Artigos Postado no dia: 11 julho, 2024

O papel do marketing médico em uma visão de longo prazo para uma organização da área da saúde

Uma organização precisa que todos os seus membros, departamentos e estratégias estejam alinhados em prol de um objetivo comum. Nesse contexto, os objetivos de marketing podem auxiliar os objetivos gerais de uma organização na área da saúde e a implementação da visão que ela deseja alcançar no longo prazo.

Quer saber como?

Nesse artigo, vamos entender o conceito de organização; qual o papel do marketing médico dentro de uma organização na área da saúde; e quais as principais estratégias de marketing que cumprem esse papel.

Acompanhe!

 

O papel do marketing em uma organização

Primeiramente, vamos entender o que significa “organização” na ciência da Administração.

Uma organização é uma entidade estruturada de forma deliberada e estratégica para a consecução de um objetivo comum. Empresas e órgãos públicos são exemplos de organizações. Sua clínica é uma organização organizada para a prestação de serviços médicos, na qual os recursos humanos e financeiros são alocados de forma estratégica para que os serviços médicos sejam providos de forma a alcançar receitas e quaisquer outras finalidades que você tenha, de ordem pessoal, social etc.

Dentro de uma organização, o marketing pode apoiar seus objetivos, ajudando a comunicá-los à sociedade, a atrair mais pacientes, ou pacientes mais qualificados.

O departamento de marketing é uma parte importante de uma organização, mas também pode haver uma escolha estratégica de não instituir esse departamento, optando por terceirizar o marketing.

 

Marketing para o longo prazo: como o marketing médico ajuda a implementar a visão da sua organização

Se sua clínica tem uma clara visão sobre o posicionamento que deseja alcançar no mercado e na comunidade, a escolha das ações de marketing precisa observar isso.

Em nome de resultados rápidos, muitas pessoas sacrificam a visão de longo prazo que têm para seus empreendimentos, e nisso, acabam causando danos à marca ou ao negócio.

É fundamental que a escolha das estratégias, meios de comunicação, tom de voz da comunicação, identidade visual e ações promocionais guardem sintonia com a imagem que você quer passar para o mercado e com o tipo de negócio e pacientes que quer atrair para sua clínica. Esse tipo de posicionamento é construído aos poucos, por meio de pequenos esforços e decisões conscientes implementadas de forma consistente.

 

3 estratégias de marketing médico para implementar sua visão no longo prazo

Conforme dissemos no item anterior, as escolhas de marketing precisam ser conscientes e estratégicas. Isto significa não tomar decisões pensando apenas no custo ou no retorno esperado conforme os resultados que você vê dos concorrentes. Significa escolher as ações de marketing que têm o maior potencial de ajudar sua clínica a se tornar aquilo que você quer que ela seja no longo prazo.

Algumas ações de marketing que podem ser usadas com essa finalidade são:

 

Marketing de conteúdo

O conteúdo é uma das principais formas de se comunicar com a sociedade. Por meio de conteúdos informativos, e até mesmo conteúdos de entretenimento (dentro dos limites permitidos pelo CFM), você se mostra para as pessoas e mostra sua expertise na sua área. Dessa forma, constrói sua imagem, sua marca, sua reputação, e atrai pessoas para conhecerem seu trabalho.

Usar esses conteúdos para atingir finalidades de marketing (quais sejam: vendas, branding etc) é a essência do marketing de conteúdo.

No longo prazo, o marketing de conteúdo tem o potencial de construir marcas fortes e corretamente associadas aos assuntos relacionados a uma área profissional.

A repetição e a constância são as chaves: quanto mais você fala sobre um tema, e quanto mais tempo passa “batendo na mesma tecla”, maiores são as chances de alcançar o share of mind do seu público. Naturalmente, isso não quer dizer que você deva repetir muitos conteúdos ou ser monotemático; mas que deve se manter coerente na sua estratégia.

 

SEO e tráfego orgânico ou pago

Construir um posicionamento no mercado também envolve construir um posicionamento digital.

Para isto, é fundamental que o seu site, suas páginas, perfis em redes sociais e seu nome/marca em geral estejam corretamente associados à sua área médica, na Internet, e estejam bem ranqueados no Google.

Os algoritmos dos mecanismos de busca precisam entender “você” (por meio de seu site, suas páginas) como uma boa referência para poder sugeri-la aos usuários. Isso é feito por meio de estratégias de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization — SEO), de estímulo ao tráfego orgânico, e estratégias de tráfego pago.

As técnicas de SEO envolvem uso de palavras-chave, metadescrições e links para que o algoritmo do Google consiga entender do que o seu conteúdo se trata.

Já as estratégias de tráfego podem envolver o próprio SEO e até mesmo estratégias pagas de impulsionamento de posts, anúncios, sites, etc (tráfego pago). Desde que feito com ética, o tráfego pago pode ajudar a acelerar conversões e outros objetivos de marketing.

 

Assessoria de imprensa digital em blogs de terceiros

Se o conteúdo é a sua forma unilateral de se comunicar, e se ele te propicia “controlar a narrativa”, por outro lado, a comunicação por meio da imprensa também é importante. Ela te aproxima ainda mais da comunidade e te coloca em evidência ao te mostrar como fonte confiável selecionada por profissionais da informação.

Em geral, a assessoria de imprensa digital e assessoria de comunicação/Relações Públicas traz maiores benefícios de branding (isto é, benefícios para a marca e reputação) do que vendas, sobretudo porque o CFM não permite que a participação na imprensa seja usada diretamente para fazer ofertas ou captar novos pacientes. Mas como estamos falando de benefícios no longo prazo, essa é uma estratégia que pode ajudar bastante na consecução da visão da sua organização, construindo sua imagem perante a sociedade.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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