Artigos Postado no dia: 27 agosto, 2019

O que é uma landing page e porque o seu negócio precisa dessa estratégia

Muitos acham que landing page e website são a mesma coisa. Além disso, a landing page é um recurso que muitas marcas subestimam. Muitas vezes, é nela que nasce o relacionamento que vai culminar em uma venda.
Neste artigo, vamos tirar as principais dúvidas sobre a landing page. Você vai entender porque ela é tão importante em um plano de marketing digital.
 

 
 
Entendendo a landing page
A landing page é uma página de entrada. Ou seja, é o primeiro ponto de contato do usuário com a marca.
É a ela que o usuário se direciona quando tem conhecimento do seu site, seja em pesquisas no Google ou por meio de link de direcionamento encontrado em outro lugar.
O nome “landing”, em inglês, significa aterrissagem.
Ela também é chamada de página de destino.
 
Diferença entre landing page e website
A landing page pode simplesmente ser a página de entrada de um website, ou existir de forma autônoma.
No inbound marketing (que é também chamado de “marketing de entrada”, o que tem tudo a ver com a ideia da landing page), ela funciona como uma página de conversões.
 
Para que serve a landing page?
A finalidade da landing page é gerar leads, ou seja: converter as visitas dos usuários em relacionamentos que levem a uma venda.
Por mais que a landing page possa conter dados relevantes sobre a marca, como a sua apresentação e descrição dos produtos ou serviços, ela também deve estar preparada para converter o tráfego que recebe em contatos.
Esses contatos são feitos por meio dos “call to actions” (CTAs), que podem ser um botão ou uma frase.
 
Gerando leads por meio da landing page
O início do relacionamento se dá pela vontade do próprio usuário. A venda se dá ao fim da jornada do funil de vendas.
Explicamos.
A landing page é o espaço em que a empresa oferece algum tipo de conteúdo ao usuário, a ser enviado por e-mail.
Esse conteúdo pode ser:

  • um e-book;
  • um relatório;
  • acesso a um webinar;
  • newsletter da empresa;
  • entre outros formatos.

Se o usuário estiver interessado pelo conteúdo oferecido, deve fornecer seu e-mail, nome e telefone pro exemplo.
Perceba que há um consentimento e uma noção clara do motivo da coleta do e-mail.
O consentimento é o que chamamos de marketing de permissão.
Quanto à informação sobre a finalidade da coleta do e-mail, trata-se de uma praxe ética, que será ainda mais crucial a partir de 2020, quando entrar em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados.
A partir do momento em que a empresa pode iniciar seu contato com o usuário, é sua tarefa executar um plano de conteúdo e comunicação adequado às etapas daquilo que chamamos funil de vendas.
 
Entendo o funil de vendas que começa pela landing page
Confira a imagem:
A primeira etapa do funil é o topo. Corresponde à fase em que o cliente acessa a landing page. Nesta etapa, a finalidade é interessá-lo o suficiente para que ele queira iniciar um relacionamento com a marca.
A segunda etapa é o meio. É o momento de apresentar soluções mais específicas e certeiras para as necessidades dele.
A última etapa é o fundo. Nesta etapa, a marca já ofereceu a solução que o cliente precisa e ele se sente à vontade para comprar.
 
Conclusão
A landing page pode ser o início de um relacionamento bem sucedido entre marca e cliente.
Para conseguir transformar o tráfego que a landing page recebe em contatos e vendas, é importante que ela precedida de pesquisas de público e siga técnicas de SEO, entre outras.
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Alexandre de Souza Teixeira
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