O marketing digital oferece oportunidades interessantes para executar e também para mensurar sua estratégia de branding por meio de key performance indicators (KPIs, ou indicadores-chave de performance).
Se aliado ao branding, o marketing digital pode potencializar a construção de uma marca médica, aumentando o potencial de fidelização do seu paciente. Quando seu paciente se conecta com sua marca, ele não fica fiel apenas a um serviço seu, mas sim, fica mais aberto a quaisquer serviços oferecidos por sua marca. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de construir um negócio sustentável e com potencial de sucesso no médio e longo prazo.
Nesse artigo, vamos entender os pontos de convergência e de divergência entre branding e marketing digital na área da saúde, e como eles podem se complementar para trazer mais pacientes, indicações e receita para seu consultório.
O que é branding ou construção de marca?
O termo “branding” vem do verbo idêntico em inglês, que se refere ao ato de “marcar” algo com uma marca.
No ramo da administração e negócios, branding é o conjunto de atos que constroem e mantêm uma marca que represente o negócio, pessoa, ou empresa.
Envolve uma série de atos de gestão, mas acima de tudo, atos de construção de valores intangíveis associados à marca e comunicação desses valores ao consumidor.
Logo, o branding vai além de apenas naming (criação do “nome” da marca) e identidade visual ou design gráfico (criação de logotipo, Manual da Marca, layouts para rede social e Internet etc).
O branding incorpora elementos como a missão, a visão, os valores, a voz da marca, e até mesmo a experiência que a marca proporciona aos seus clientes. É um trabalho bastante criativo, mas também bastante estratégico de posicionamento. Apesar de lidar com vários elementos intangíveis e por vezes subconscientes, o branding pode ser mensurado em resultados e métricas específicas (branding KPIs).
Diferença entre branding e marketing digital
Branding não é a mesma coisa que marketing. O marketing direciona esforços de divulgação ou construção de desejos sobre os produtos ou serviços da marca, não à própria marca.
No ambiente digital, o marketing abrange diversas ferramentas e táticas que fazem com que uma marca se posicione de forma estratégica para atrair e conquistar consumidores, resultando na venda de um produto ou serviço.
O branding é um pouco mais abrangente que o marketing digital, pois não visa apenas vender um produto ou serviço, mas sim, fazer o consumidor se apaixonar pela marca, ou no mínimo, reconhecê-la e tê-la como referência.
Quando um consumidor ama seu produto, ele pode trocar quando conhecer um produto melhor. Mas quando um consumidor ama uma marca, ele permanece fiel e até mesmo se mostra mais receptivo a consumir novos produtos da mesma marca, indicá-los aos amigos etc.
Como usar o marketing digital para construir uma marca sólida na Medicina ou área da Saúde.
Apesar das diferenças entre branding e marketing digital, não há como negar que ambos têm muito a oferecer um ao outro. Veja algumas formas:
- Apesar de ter um escopo menos abrangente que o branding, o marketing dispõe de ferramentas que podem ajudar a colher percepções do paciente sobre sua marca, ajudando a aperfeiçoá-la.
- Também pode usar das ferramentas de inbound/CRM para manter seu paciente informado sobre a história da sua marca, novidades e outros fatos e conteúdos que ajudam na formação da imagem e credibilidade da sua marca, independente de qualquer venda ou serviço específico que tenha atraído o paciente até você.
Para essas ações dessa natureza, é fundamental que você esteja aplicando protocolos da LGPD para poder usar os dados do seu paciente ou lead de forma lícita e ética.
- Outra maneira pela qual o marketing pode ajudar no branding é por meio do marketing de conteúdo. Ao produzir e distribuir cada conteúdo, pense em como ele serve ao propósito de marca que você deseja transmitir ao seu paciente. Os objetivos de branding devem estar conectados com a escolha das pautas, tom de voz usado nos conteúdos, e até mesmo a frequência de publicação e os canais ou redes sociais selecionados.
Como se pode perceber, o branding determina as premissas que informarão as ações de marketing.
Por isso, é fundamental que os pilares da sua marca estejam claros para você e sua equipe antes de qualquer coisa.
Só assim, será possível que essa mesma imagem fique clara para seu paciente, e então, a qualidade da marca e dos serviços acabará ficando indissociável, aumentando o potencial de conversão das suas estratégias de marketing digital.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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