
O CFM não permite a autopromoção sensacionalista, mas você não precisa disso para construir uma carreira sólida e gerar receitas para sua clínica. O marketing digital pode agir como ferramenta de promoção pessoal, e além disso, fazer com que essa promoção se materialize em resultados tangíveis.
Preparamos um super artigo para que você entenda como o marketing médico parte da definição das técnicas admitidas pelo CFM até a seleção daquelas mais eficientes para a promoção da sua marca, e ainda, como medir e gerenciar tudo isso para saber se está gerando resultados. Confira!
Como o marketing digital é utilizado na área da saúde?
O marketing digital é composto de uma série de técnicas e estratégias. Não há uma lista padronizada e universal de técnicas e estratégias, inclusive porque elas mudam a todo tempo e qualquer profissional de marketing pode criar e testar novas estratégias (desde que lícitas e conforme o código de ética da profissão médica.
No entanto, quando estamos falando do marketing digital para médicos, essa liberdade é um pouco mais restrita, porque a publicidade na carreira médica está sujeita à regulamentação do Conselho Federal de Medicina.
Logo, fazer marketing médico digital consiste, basicamente, em usar técnicas de marketing digital não proibidas pelo CFM e/ou aquelas admitidas dentro das diretrizes e recomendações do CFM. Ou seja: encontramos esse rol de técnicas admitidas por exclusão, entendendo aquelas que são vedadas e/ou limitadas.
Proibições do CFM aplicáveis ao marketing
De acordo com o CFM:
É vedado ao médico, na relação com a imprensa, na participação em eventos e no uso das redes sociais:
- b) se identificarinadequadamente, quandonas entrevistas;
- c) realizardivulgaçãopublicitária, mesmo de procedimentos consagrados, de maneira exagerada e fugindo de conceitos técnicos, para individualizar e priorizar sua atuação ou a instituição onde atua ou tem interesse pessoal;
- d) divulgarespecialidadeou área de atuação não reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina ou pela Comissão Mista de Especialidades;
- e) anunciartítuloscientíficos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina;
f ) anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas com indução à confusão com divulgação de especialidade;
- g) utilizarsuaprofissão e o reconhecimento ético, humano, técnico, político e científico que esta lhe traz para participar de anúncios institucionais ou empresariais, salvo quando esta participação for de interesse público;
- h) adulterar dados estatísticosvisandobeneficiarse individualmente ou à instituição que representa, integra ou o financia;
- i) veicularpublicamenteinformações que causem intranquilidade à sociedade, mesmo que comprovadas cientificamente. Nestes casos, deve protocolar em caráter de urgência o motivo de sua preocupação às autoridades competentes e aos Conselhos Federal ou Regional de Medicina de seu estado para os devidos encaminhamentos;
- j) divulgar, fora do meiocientífico, processo de tratamentoou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente;
- k) garantir, prometerouinsinuar bons resultados de tratamento sem comprovação científica;
- l) anunciaraparelhagemou utilização de técnicas exclusivas como forma de se atribuir capacidade privilegiada;
- m) divulgaranúnciosprofissionais, institucionais ou empresariais de qualquer ordem e em qualquer meio de comunicação nos quais, se o nome do médico for citado, não esteja presente o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (observando as regras de formato constantes deste documento). Nos casos em que o profissional ocupe o cargo de diretor técnico médico, o exercício da função deve ser explicitado;
- n) consultar, diagnosticarouprescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou a distância;
- o) expor a figura de pacientecomo forma de divulgartécnica, método ou resultado de tratamento;
Selecionando as melhores técnicas de marketing digital médico
Naturalmente, esse “filtro” de técnicas utilizáveis no marketing digital médico também passa por uma análise estratégica. Não basta que uma ação seja permitida pelo CFM, ela precisa surtir efeitos; isto é, ser de fato eficiente para alcançar resultados!
Por isso, é importante contar com uma assessoria especializada em marketing médico, com profissionais que conheçam esse mercado e saibam aquilo que dá bons resultados ou não.
Unindo a expertise sob o aspecto legal-normativo e sob o aspecto técnico e estratégico, o marketing digital pode ser um recurso poderoso para a promoção da sua carreira na Medicina.
Como o marketing médico digital ajuda na promoção da carreira médica
O CFM não admite o sensacionalismo ou a autopromoção.
Mas mesmo assim, o marketing médico pode ajudar a impulsionar a sua carreira e promover a sua marca pessoal ou a marca da sua clínica.
O inbound marketing e o marketing de conteúdo, usando de ferramentas de marketing digital, fornecem meios para estabelecer autoridade e comunicar valores de forma a atrair pacientes (perceba que usamos a palavra “atrair”, e não “captar”).
De forma resumida, o marketing digital médico pode ajudar na:
- criação e consolidação da sua marca;
- comunicação do seu conhecimento e experiência por meio da distribuição de conteúdo informativo;
- gestão de leads para medir e acelerar a capacidade de conversão desses aspectos intangíveis da sua marca (reputação, admiração, credibilidade etc) em oportunidades de negócio.
Quais são as principais estratégias digitais de marketing para a carreira médica permitidas pelo CFM?
- Site e estratégias de atração e conversão de leads (inbound marketing médico);
- Marketing de conteúdo, desde que pautado na divulgação de conteúdo cientificamente comprovado, válido, pertinente e de interesse público;
- Redes sociais, desde que evitando a captação direta de novos pacientes, a obtenção de lucros de qualquer espécie, o estímulo à concorrência desleal ou o pleito à exclusividade de métodos diagnósticos e terapêuticos;
- Google ads para atrair interessados no seu conteúdo ou serviços.
- Imprensa, desde que com caráter exclusivo de esclarecimento e educação da sociedade.
5 indicadores de performance de marketing digital na área da saúde
Conforme mencionamos anteriormente, medir o sucesso da sua estratégia é fundamental para garantir que os aspectos intangíveis da sua marca estejam realmente surtindo efeitos tangíveis.
Sem indicadores de performance, você nunca saberá se a promoção da sua carreira estará servindo apenas para a sua vaidade ou está de fato gerando receita para sua clínica. Para isso servem os KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave de performance).
Alguns dos principais KPIs utilizados no marketing digital médico são:
- Taxa de visitantes no seu site;
- Taxa de conversões em leads;
- Ticket médio das vendas (consultas ou procedimentos marcados) realizadas ao fim da jornada de compra;
- Ranqueamento no Google, YouTube e outros indexadores de conteúdo;
- ROI (Retorno sobre o Investimento)
Na Administração, existe uma máxima que diz: “Aquilo que não é medido, não é gerenciado”. Por isso, medir o sucesso da sua estratégia de marketing é fundamental para materializar a promoção da sua carreira médica em resultados.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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