Artigos Postado no dia: 10 junho, 2025

O que é AEO da IA e como ele vai impactar o Marketing Jurídico? Seria o novo SEO?

Você sabe o que é AEO?

O AEO é como o SEO, porém mais voltado à funcionalidade de respostas dos mecanismos de busca como o Google. Hoje em dia, muitos mecanismos de busca fazem uso de Inteligência Artificial (IA) para fornecer respostas diretas às dúvidas de quem faz buscas. O AEO busca inserir sites e conteúdo nesse fluxo para aumentar visibilidade e tráfego.

Se o SEO já se mostrava importante na era da IA, o AEO será tão importante quanto!

Saiba como o AEO funciona, como pode impactar o marketing jurídico e veja 4 ações que você pode começar a fazer desde já para aplicar estratégias de AEO no marketing digital do seu escritório de advocacia!

 

O que é AEO?

AEO é a sigla para Answer Engine Optimization (otimização para mecanismos de resposta). Basicamente, o AEO envolve táticas para aumentar as chances de um conteúdo aparecer

Assim como o SEO (Search Engine Optimization) trabalha com a ideia de otimizar conteúdos para aumentar as chances de eles serem indicados nas buscas do Google, o AEO trabalha com a ideia de fazer a mesma coisa voltada para as respostas que a IA do Google dá às perguntas que usuários fazem.

Certamente, você já experimentou fazer alguma busca no Google em formato de pergunta recentemente. Deve ter visto que o Google não apenas entregou um link de um site como primeira opção, mas sim, trouxe uma resposta, como no exemplo abaixo:

 

 

O Google tem trabalhado cada vez mais com inteligência artificial conversacional para poder fornecer esse tipo de resposta como resultado a buscas. E o AEO quer preparar conteúdos para atingirem esse fim.

Por exemplo, na imagem acima, você deve ter reparado que foi digitada uma pergunta: “como um escritório de advocacia pode aumentar a sua carteira de clientes com estratégias de marketing digital?”. A IA do Google elaborou uma resposta com base no nosso artigo Como um escritório de advocacia aumenta a sua carteira de clientes com Marketing Jurídico Digital.

A finalidade de quem usa estratégias de AEO é fazer com que esse tipo de coisa aconteça cada vez mais, “ensinando” o algoritmo do Google a usar seus conteúdos como fonte de respostas e indicá-los cada vez mais no topo dos resultados.

 

Como o AEO pode impactar o marketing jurídico digital?

Agora que você já entendeu como funciona o AEO e qual é a sua finalidade, você deve se perguntar: mas isso é uma coisa boa? Se o usuário do Google tem a resposta logo de cara, isso não significa que não vai sequer clicar no meu site para ler meu conteúdo completo?

A verdade é que, embora alguns usuários se dêem por satisfeitos com a resposta da IA do Google, a tendência é que eles cliquem no site apontado como referência daquela resposta para ler mais, sobretudo quando se trata de assuntos complexos, como os temas jurídicos.

Além disso, o fato de o Google ter “usado” seu conteúdo para elaborar essa resposta também agrega muito valor ao seu site, visibilidade à sua marca pessoal de advogado ou a marca do escritório, e ajuda a posicionar seu site nos primeiros resultados que aparecem logo abaixo da resposta da IA.

Então, se você adapta seu conteúdo jurídico para aumentar as chances de ele ser o preferido do Google para elaborar respostas, seu site vai ganhando ainda mais relevância, a marca do seu escritório vai ser mais exposta. Seu escritório será cada vez mais visto como um escritório que tem as respostas para as principais dúvidas e necessidades jurídicas das pessoas.

 

4 dicas para começar a implementar o AEO e melhorar o ranqueamento do seu site jurídico

Se você já compreendeu que vale a pena otimizar seu site jurídico conforme estratégias de AEO, veja algumas coisas simples que você pode começar a fazer desde já:

 

  1. Produza seu conteúdo em torno de uma pergunta

Ao escrever um artigo, pergunte-se: qual dúvida esse conteúdo vai responder?

Na academia, é comum que os artigos façam um apanhado bem abrangente de um assunto e que apresentem conclusões de uma forma bem completa e fundamentada. Mas o marketing digital precisa de um pouco mais de objetividade e responder perguntas de uma forma direta, como se fosse uma conversa. Não é preciso deixar de fora a fundamentação jurídica, mas é importante que o foco do artigo seja na resposta.

 

  1. Faça uma “engenharia reversa” da busca

Pense em dúvidas comuns que os seus clientes ou potenciais clientes possam ter sobre assuntos relacionados à sua área do Direito.

Pense também na forma como essas pessoas buscariam por informações sobre isso.

Coloque-se no lugar do seu público que faz buscas, desde o tipo de pergunta até a escolha de palavras que seriam ditadas ou digitadas na busca.

Se você não fosse advogado, como procuraria por esse assunto?

Seu público dificilmente fará buscas usando nomenclaturas jurídicas de institutos que são a resposta para a dúvida dele. Volte alguns passos atrás e pense na pergunta. Por exemplo, em vez de pensar apenas em “BPC-Loas”, pense em “qual o benefício para quem é deficiente”. Seu artigo não necessariamente precisa ter esse título (leia mais sobre a escolha do título), mas precisa conter essas expressões e responder essa pergunta direta ou indiretamente (de preferência, diretamente!).

 

  1. Seja estratégica com o título do artigo

Um artigo intitulado “Descubra se é possível fazer divórcio extrajudicial com filho menor” tem muito mais chances de ser considerado para responder à busca “tem como fazer divórcio extrajudicial com filho menor” do que um artigo intitulado “As mudanças da Resolução CNJ nº 571/2024 em relação ao divórcio”.

Nem todos os seus títulos precisam corresponder literalmente a uma pergunta ou usar as mesmíssimas palavras que seu público-alvo costuma usar nas buscas. Mas precisa haver uma relação. Quanto mais próximo o seu título estiver da possível pergunta, maior a chance de o Google usar seu conteúdo como fonte para elaborar a resposta com IA.

 

  1. Não perca de vista a qualidade do conteúdo!

Mesmo focando na dúvida e sendo estratégico com o título, não deixe de investir na qualidade e relevância do seu conteúdo. O algoritmo do Google é bem aprimorado e sabe detectar quando o artigo foi produzido apenas para tentar ranquear sem ter profundidade real.

Seu texto precisa ser bom, coerente com o título e palavras-chave, e precisa trazer explicações que justifiquem e aprofundem a “resposta principal” que a IA do Google dá ao usuário.

 

Quer continuar aprendendo sobre marketing jurídico sem ferir o código de ética da OAB?

 

Então, aproveite as oportunidades abaixo:

 

 

 

 

 

ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 


Artigos Relacionados