Alguém ainda aguenta ler sobre o coronavírus?
E se sim, como é possível um médico fazer marketing de conteúdo durante esta crise sem ser oportunista?
Vamos responder a todas estas perguntas neste artigo.
Confira como o marketing médico digital pode auxiliar na disseminação de informação séria, e ainda, como você pode aumentar sua presença digital e sair mais forte após a crise.
Alguém ainda aguenta ler sobre coronavírus?
Muitas pessoas têm evitado ler notícias sobre os casos de coronavírus, para evitar o sentimento de ansiedade.
Porém, informações sobre a prevenção ao vírus e recuperação das pessoas contaminadas continuarão sendo relevantes. Até mesmo informações sobre imunidade, como ficar mais saudável para enfrentar a pandemia.
Os conteúdos que estão ficando saturados são os conteúdos sensacionalistas ou debates pessoais.
Conteúdos sérios, com informações técnicas e relevantes sobre o assunto continuarão sendo essenciais enquanto esta crise durar.
Mais do que nunca, as pessoas precisam de informações seguras, sejam elas tranquilizadoras ou alarmantes.
Para isso, muitas recorrem à Internet.
Se você é o profissional habilitado para falar o que essas pessoas precisam saber, é importante usar do marketing digital para poder ser encontrado por elas no Google.
Marketing de conteúdo sem oportunismo
Para médicos e profissionais de saúde que têm uma presença digital, este é o momento de mostrar que o seu conhecimento pode ajudar as pessoas.
As empresas e profissionais que só buscam se promover às custas do coronavírus podem conquistar o efeito contrário do que o marketing de conteúdo espera, e sofrerem rejeição.
Para isto, as ações de marketing precisam ser equilibradas e éticas.
Conteúdo médico durante a pandemia: como fazer
O marketing de conteúdo para médicos, especialmente neste momento, deve ser focado em orientações precisas, sem abordagem de especulações, questões ainda não cientificamente provadas, métodos ou produtos não admitidos no Brasil.
Os profissionais responsáveis pelo SEO também devem ficar atentos para garantir que o conteúdo tenha potencial para ranquear bem no Google.
Além da qualidade do conteúdo, é preciso otimizá-lo para que as pessoas consigam encontrar as informações que precisam.
Táticas como o LSI (Latent Semantic Indexing), que consiste em usar sinônimos ou palavras correlatas, serão de extrema importância.
Por exemplo: mesmo após a Organização Mundial de Saúde ter declarado a pandemia do coronavírus, também é importante usar no texto a palavra epidemia, pois é assim que muitas pessoas irão procurar no Google.
Marketing para médicos: o que não fazer
É importante lembrar que, segundo o Decreto-Lei n.º 4.113/42, é proibido aos médicos anunciar:
- a cura de determinadas doenças, para as quais não haja tratamento próprio, segundo os atuais conhecimentos científicos;
- referências a métodos de tratamento e diagnóstico não consagrados na prática corrente ou que não tenham tido a sanção das sociedades médicas;
- atestados de cura de determinadas doenças, para as quais não haja tratamento estabelecido, por meio de preparados farmacêuticos;
- entre outras coisas.
Nesta época de incerteza, em que cientistas do mundo inteiro ainda buscam soluções para tratar pessoas infectadas pelo coronavírus, é importante que o médico colabore com a ciência.
Evite disseminar conteúdos sobre métodos ainda não comprovados, mesmo que seja apenas a título de especulação ou informação.
Como sair mais forte após a crise
Os conteúdos que você publicar durante a crise continuarão disponíveis mesmo após o fim dela.
Quando tudo isto passar, você certamente já terá um site ou blog bem mais fortalecido, com maior tráfego, ranqueando melhor.
Seu perfil estará mais consolidado; você já terá conquistado credibilidade e novos pacientes, que vão te indicar para mais pacientes.
Agindo com ética e sabedoria durante a crise, você faz a sua parte e pode obter grandes benefícios no futuro.
Isso não é oportunismo: é ter pensamento de longo prazo.
Procure profissionais especializados em marketing médico para te ajudar.
Como você pôde perceber em nosso texto, o marketing médico não pode ser feito da mesma maneira que os demais. Ele requer conhecimento e estratégias específicas.
A estratégia de inbound marketing da In Company estabelece a gestão do ciclo de vida do cliente.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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