Conseguir o interesse e atenção de um indivíduo na Internet é uma grande proeza. Mas tão importante quanto atrair é saber “segurar” essa atenção e fazer bom uso dela. No inbound marketing jurídico, isto é o que fazemos na etapa do meio do funil de vendas.
Neste artigo, vamos avançar nossos conhecimentos sobre o funil de vendas, essa metáfora que representa a jornada de compra do cliente e que traz excelentes resultados para advogados.
Confira!
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Recapitulando: o topo do funil de vendas no inbound marketing jurídico
Em nosso artigo anterior (clique aqui para ler), falamos sobre a primeira etapa da estratégia do funil de vendas, a principal e melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico.
O topo do funil representa o começo da jornada de compra do cliente. Nessa etapa, usamos de conteúdos e estratégias no Google e nas redes sociais para levar as pessoas até o nosso site.
Agora, vamos entender o que fazer com a preciosa atenção do cliente que conquistamos no topo do funil.
O que é o meio do funil de vendas no inbound marketing jurídico
No meio do funil, acontece a qualificação e nutrição dos leads (contatos interessados no seu conteúdo).
Esses leads são qualificados por meio da distribuição de conteúdos informativos, educativos, sobre temas relacionados à sua área de atuação e às soluções jurídicas que você oferece.
Com essas ações, acontece o relacionamento com o cliente, o posicionamento da sua marca jurídica e a geração de autoridade para você, advogado.
Por isso é uma etapa tão importante no inbound marketing jurídico: pois usa a matéria-prima que é o conhecimento jurídico para formar relações que poderão se tornar negócios.
A chave do sucesso do meio do funil é manter um relacionamento frequente, distribuindo pílulas de conhecimento e fortalecendo a marca do seu escritório.
A frequência pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal.
A diferença entre topo e meio de funil no inbound marketing
O topo de funil é a fase em que atraímos para o nosso site leads que estão na Internet ou nas redes sociais buscando informações.
Esses leads “caem” no site e se registram para obter mais informações.
Se o advogado tem um planejamento de comunicação bem montado, é provável que esses leads atraídos tenham o perfil adequado com a persona planejada.
Quando essa persona decide fornecer dados para receber conteúdos (seja por meio de newsletters, atualizações por e-mail, download de e-books etc), ela entra na sua base de dados e aí começa o meio do funil.
No meio do funil, não se trata mais de atrair pessoas — trata-se de engajá-las ainda mais, por meio de conteúdos dirigidos.
Esses conteúdos têm uma tônica diferente dos conteúdos do topo do funil. São mais diretos, como: convites para eventos, palestras, cursos, ou vídeos, e-books, artigos sobre questões mais aprofundadas dentro do tema jurídico trabalhado.
Por isso, falamos em “nutrir” o lead. Ele deve ser alimentado para gerar um relacionamento da marca com o cliente. Isso vale também para clientes atuais e ex-clientes, que podem voltar a fechar negócios com você.
Planejamento de funil é fundamental no inbound marketing jurídico
É importante ter um planejamento de pauta para fazer a distribuição do conteúdo jurídico nas plataformas certas, para a pessoa certa.
Para aprender mais sobre isso, reveja nossos artigos:
- Definindo o plano de conteúdo do marketing jurídico: Soluções Jurídicas X Mercado
- Como fazer um plano de comunicação no marketing jurídico digital: Aplique as 4 fases fundamentais
Seu planejamento de distribuição de conteúdo faz uso do seu conhecimento jurídico de forma estratégica, com foco nas suas áreas de atuação e nas soluções jurídicas que você tem para as dores da persona.
A distribuição de conteúdo apenas em redes sociais não adianta; isso é importante, mas representa apenas o topo do funil.
É na fase de meio que você fará a virada de autoridade para que a persona te tenha como top of mind, ou seja: a primeira e principal referência.
No próximo artigo, falaremos do fundo de funil, que é consequência natural de uma estratégia bem feita de meio de funil. Estamos cada vez mais perto do fechamento de negócio!
Continue acompanhando nossas publicações para aprender sobre inbound marketing jurídico, o marketing que combina expertise jurídica com técnicas de marketing digital, assessoria de imprensa e estratégias offline.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender por que essa é a melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico!
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980