O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital focada na atração e relacionamento com uma audiência, com base em uma persona específica. Ao enviar conteúdos informativos e educativos a essa persona, iniciamos um relacionamento e geramos autoridade.
Justamente por se basear em conteúdos informativos, o inbound marketing é simplesmente perfeito para o marketing jurídico.
Neste artigo, vamos entender melhor como o inbound marketing age dentro de um plano maior de marketing jurídico. Saiba também por que essa é a estratégia que melhor se harmoniza com o Código de Ética da OAB, Provimento 205 do CFOAB e LGPD.
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O que é inbound marketing? Confira uma explicação simples
O inbound marketing é um marketing de atração. Atraímos pessoas para formar uma audiência. Isso é feito por meio da distribuição de conteúdo relevante para as pessoas e empresas que são nosso alvo.
2 pilares básicos do inbound marketing
Para que possamos organizar uma estratégia de inbound marketing, precisamos de 2 coisas fundamentais:
- um site com programação adequada para instalação de um sistema de inbound marketing (CRM), plugins de SEO etc;
- um planejamento de pauta e logística de distribuição desse conteúdo.
Ou seja: temos que aliar tecnologia com conteúdo! E ambos com muito planejamento!
O que é CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa “gestão de relacionamento com o cliente”.
Um software de CRM irá fazer toda a gestão do tráfego, contatos, conversões em leads, condução de clientes e stakeholders às fases posteriores à fase da atração.
Na In Company, usamos o RD Station.
O que é planejamento de pauta
Quando definimos um perfil médio do tipo que cliente queremos alcançar, chamamos esse perfil de “persona” e nos dedicamos a falar com essa persona. Por isso, precisamos planejar nossa estratégia e “agenda” de conteúdos com base nessa persona. Precisamos ter em mente o que ela quer saber, quais são as suas dores, necessidades, interesses, quais conteúdos a satisfariam, como podemos convencê-la de que o tema merece um serviço jurídico específico.
Definidos esses temas, também precisamos elaborar uma logística de distribuição dos conteúdos, de acordo com os canais em que essa persona mais frequenta, e seguindo uma constância programada, que irá reforçar a nossa imagem na mente da persona.
A esse planejamento, chamamos “planejamento de pauta”.
Fases do inbound marketing
O inbound marketing é, basicamente, uma grande jornada de compra.
Essa jornada de compra tem 5 fases. Começa na atração, quando vamos tentar atrair pessoas para “caírem” dentro do nosso site, e vai até a venda. Por isso, usamos uma metáfora: o funil de vendas. A ideia é “afunilar” a sua audiência até restarem aqueles que irão comprar de você.
Naturalmente, não vamos descartar os demais contatos que não compraram, nem vamos abandonar os contatos que já compraram. O funil precisa estar sempre ativo!
A pessoa que está no meio do funil e que ainda não é cliente deve continuar sendo “nutrida” com conteúdos, para descer para as fases em que há oportunidade de vendas.
Inclusive, também trabalhamos com uma fase que chamamos de “fundo de funil estendido“. É a fase em que investimos no relacionamento com um cliente que acabou de comprar conosco, ou atuamos para trazer de volta um cliente antigo.
Aplicando o inbound marketing ao marketing jurídico
Quando um advogado desenvolve um conteúdo que seja relevante para sua persona, ele está fazendo inbound marketing. Inicia-se aí a jornada de compra do cliente jurídico, dentro do funil de vendas.
No marketing jurídico, desenvolvemos conteúdos que vão ajudar pessoas e empresas a entenderem mais sobre as leis que afetam suas vidas, conforme as especialidades do escritório de advocacia.
Lembre-se que a estratégia do funil de vendas no inbound marketing tem 5 fases. Então, precisamos de conteúdo para todas essas fases!
Esses conteúdos podem ser distribuídos por meio de:
- blog posts;
- palestras;
- podcasts;
- newsletters;
- eventos presenciais ou online;
- lista de WhatsApp/Telegram;
- e outros canais.
Por que o inbound marketing é perfeito para a advocacia?
Porque gera autoridade e reputação
O inbound marketing, por meio de vários tipos e logísticas de conteúdo, ajuda a manter um relacionamento com as pessoas. Esse relacionamento funciona tanto para atrair pessoas, quanto para nutrir/qualificar contatos já cadastrados, convencer pessoas, fidelizá-las e reconquistá-las.
Ao fazer tudo isso, estamos gerando autoridade e posicionamento de imagem, que são ativos importantes para um advogado. Um advogado respeitado “vende” sem esforço, pois sua própria reputação atrai e convence clientes.
Com o conteúdo de marketing jurídico, é relativamente fácil construir essa autoridade e reputação. Seus leitores irão entender que você tem expertise na área. Ademais, seus textos vão ranquear no Google e seu nome estará associado ao segmento jurídico de sua atuação, por meio do SEO – Search Engine Optimization.
Quando seu leitor virar um cliente, você continuará se relacionando com ele para melhorar admiração da marca, melhorar seu poder de indicação e criar barreiras contra a concorrência.
Porque está de acordo com as diretrizes da OAB
Todas as estratégias que mencionamos neste artigo estão totalmente atreladas e em conformidade com o Código de Ética e Disciplina da OAB e o Provimento n.º 205/2021 do CFOAB.
O princípio básico das diretrizes de publicidade advocatícia é de que ela precisa ter teor educativo/informativo, evitando ao máximo a propaganda e a captação de clientes. O inbound marketing proporciona isso, pois seu conteúdo atrairá clientes de forma espontânea, sem que você precise “pescar” clientes ou oferecer seus serviços diretamente.
O grande branding do seu escritório de advocacia é o conteúdo jurídico que você publica. Esse conteúdo vai ser a matéria prima para nutrir o elo de ligação entre o escritório e os seus clientes e potenciais clientes.
Porque está de acordo com a LGPD
O inbound marketing também se integra perfeitamente às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Durante a colheita de dados nas primeiras fases do funil de vendas, obtemos o consentimento das pessoas para que possamos enviar as comunicações que criarão o vínculo de relacionamento. Ou, ainda, é possível obter consentimento retroativo. Seu software de CRM irá ajudar a fazer esse controle.
Conclusão
Por todos esses motivos é que nós temos total confiança de que o inbound marketing é a melhor estratégia de marketing jurídico! A In Company está preparada para atender seu escritório e implementar ações de inbound marketing e marketing de relacionamento, na forma que mais se harmoniza com as diretrizes da OAB para a publicidade advocatícia, com a LGPD e demais atos normativos que incidem no marketing jurídico.
Vamos marcar uma reunião? Estamos ansiosos para conhecer seu escritório e ajudá-lo a se posicionar melhor com inbound marketing.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
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