SEO na área médica reúne técnicas de marketing digital, redação, desenvolvimento web e várias outras. O objetivo do SEO na área médica é fazer seu site aparecer nas primeiras páginas do Google de maneira orgânica, ou seja, não paga. Para conseguir isto, é preciso entender como os algoritmos dos sites de buiscas funcionam, e “jogar o jogo”. Tudo é feito de forma lícita e em harmonia com o Código de Ética Médica. Mas é preciso ter estratégia e planejamento!
Neste artigo, você vai entender como funciona o SEO na área médica e como o planejamento te ajudará a usar o SEO de forma estratégica para gerar resultados com o seu site médico na primeira página do google.
O que significa SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca).
O SEO é uma área do marketing digital que reúne técnicas para melhorar o posicionamento de páginas no Google, e também em redes sociais como Youtube.
Essas técnicas abrangem:
- palavras-chave;
- tags em conteúdos (subtítulos);
- metadescrições em páginas;
- link building (uso de links de entrada, links de saída);
- comprimento e forma de escrever os textos;
- entre outras.
Basicamente, o SEO reúne tudo aquilo que, perante os algoritmos do Google e das redes sociais, faz o seu conteúdo ser percebido como mais relevante.
Quando o robô do algoritmo escaneia a sua página e entende que o seu site é um bom fornecedor de conteúdo, ele automaticamente prioriza seu site em detrimento dos demais que não têm um bom SEO. Com isso, você aumenta suas chances de aparecer para os usuários do Google ou das redes sociais.
Para aparecer nas primeiras páginas do google você terá que ter estratégias orgânicas ou estratégias pagas:
- Nas estratégias orgânicas, usamos apenas de técnicas estratégicas para “falar a língua” dos algoritmos.
- Nas estratégias pagas, compramos serviços de ads que o Google oferece e que melhora o ranqueamento do seu site.
O que é planejamento de SEO na área médica
Na área médica, o SEO costuma ser focado em palavras-chaves relacionadas a:
- área da Medicina
- doenças, sintomas, causas;
- serviços de saúde;
- localização geográfica;
- entre outros fatores.
A escolha das palavras-chaves vai depender dos objetivos da sua estratégia. Sua ideia é conquistar o mercado em uma determinada cidade ou região? Então, pode ser interessante usar o nome do local como palavra-chave. Sua ideia é ser referência em um novo nicho da Medicina? Então, pode ser recomendável apostar no nome deste nicho na sua estratégia de SEO.
Mesmo nos casos em que usa palavras-chaves relacionadas a serviços de saúde, isso não significa que as suas páginas e conteúdos serão ofertas. Os conteúdos devem ser informativos, com esclarecimentos sobre como funciona aquele serviço. Ao fazer ofertas, expor valores, dar descontos, usar verbos no imperativo, você pode estar infringindo regras éticas da sua profissão. A publicidade deve ter teor educativo e informativo.
Mas além da inserção das palavras-chaves nos seus conteúdos, o SEO na área médica também usa de:
- planejamento de pauta para favorecer o ranqueamento e as associações que o algoritmo do Google fazem com seu site;
- Google Ads (estratégia de tráfego pago) também pode ajudar;
- técnicas de copywriting e escaneabilidade na produção de conteúdo sobre saúde;
- desenvolvimento web, para aumentar a responsividade do site e fazê-lo ranquear melhor;
- SEO técnico do seu site (metadescrições, slugs etc);
- linkbuilding entre diversos posts e páginas de um mesmo médico;
- e várias outras técnicas.
Como o planejamento de SEO na área médica gera resultados
Como você começou a ver no item anterior, o planejamento de SEO inclui a escolha de pautas de conteúdos e palavras-chave de acordo com sua área de atuação, os serviços que você presta e os objetivos da sua estratégia.
Quanto mais coordenados estiverem os temas dos seus conteúdos, o uso das suas palavras-chaves e o SEO técnico do seu site, maiores as chances de haver o “match” entre o seu site e a busca do usuário do Google. Isso pode acontecer inclusive se o usuário não estiver procurando exatamente pela mesma palavra-chave usada no seu site. O robô do Google sabe fazer esta leitura mais ampla, associando temas e palavras. Se seu conteúdo for rico e tiver alguma relação com o tema buscado, você tem chances de ranquear bem.
Também é importante ter um site bem construído, com bom layout, boa velocidade de carregamento e outros detalhes que farão seu site “rodar” melhor e fornecer uma boa experiência ao usuário. Tudo isso é levado em consideração pelo Google!
Quando você começa a “dominar” uma palavra-chave, o seu público automaticamente vai te entender como referência na área. Disto, pode resultar que alguém marque uma consulta imediatamente; ou, que você inicie ali a jornada de compra, aproveitando os leads que chegam pelo topo do funil e conduzindo-os até o fundo do funil.
Ou seja: uma mesma estratégia de marketing médico pode gerar resultados de diversas formas, e em diferentes etapas da jornada. Tudo isso começa com o SEO.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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