
Você sabe o que é otimização para ChatGPT?
A inteligência artificial (IA) é, sem dúvida, a mais disruptiva das múltiplas transformações pelas quais o marketing digital passou nos últimos anos.
Pacientes que antes recorriam ao Google ou às redes sociais para buscar informações sobre saúde agora também utilizam ferramentas como o ChatGPT para tirar dúvidas, entender sintomas e especular sobre possíveis doenças.
Nesse cenário, surge um novo conceito ao qual os profissionais de marketing digital precisam se adaptar: a otimização para ChatGPT.
Assim como o SEO (Search Engine Optimization) ajudou profissionais a aparecerem no Google e outros buscadores, agora, a nova etapa é se adaptar para também ser bem posicionado nas respostas de IA generativa. Isso não significa que devemos abandonar o SEO voltado para o Google, redes sociais e outros buscadores. Trata-se de uma competência adicional a ser adicionada e uma estratégia de incrementação de seu projeto de marketing.
Para médicos, isso significa ampliar autoridade digital e conquistar relevância em uma das principais portas de entrada de informação da atualidade.
Como o ChatGPT impactou o SEO e o branding no marketing digital nos últimos anos
Muitas pessoas têm trocado ou complementado buscas tradicionais feitas no Google, Bing etc por consultas diretas a ferramentas como o ChatGPT (e outras, como o Gemini e o DeepSeek; mas o ChatGPT segue sendo a ferramenta de IA mais popular).
Esse fenômeno foi objeto de uma reportagem de Steven Melendez, publicada na Fast Company em 21 de agosto de 2025; e tem sido cada vez mais observado por profissionais de marketing digital em todo o mundo.
A tendência das buscas no ChatGPT muda completamente a lógica do marketing digital e do SEO. Hoje, não basta estar no Google: é preciso também estar nas respostas das inteligências artificiais.
Empresas como Adidas e Omnicom já investem em estratégias de branding KPIs (métricas sobre a estratégia de criação e gestão da marca) para mensurar o que usuários do ChatGPT falam sobre elas, quais os principais sentimentos associados a elas nessas consultas etc.
O que é otimização para ChatGPT?
A otimização para ChatGPT é um conjunto de técnicas que ajudam a tornar a presença digital de uma marca mais visível para sistemas de inteligência artificial generativa.
Em outras palavras: é o preparo e ajuste de conteúdos (sites, páginas, blog posts etc) para que ferramentas como o ChatGPT reconheçam você como fonte relevante e incluam sua clínica, consultório ou especialidade nas respostas oferecidas aos usuários.
Então, enquanto o SEO tradicional foca em “convencer o Google”, a otimização para ChatGPT foca em alimentar a IA com informações confiáveis. Afinal, essas ferramentas aprendem a partir do conteúdo publicado na Internet!
No marketing médico, isso envolve produzir conteúdos de saúde claros, éticos e bem estruturados, que possam ser facilmente interpretados e citados pela IA.
A evolução do SEO pensada para IAs tem sido chamada de GEO (Genarative-Engine Optimization) ou AEO (Answer-Engine Optimization)
3 dicas de otimização para ChatGPT: saiba como SEO e IA podem ajudar a te propagar como médico
Se você quer que sua autoridade médica seja reconhecida pelo ChatGPT e outras ferramentas de IA, para ganhar mais visibilidade nas consultas que seus potenciais pacientes fazem por lá, vale seguir alguns passos práticos, como:
- Produza conteúdo estruturado para responder perguntas frequentes
O ChatGPT e outras IAs funcionam como grandes “resumidores” de informações.
Quanto mais você produzir conteúdos educativos estruturados de forma a deixar óbvio que se trata de respostas a dúvidas frequentes (como em blogs, FAQs, artigos), maiores são as chances de esse conteúdo ser citado.
Pergunte-se: quais dúvidas meus pacientes trazem com frequência? Transforme essas perguntas em títulos de artigos e respostas claras no seu site.
- Estruture sua presença online com SEO tradicional
A otimização para ChatGPT não substitui o SEO “tradicional” pensado para o Google, mas o amplia.
Ter um site bem desenvolvido, com conteúdos claros e atualizados, e inserção de palavras-chave relevantes, ainda faz toda a diferença.
Escreva títulos e descrições otimizados, e se possível, insira palavras-chave que explicitem sua especialidade (p. ex.: “cardiologista em Salvador”) e a “grande área” dentro da qual seus conteúdos se encaixam (p. ex.: “tratamentos para rosácea”).
- Construa autoridade digital além do seu site
A IA também “aprende” a partir de fóruns, menções na imprensa e portais de conteúdo de terceiros.
Logo, apesar de ser fundamental manter um site médico de qualidade, também vale a pena investir em:
- relacionamento com a imprensa;
- conteúdos recorrentes nas redes sociais;
- entrevistas;
- artigos assinados em portais confiáveis;
- outros conteúdos postados em mídias de terceiros (sem nunca perder de vista a importância de ter conteúdos autorais nos seus canais próprios também).
Até mesmo conversas positivas em comunidades online aumentam suas chances de ser visto como referência pela IA.
Ao combinar SEO, produção de conteúdo de qualidade e presença em diferentes canais, você se torna um médico mais “legível” para a inteligência artificial.
Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde?
ENTÃO, APROVEITE OS CONTEÚDOS ABAIXO…
- BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL
Saiba como a principal estratégia de marketing digital médico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!
ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020
- INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.
Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.
- Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:
https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0
Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.
Para mais informações, acesse: https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/
(NOVA FOTO)
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980