Você, profissional que deseja aumentar sua receita e alcançar mais pessoas com o marketing médico, precisa entender o poder do SEO no marketing para a saúde.
O SEO, em uma estratégia de conteúdo, para a saúde tem o poder de conectar o profissional ao futuro paciente logo que este começa a ter suas primeiras dúvidas sobre assuntos de saúde, bem estar, estética, doenças, cirurgias, esporte ou procedimentos.
Confira de forma prática e simples o que é o SEO no marketing para a saúde. Aprenda também como aplicá-lo para colocar seu site ou blog de saúde nas primeiras páginas do Google.
Por que o profissional da saúde precisa estar no Google?
Observe essa análise das buscas pela palavra “doença” e assuntos correlacionados no Google:
Buscas relacionados ao coronavírus têm estado em alta durante todo o ano, gerando oportunidades de posicionamento digital para médicos e profissionais da saúde, como a In Company já analisou anteriormente no artigo: Oportunidades da crise do coronavírus para o marketing médico digital.
Mas, além disso, informações sobre assuntos relacionados à saúde sempre são procurados no Google.
Como você pode ver na análise de tendências acima, as buscas vão desde os assuntos que estão em alta no momento, até mesmo outras doenças e curiosidades.
Se você tem um site ou blog sobre saúde com informações sobre esses assuntos, pode aparecer nos resultados nessas buscas.
Naturalmente, o indivíduo que fez a busca irá parar no seu site por curiosidade sobre o assunto, mas uma vez que ele está lá, vai ter contato com:
- seu nome;
- sua marca;
- sua expertise;
- vai conhecer seus serviços e seu trabalho.
A importância do SEO no marketing para a saúde
A sigla SEO se refere a Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.
Seu objetivo, como o nome diz, é melhorar conteúdos e páginas para que elas possam aparecer no Google e outros mecanismos de busca.
Como essa otimização é feita?
Por meio do estudo dos algoritmos e critérios do Google e elaboração de técnicas para adequar os conteúdos a esses algoritmos.
Quando o Google entende que um conteúdo é relevante para o usuário que busca por ele, ou por algo relacionado, ele “joga” o seu conteúdo para os primeiros resultados, ou primeiras páginas.
No marketing para a saúde, o SEO é o que vai fazer um site alcançar o usuário mais facilmente quando ele busca por informações sobre saúde, estética e bem estar.
Melhores táticas de SEO no marketing para a saúde
Agora que você já sabe porque é importante um profissional da saúde estar no Google, vamos conhecer as melhores táticas de SEO para estar nas primeiras páginas do Google:
- Palavras-chave no título e subtítulos
Uma boa estratégia de conteúdo precisa ser construída em torno de palavras-chave. Essas palavras-chave devem aparecer com frequência durante o texto, mas com moderação, sem repetição exagerada.
Também é importante que elas apareçam no título do texto e nos subtítulos das “seções” que dividem o texto.
- Tamanho do título
O título do seu blog post não pode ser pequeno demais, nem grande demais.
Uma boa dica é fazer títulos compostos de duas pequenas orações separadas por pontos ou travessão.
- Links internos e links externos
Links internos são links que levam a outras páginas do seu próprio site, ou outros blog posts seus. Além de serem bons para o SEO, também são bons para gerar mais tráfego para seu site.
Links externos são os que levam a páginas de outros sites. No marketing para a saúde, podem ser usados para indicar as fontes das pesquisas e informações técnicas que você aborda.
Usar links internos e externos no texto é uma maneira de tornar seu texto mais rico e relevante perante os algoritmos de busca.
- LSI no marketing para a saúde
Latent Semantic Indexing, ou indexação semântica latente, é uma técnica que consiste em usar sinônimos e palavras parecidas com as palavras-chave.
A LSI torna seu texto mais dinâmico e aumenta as chances de aparecer nas buscas do Google.
Como você pode perceber, o SEO no marketing para a saúde compreende um conjunto de técnicas simples, mas que exigem muita atenção, estudo e planejamento.
Conte com profissionais especializados para planejar e executar sua estratégia de marketing digital médico ou marketing para a saúde!
Espero que tenha gostado do texto e tenha trazido algumas ideias para serem aplicadas em seu negócio.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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