Advogado, você já pensou em quais são os benefícios que o marketing digital pode trazer a você? De que forma o marketing digital realmente muda a carreira de um advogado e as receitas de um escritório?
Embora o marketing já seja compreendido por muitos como uma necessidade BÁSICA PARA UM NEGÓCIO, alguns advogados não sabem exatamente de que forma uma presença digital gera resultados tangíveis. Em algumas áreas, isso é fácil de visualizar: influencers com muitos seguidores fazem “publis”, vendem produtos de terceiros, ou lançam suas próprias marcas de produtos… Mas na advocacia, esse tipo de estratégia não é permitida. Então, quais são os resultados que o marketing jurídico digital traz?
Se esse parece um caminho misterioso para você, preparamos um artigo que explica de fato como o marketing digital pode transformar a carreira de um advogado em, no mínimo, 6 maneiras. Vamos conferir?
6 maneiras pelas quais o marketing digital pode mudar a carreira de um advogado
O marketing jurídico digital pode transformar completamente a sua carreira na advocacia. Usando estratégias de marketing digital que são totalmente aceitas pela OAB, você consegue obter bons resultados de marca e faturamento.
Conheça 6 coisas que ele pode trazer para você:
- Visibilidade
Com marketing digital, você pode ganhar maior visibilidade na Internet e fazer com que sua marca chegue até mais pessoas, aumentando as chances de conquistar novos clientes e indicações.
Essa visibilidade pode vir da sua presença nas redes sociais ou da performance do seu site no Google. Para ter bons resultados com qualquer uma dessas estratégias, é recomendável ter um estratégia de conteúdo bastante consistente e fazer uso de boas técnicas de otimização de conteúdos e páginas para mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO). Para acelerar um pouco mais os resultados de performance, considere a possibilidade de usar estratégias de tráfego pago também.
- Autoridade
Ter visibilidade é excelente, mas o marketing digital também pode te trazer conquistas que vão além disso: respeito, credibilidade, admiração. Ser visto é bom para ser lembrado, ser respeitado como autoridade é bom para ser escolhido, contratado.
Com estratégias de conteúdo e imprensa voltadas ao marketing digital, você consegue construir e posicionar sua marca de forma que passa a ser visto como uma autoridade em um determinado segmento. Você se torna referência de expertise e qualidade.
Esses atributos de marca podem fazer toda a diferença sobretudo se você busca clientes mais seletos, aumentar o ticket médio, se precisa se destacar em um nicho já bastante concorrido ou até mesmo ser pioneiro em um novo nicho no qual o público precisará de uma dose maior de confiança para contratar um serviço.
- Novas fonte de leads
O marketing digital pode se tornar uma fonte de novos contatos (leads) que tenham interesse em conhecer seus serviços e receber propostas.
Com o inbound marketing combinado com estratégias de relacionamento com o cliente, seu site, redes sociais e landing pages podem se tornar verdadeiras ferramentas de atração de leads, como se fossem verdadeiras fontes de renda passiva (ao menos temporariamente, pois o ideal é que seu site e demais estratégias sejam atualizados e aprimorados sempre).
- Fortalecimento de relacionamento do advogado com clientes atuais
Além de atrair novos clientes e potenciais clientes, o marketing digital também pode te ajudar a melhorar o relacionamento com clientes que já compõem a carteira do escritório.
Estratégias de conteúdo de meio de funil e fundo de funil estendido, bem como estratégias de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM), costumam ser as mais eficientes para esse objetivo.
- Reconquista de clientes antigos
O marketing digital pode ser a ponte entre seu escritório e os clientes que não te procuram há algum tempo, ou até mesmo clientes que trocaram de escritório.
No inbound marketing e no CRM, essa é a fase que chamamos de fundo de funil estendido, onde pode haver a reconquista de um ex cliente.
Uma boa forma de fazer isso é com estratégias de conteúdo e gestão de relacionamento que mostrem os novos diferenciais do seu escritório.
Aumento da receita: aumento do ticket médio, up selling, cross selling
Todas as estratégias acima podem ajudar a aumentar a receita do seu escritório, seja pelo aumento do faturamento em razão dos novos clientes, aumento do ticket médio dos serviços do escritório ou ticket médio por cliente, e até mesmo trazendo novas vendas como no caso do up selling (vender mais para o mesmo cliente) ou cross selling (fazer um cliente comprar de outra área do escritório, outro serviço etc).
Com boas estratégias de conteúdo e fortalecimento da marca, você legitima a sua mudança de precificação e consegue vender serviços de qualidade com uma margem de lucro maior.
Com automação e implementação de tecnologia que te ajude a receber e gerir mais leads, você ganha eficiência para vender mais, mais rápido, e assim, ganhar mais.
Com estratégias de fortalecimento de relacionamento com clientes atuais e ex clientes, você pode fidelizar ainda mais esses clientes e vender mais serviços para eles.
Quer saber mais sobre marketing jurídico e marketing digital conforme diretrizes da OAB?
Então, aproveite as oportunidades abaixo:
- CURSO DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – uma visão estratégica do que investir no seu plano de marketing: https://incompanypr.com.br/curso-palestra/curso-de-marketing-juridico-digital-uma-visao-estrategica-do-que-investir-no-seu-plano-de-marketing/
- PALESTRA: INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm
- E-BOOK: INBOUND MARKETING JURÍDICO: https://in-company.rds.land/ebook2020-inboundmarketingjuridico
- Blog In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
- In Cast, o podcast da In Company: https://incompanypr.com.br/incast/
- ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980