Artigos Postado no dia: 27 outubro, 2022

Odontomarketing: como Dentistas podem prospectar pacientes de forma ética e eficiente

Odontomarketing

O odontomarketing (marketing voltado para a Odontologia) pode se beneficiar bastante das técnicas de prospecção e vendas usadas no mundo dos negócios em geral. Mas ele também requer um olhar especial, para que a prospecção não constitua infrações éticas.

Mas a boa notícia é que: as principais formas de prospecção admitidas pelo CFO são também aquelas que geram os melhores resultados. Quer entender por quê? Vamos falar sobre isso nesse artigo. Você também vai conferir quais são as principais formas de prospecção permitidas e as proibidas para profissionais da Odontologia. Acompanhe!

 

Como acontece a prospecção no odontomarketing?

Prospectar é atrair ou contatar pessoas que tenham o potencial de se tornarem seus pacientes. O objetivo é levar mais pessoas a conhecerem você e o seu trabalho, e assim, aumentar a sua carteira de pacientes.

Existem diversas técnicas de prospecção utilizadas no segmento de vendas, como a abordagem direta, o cold mailing, as mensagens em redes sociais etc.

Além disso, muitas outras podem ser criadas conforme a criatividade dos vendedores e as mudanças que ocorrem na sociedade, na tecnologia, nas comunicações etc.

No marketing aplicado à Odontologia, é preciso tomar um certo cuidado ao importar essas técnicas de prospecção. Afinal, os profissionais da Odontologia estão sujeitos à observância da Resolução n. 118/2012 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) — o famoso “Código de Ética Odontológica”.

Vamos entender quais são as principais formas de prospecção admitidas de acordo com o Código, e quais são vedadas.

 

Formas de prospecção permitidas no odontomarketing

  • Anúncios, propaganda e publicidade em qualquer meio de comunicação, desde que obedecidos os preceitos do Código de Ética Odontológica;
  • Criar conteúdo informativo sobre tópicos cientificamente comprovados;
  • Divulgar assuntos odontológicos com o caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade, inclusive para fins de prevenção e conscientização;
  • Conceder entrevistas sobre assuntos odontológicos, desde que com fins educativos, sem autopromoção ou sensacionalismo e sem anunciar endereço, e-mail ou telefone;
  • Entre outras formas.

 

Formas de prospecção proibidas no odontomarketing

  • Publicidade e propaganda enganosa ou abusiva;
  • Posts e anúncios do tipo “Antes e Depois”;
  • Distribuição de brindes ou material publicitário em palestras realizadas em escolas, empresas ou quaisquer entidades;
  • Expor preços ou modalidades de pagamento do serviço;
  • Oferecer serviços gratuitos ou ofertar serviços como prêmio;
  • Aliciar clientes por meio de anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral, com o intuito de atrair clientela;
  • Fazer diagnósticos ou prescrever tratamentos por meio de veículos de comunicação em massa;
  • No caso de técnicos em prótese dentária, técnicos em saúde bucal, auxiliares de prótese dentária, é proibido fazer anúncios, propagandas ou publicidade dirigida ao público em geral;
  • Entre outras proibições.

 

Como criar um plano de prospecção para odontomarketing

Nós temos uma boa notícia sobre isso: as formas de prospecção admitidas pelo CFO são também as que geram os melhores resultados no médio e longo prazo para o marketing em geral!

Como você viu nas listas acima, sobretudo na lista de formas de prospecção permitidas, boa parte da prospecção admitida pelo CFO consiste em uma atuação com finalidade esclarecedora, educativa, informativa para a sociedade. No marketing, chamamos isso de marketing de conteúdo. 

O marketing de conteúdo tem a vantagem de construir reputação e relacionamentos que conduzirão a um negócio de forma muito natural, sem forçar nada, sem precisar oferecer explicitamente um serviço (o que é proibido para dentistas) e sem usar de artifícios de “ganho fácil” que acabam gerando problemas para você.

Por isso, um bom plano de prospecção na Odontologia é criar uma estratégia de conteúdo.

Você precisa definir seu público-alvo, seus objetivos e os serviços de foco da sua estratégia. Com base nisso, você criará conteúdos ricos em informação, relevantes e otimizados para performance no Google, de acordo com temas, frequência e canais de distribuição estrategicamente delineados. Assim, estará criando uma máquina de atrair leads (contatos).

Seus conteúdos publicados constantemente reforçarão a sua autoridade e expertise nos assuntos, bem como, fortalecerão sua marca e seu ranqueamento no Google e nas redes sociais. Esse combo atrairá pessoas naturalmente para acessarem seus conteúdos e entrarem em contato com você.

Este foi um breve resumo de como o conteúdo atua na prospecção de pacientes no Odontomarketing.

 

 Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?

ENTÃO, ACESSE

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:  https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 


Artigos Relacionados