho do seu site ou no código do seu aplicativo.
Feito isso, o pixel “acompanhará” as ações daqueles que acessarem seu site ou aplicativo.
Os dados coletados pelos pixels podem ser usados para criar públicos-alvo personalizados para futuras campanhas. Logo, o uso de pixels pode aumentar as chances de conversão em vendas, uma vez que seus anúncios poderão ser mostrados para pessoas que já têm um prévio interesse no seu tipo de serviço.
Por exemplo, se você tem uma landing page especificamente criada para um e-book, você pode usar um pixel de conversão para criar um público-alvo de pessoas que visitaram seu site, mas não baixaram o e-book. Você pode então mostrar suas campanhas para esse público-alvo, o que pode ajudá-los a tomar a decisão de iniciar uma jornada de compra a partir de uma primeira interação.
O uso de pixels é contrário à LGPD?
O pixel colhe dados, e como tal, seu uso precisa ser realizado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para isso, você precisa implementar um protocolo da LGPD, deixando claro nos Termos de Uso e Política de Privacidade do seu site ou aplicativo os tipos de dados que você colherá, e solicitando o consentimento do usuário.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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