Artigos Postado no dia: 25 outubro, 2022

Otimização de site jurídico: veja 5 dicas para melhorar a performance do site do seu escritório

Site Jurídico

Seu site jurídico é a sua casa na Internet e é o coração de uma estratégia de marketing jurídico. Mas um site mal construído pode colocar a perder todo o seu investimento, repelindo visitantes em vez de atraí-los. Por isso, o advogado deve cuidar do seu site da mesma forma que cuida da sua imagem pessoal ou da aparência do seu escritório.

Neste artigo, trazemos 5 dicas de SEO, tecnologia e experiência do usuário para otimizar seu site jurídico. Aprenda como melhorar as chances de ranquear no Google, atrair e reter o usuário no seu site jurídico por mais tempo!

5 dicas para melhorar a performance do seu site jurídico:

Delete códigos ou plugins desnecessários.

Um excesso de códigos e plugins no desenvolvimento do seu site pode deixá-lo mais pesado. Quanto mais tempo seu site demora pra carregar, menos o Google o entenderá como um bom conteúdo para recomendar aos seus usuários.

A velocidade de carregamento também influenciará na qualidade da experiência do usuário. Muitos usuários desistem de esperar quando percebem que o site vai demorar para carregar.

 

Invista em um design mais limpo e intuitivo

A tecnologia influencia na velocidade de carregamento do seu site, mas a parte estética do seu site também é muito importante para garantir uma experiência de navegação agradável.

Evite um design muito poluído, cores que irritam a visão, ou elementos visuais que confundem ou dificultam encontrar as informações no site.

É importante que o design das páginas do seu site seja intuitivo e que o usuário consiga rapidamente encontrar as informações. A disposição dos textos, botões e demais informações, assim como os tamanhos e cores das fontes e imagens, devem facilitar a navegação. Coloque a experiência do usuário em primeiro lugar, e assim, você poderá prolongar o tempo médio de navegação do usuário no seu site jurídico e ter mais cliques nas páginas internas dele.

Aprimore o SEO das páginas

 

O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas de palavras-chave utilizadas para influenciar a maneira como o Google lê seu site. É fundamental trabalhar bem o SEO de cada página do seu site, a começar pela página inicial. Faça uma página específica para cada área do direito e com o maior número de informações relevantes das soluções que o escritório presta. Tenha botões de CTA – Call to Action de conversão em cada página para aprofundar o relacionamento, mas tome cuidado para fazer da forma correta, sem ferir o código de ética da OAB.

Faça um planejamento de palavras-chaves às quais você quer estar associado, e que descrevam bem a sua área de atuação. Essas palavras-chave devem ser inseridas de forma estratégica no texto do seu site, e também inseridas no slug e metadescrição de cada página.

Plugins como Yoast SEO podem te ajudar a administrar bem o SEO e distribuição das palavras-chave pelas suas páginas e blog posts.

 

Invista na qualidade dos arquivos de imagens

Imagens são essenciais para que um site seja visualmente agradável e para fortalecer a marca pessoal dos advogados do seu escritório. Mas as imagens podem ser um dos principais entraves à qualidade e performance de um site jurídico.

Evite arquivos de imagens muito pesados. Também é importante que esses arquivos tenham nomes condizentes com o conteúdo da imagem, e que não tenham letras ou números demais. Por fim, ao fazer upload das imagens na biblioteca de mídia do site, use textos alternativos e legendas.

 

Use links externos e links internos do seu site jurídico

A técnica do hiperlink orienta o Google a entender os tipos de assuntos que estão relacionados com o seu site. Além disso, também mostra ao Google que seu conteúdo é rico em informação, o que aumenta as chances de que ele seja apontado nas primeiras páginas das buscas.

Você pode usar links externos (isto é, direcionando o usuário para sites de terceiros) e internos.

Os links externos devem ser usados com cuidado. Direcionar o usuário para sites duvidosos e mal construídos, links quebrados ou sites sem certificado de segurança, também podem te prejudicar. Por outro lado, direcionar o usuário para o site de um concorrente, também pode ser uma estratégia ruim. Mas no Direito, há diversas oportunidades interessantes de usar links externos, como por exemplo, linkar nomes, números e artigos de lei à página da letra da lei completa no site do Planalto, ou mesmo linkar os sites dos Tribunais ao comentar sobre alguma jurisprudência.

 

Por fim, os links internos (isto é, links de artigos ou páginas do seu próprio site) aumentam as chances de que os usuários consumam mais conteúdos seus, conhecendo melhor o seu trabalho, e gerando mais tráfego para seu próprio site jurídico.

 

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Até a próxima e um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005. 41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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