Ferramentas de marketing digital podem atuar em diversas frentes na área da saúde. Sabendo usá-las, você atrai novos pacientes sem necessariamente precisar fazer uma comunicação de massa no sentido tradicional, mas também, sem precisar ir atrás de cada pessoa diretamente e “puxá-la pelo braço” para divulgar seu trabalho.
Existem ferramentas 100% online que podem trabalhar para você: divulgando, esclarecendo, “preparando o terreno” para transformar uma pessoa em paciente, fidelizando pacientes, ou até mesmo, agendando consultas e até vendendo e gerando receita (literalmente!).
Nesse artigo, vamos entender quais são essas ferramentas e como elas podem trabalhar para você!
O marketing digital como ferramenta na saúde: entenda como o marketing trabalha para você
O marketing digital atua em diversas frentes:
- divulgando você e seu trabalho;
- comunicando não apenas a sua presença no mercado (o que por vezes é suficiente para conseguir novos pacientes), mas também, os seus diferenciais (métodos utilizados, qualificações etc) e sua personalidade (que pode ser determinante no processo de decisão do paciente, a partir da identificação e da confiança);
- fortalecendo sua reputação e admiração para fidelizar pacientes, reconquistar pacientes antigos e aumentar a probabilidade de indicação a novos pacientes;
- divulgando informações e conhecimentos sobre saúde, combatendo as fake news que afetam sua profissão;
- comunicando notícias e fatos pessoais ou pertinentes à sua atuação, para gerenciar crises de imagem, reduzir ruídos de comunicação e evitar danos à sua marca pessoal;
- por vezes, vendendo produtos ou serviços diretamente, dentro daquilo que for permitido pelo seu Conselho de Classe.
Como atrair novos pacientes com ferramentas 100% online
Todas as frentes de atuação do marketing digital que mencionamos no item anterior podem te trazer novos pacientes.
Agora, vamos conferir como essas frentes de atuação são executadas na prática, e quais estratégias digitais as tornam possíveis.
Site pessoal e/ou site da empresa (clínica, hospital, academia etc)
Ter um site é artigo de primeira necessidade no marketing digital. Embora muita gente comece pelas redes sociais, a verdade é que o site tem funcionalidades e outras particularidades que as redes sociais não oferecem, como:
- possibilidade de ranquear melhor no Google;
- total controle e propriedade intelectual sobre seus conteúdos;
- formar uma base de dados colhidos a partir das visitas e conversões em lead;
- iniciar e automatizar a jornada de compra do paciente;
- entre outras.
Landing pages específicas para produtos, serviços ou conteúdos
Além do seu site com informações gerais sobre você, sua empresa, e hospedagem dos seus conteúdos (por meio do blog), você também pode ter páginas próprias para divulgar produtos, serviços ou conteúdos específicos (como e-books).
Chamamos essas páginas de landing pages.
O objetivo da landing page é atrair pessoas especificamente para um produto, e deixar que a própria página faça o serviço de vendas.
Naturalmente, é importante observar se a sua profissão tem alguma restrição quanto à venda de produtos ou serviços dessa forma. Mas ainda que haja restrição, você pode usar a landing page para divulgar um infoproduto (como e-books ou cursos). Isso também ajuda a criar maior consciência e conhecimento sobre a sua área de especialidade, o que levará o paciente a entender a necessidade de contratação de um profissional especializado.
Perfil de empresa no Google
O recurso Perfil da empresa no Google permite a criação da página do seu consultório no Google. Na prática, esse perfil vai ajudar o seu consultório a ser mostrado no canto lateral do Google quando alguém fizer uma busca, fornecendo informações sobre localização, contato, horários de funcionamento, entre outras.
Além disso, esse perfil também pode colocar seu consultório no Google Maps.
É uma excelente estratégia de geomarketing e que pode ajudar no SEO também.
Perfil em diretórios de profissionais de saúde
Existem vários guias e diretórios que compilam informações sobre profissionais de saúde, a fim de facilitar a identificação do melhor profissional para o paciente, considerando fatores como:
- área de especialidade;
- localização;
- convênios com planos de saúde;
- entre outros.
Alguns desses diretórios cobram valores para que o profissional se cadastre e/ou mantenha seu cadastro ativo. Por isso, é importante avaliar se a estratégia se alinha com os objetivos e orçamento do seu projeto de marketing.
Redes sociais
O Instagram tem se mostrado um dos principais aliados de profissionais da saúde, devido ao seu forte apelo visual e funcionalidades que estimulam o engajamento.
Por outro lado, o Twitter também tem sido usado com sucesso por profissionais da saúde que redigem fios (threads) de conteúdo para divulgar conhecimentos sobre sua área. O LinkedIn também é vantajoso para profissionais que divulgam notícias sobre saúde, participações em eventos de saúde, sobretudo aqueles que têm carreira acadêmica/científica.
Mas o poder dos vídeos, que crescem cada dia mais como fonte de entretenimento e também como fonte principal de informação, faz com que o YouTube e o TikTok também sejam alternativas atraentes no marketing para a saúde.
O importante é avaliar qual rede social mais te agrada, mais combina com seu perfil e seus objetivos, e tem maior influência sobre o perfil médio dos pacientes que você deseja conquistar.
Você já está usando essas ferramentas para atrair novos pacientes?
Nós adoraríamos conversar com você para entender como podemos potencializar suas ações de marketing, ou até mesmo criar um novo projeto do zero.
Somos especializados em marketing médico e marketing para saúde em geral. Atendemos em todo o Brasil. Temos prazer em divulgar conhecimentos sobre marketing digital para que mais profissionais alcancem seus objetivos por meio da comunicação, marketing, branding e tecnologia.
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