Artigos Postado no dia: 16 março, 2021

O meio do funil de vendas: entenda essa etapa crucial da jornada de compra do cliente no marketing jurídico

Conseguir o interesse e atenção de um indivíduo na Internet é uma grande proeza. Mas tão importante quanto atrair é saber “segurar” essa atenção e fazer bom uso dela. No inbound marketing jurídico, isto é o que fazemos na etapa do meio do funil de vendas.

Neste artigo, vamos avançar nossos conhecimentos sobre o funil de vendas, essa metáfora que representa a jornada de compra do cliente e que traz excelentes resultados para advogados.

Confira!

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Recapitulando: o topo do funil de vendas no inbound marketing jurídico

Em nosso artigo anterior (clique aqui para ler), falamos sobre a primeira etapa da estratégia do funil de vendas, a principal e melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico.

O topo do funil representa o começo da jornada de compra do cliente. Nessa etapa, usamos de conteúdos e estratégias no Google e nas redes sociais para levar as pessoas até o nosso site.

Agora, vamos entender o que fazer com a preciosa atenção do cliente que conquistamos no topo do funil.

 

O que é o meio do funil de vendas no inbound marketing jurídico

No meio do funil, acontece a qualificação e nutrição dos leads (contatos interessados no seu conteúdo).

Esses leads são qualificados por meio da distribuição de conteúdos informativos, educativos, sobre temas relacionados à sua área de atuação e às soluções jurídicas que você oferece.

Com essas ações, acontece o relacionamento com o cliente, o posicionamento da sua marca jurídica e a geração de autoridade para você, advogado.

Por isso é uma etapa tão importante no inbound marketing jurídico: pois usa a matéria-prima que é o conhecimento jurídico para formar relações que poderão se tornar negócios.

A chave do sucesso do meio do funil é manter um relacionamento frequente, distribuindo pílulas de conhecimento e fortalecendo a marca do seu escritório.

A frequência pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal.

 

A diferença entre topo e meio de funil no inbound marketing 

O topo de funil é a fase em que atraímos para o nosso site leads que estão na Internet ou nas redes sociais buscando informações.

Esses leads “caem” no site e se registram para obter mais informações.

Se o advogado tem um planejamento de comunicação bem montado, é provável que esses leads atraídos tenham o perfil adequado com a persona planejada.

Quando essa persona decide fornecer dados para receber conteúdos (seja por meio de newsletters, atualizações por e-mail, download de e-books etc), ela entra na sua base de dados e aí começa o meio do funil.

No meio do funil, não se trata mais de atrair pessoas — trata-se de engajá-las ainda mais, por meio de conteúdos dirigidos.

Esses conteúdos têm uma tônica diferente dos conteúdos do topo do funil. São mais diretos, como: convites para eventos, palestras, cursos, ou vídeos, e-books, artigos sobre questões mais aprofundadas dentro do tema jurídico trabalhado.

Por isso, falamos em “nutrir” o lead. Ele deve ser alimentado para gerar um relacionamento da marca com o cliente. Isso vale também para clientes atuais e ex-clientes, que podem voltar a fechar negócios com você.

 

Planejamento de funil é fundamental no inbound marketing jurídico

É importante ter um planejamento de pauta para fazer a distribuição do conteúdo jurídico nas plataformas certas, para a pessoa certa.

Para aprender mais sobre isso, reveja nossos artigos:

Seu planejamento de distribuição de conteúdo faz uso do seu conhecimento jurídico de forma estratégica, com foco nas suas áreas de atuação e nas soluções jurídicas que você tem para as dores da persona.

A distribuição de conteúdo apenas em redes sociais não adianta; isso é importante, mas representa apenas o topo do funil.

É na fase de meio que você fará a virada de autoridade para que a persona te tenha como top of mind, ou seja: a primeira e principal referência.

No próximo artigo, falaremos do fundo de funil, que é consequência natural de uma estratégia bem feita de meio de funil. Estamos cada vez mais perto do fechamento de negócio!

Continue acompanhando nossas publicações para aprender sobre inbound marketing jurídico, o marketing que combina expertise jurídica com técnicas de marketing digital, assessoria de imprensa e estratégias offline.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender por que essa é a melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico!

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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