No marketing médico, existem diversos canais e técnicas de comunicação e negócios. Você sabe quais delas são técnicas de inbound e quais são outbound? Aliás, sabe o que significa cada uma dessas vertentes do marketing e quais são as diferenças entre elas?
Ao fim da leitura desse artigo, você vai conseguir diferenciar os dois e entender qual estratégia gera melhores resultados no marketing médico. Confira!
Outbound marketing: o marketing de saída
O outbound marketing, ou marketing de saída, tem como objetivo divulgar produtos e serviços e ir ativamente em busca de clientes. É um marketing voltado para “fora”.
O outbound é uma maneira tradicional de se fazer marketing, com propaganda e prospecção ativa de clientes.
Por exemplo: nos anos 1960 a 1990, a profissão de “vendedor de enciclopédias” era muito comum. Os vendedores iam de porta em porta, oferecer as pesadas enciclopédias. Essa é uma forma de outbound marketing.
Telemarketing, os anúncios em rádio e jornais impressos, as propagandas em intervalo de TV, também são formas de outbound marketing.
Mas apesar desses exemplos mais “antigos”, o outbound marketing também pode ser adaptado para o ambiente digital e não deixou de ser usado nos dias de hoje.
Por exemplo: os anúncios no youtube que interrompem a trajetória do cliente na Internet, o oferecimento de produtos por listas de transmissão do WhatsApp, são formas de outbound em mídias digitais.
Inbound marketing: o marketing de entrada
O inbound marketing, ou marketing de entrada, é um marketing voltado para “dentro”, ou seja: seu foco é na entrada voluntária de contatos e clientes. Em vez da captura de leads, é focado na atração de leads, geração de audiência por meio de conteúdo.
O inbound usa, principalmente, de conteúdo informativo / educativo que responde a questionamentos ou satisfaz a curiosidade e interesse de pessoas que usam a Internet.
Quando uma pessoa digita no Google: “dor de garganta”, recebe como resposta uma série de sites que têm conteúdos sobre dor de garganta, desde anúncios de remédios até sites médicos que explicam as possíveis causas de uma dor de garganta.
Se você é um médico otorrino com um blog post pronto sobre dor de garganta, seu post pode aparecer para essa pessoa.
Essa pessoa vai clicar no seu site, ler seu conteúdo, e possivelmente, verá que foi produzido por um médico, e poderá entrar em contato com ele para marcar uma consulta.
É dessa forma que centenas de médicos conquistam novos contatos e pacientes todos os dias — além de várias outras estratégias de atração e conquista de leads no inbound marketing médico.
Qual estratégia é melhor para o marketing médico: inbound ou outbound?
Em geral, o inbound marketing é mais adequado para o marketing médico, pois o outbound marketing tem um conceito mais comercial que nem sempre vai se alinhar com as permissões do Código de Ética Médico.
Ademais, o inbound marketing absorve melhor a demanda e os contatos conquistados, apresentando melhor potencial no médio e longo prazo, e resultados financeiros e de branding mais interessantes.
O outbound marketing baseia-se em comportamentos de decisão e compra mais impulsivos. Ele conquista rápido, mas muitas vezes, o relacionamento também morre rápido.
O inbound marketing traz um potencial de lucro maior. Quando você compra um anúncio na rádio, ele fica no ar por um prazo X, atingindo pessoas de todos os tipos. Já um blog post na Internet pode gerar tráfego por anos, e com maior chance de atingir pessoas diretamente interessadas naquele assunto, em vez de um público aleatório.
Por fim, o inbound marketing também proporciona um posicionamento e engajamento melhores, gerando uma referência do profissional como especialista. Assim, cria-se uma autoridade referente ao conhecimento técnico da pessoa, ou das pessoas, associadas à marca.
Dessa forma, melhora-se o poder de indicação, além de ser possível reconquistar ex clientes da sua base de dados.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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