Artigos Postado no dia: 4 julho, 2024

O marketing a serviço da informação: conheça o poder do marketing de conteúdo na saúde

O marketing pode estar a serviço da informação e também dos negócios! Acredite: esses objetivos não são incompatíveis.

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para iniciar e avançar relacionamentos que podem gerar negócios na área da saúde, e ao mesmo tempo, disseminar conhecimento sobre temas relevantes na área da saúde.

Vamos entender como fazer isso?

 

O que é o marketing de conteúdo e como ele é usado na área da saúde?

Marketing de conteúdo é o uso de estratégias de conteúdo com a finalidade de comunicar uma mensagem maior, e de atingir objetivos de marketing (conversão, vendas) e de branding (formação da imagem da marca na mente do consumidor). Algumas dessas estratégias de conteúdo são:

  • posts em blogs e redes sociais;
  • conteúdos de áudio (podcasts, rádio, audiobooks) e vídeo (vídeos para YouTube, Instagram Reels, aulas, webinars, lives etc);
  • e-books;
  • newsletters;
  • conteúdos exclusivos para serem enviados por e-mail, lista de transmissão etc;
  • entre outros.

Na área da saúde, esses conteúdos são criados com uma finalidade informativa, isto é, com a finalidade de esclarecer dúvidas e disseminar conhecimento sobre assuntos relacionados a saúde.

Não há que se confundir o marketing de conteúdo com jornalismo. Embora o marketing de conteúdo também precise ser feito com responsabilidade e credibilidade, ele serve a uma finalidade diferente. O profissional da saúde que lança conteúdos de marketing faz isso mediante sua própria marca, na qualidade de profissional do assunto, inclusive não precisando ser tão imparcial, tal como é o dever do jornalista. Ademais, por mais que o marketing de conteúdo possa ajudar as pessoas a compreenderem melhor alguns assuntos, não há como negar que ele também serve a propósitos pessoais da pessoa que faz o marketing. E não há problema nenhum nisso, desde que tudo seja feito com ética e equilíbrio.

 

Como o marketing pode ser usado a serviço da informação de uma forma equilibrada

Uma boa maneira de equilibrar objetivos de marketing com um objetivo informativo é criar conteúdos que abordem temas de seu conhecimento, com pitadas de informação relacionadas à sua experiência e sua forma de trabalhar. Dessa forma, você estará transmitindo conhecimento sobre saúde, mas também mostrando um pouco mais de você e de sua prática. Seu público terá a chance de aprender sobre o assunto e também conhecer você e entender se é um “match” adequado para ele como paciente.

Mas é claro que você e o seu público não são as únicas partes dessa relação. Também é importante seguir com muita atenção as diretrizes de publicidade do seu Conselho de Classe. Essas diretrizes geralmente informam algumas práticas, meios de comunicação ou tipos de conteúdo que não são permitidos, ou orientam a melhor forma de usar aqueles que são permitidos, a fim de preservar a dignidade da profissão e a ética perante o público e os pacientes.

Por exemplo, o Conselho Federal de Medicina tem uma série de diretrizes para a produção de posts do tipo “Antes e Depois”: é preciso incluir indicações e mencionar as possíveis complicações que o procedimento pode gerar, entre outras informações.

Perceba como esse tipo de conteúdo pode entregar informação e ainda assim mostrar seu trabalho e seu estilo, balanceando objetivos de marketing e de informação.

 

Usando o marketing de conteúdo informativo a serviço dos negócios 

Contribuir com o conhecimento das pessoas é sempre muito bom, mas naturalmente, dentro de uma estratégia de marketing, você também quer novos pacientes e receita.

Como o conteúdo gera vendas? Ele o faz na medida em que você o estrategiza para iniciar ou nutrir relacionamentos que podem culminar na sua contratação.

A metodologia do inbound marketing (marketing de entrada) trabalha a partir dessa premissa: usar conteúdos (e outras estratégias, como o tráfego pago) como “portas de entrada” para atrair pessoas que poderão se tornar pacientes, ou ainda, como “gatilhos” para continuar evoluindo um relacionamento profissional até a pessoa decidir ser sua paciente.

O inbound marketing se baseia no conceito de funil de vendas. O funil tem as seguintes etapas:

  •  Topo do funil: fase da atração;
  • Meio do funil: fase da nutrição do relacionamento;
  • Fundo do funil: fase da conversão em venda;
  • Fundo de funil estendido: fase da fidelização ou reconquista.

O conteúdo pode ser usado em todas essas etapas para ajudar a fazer o seu contato/lead/futuro paciente “descer” para a próxima etapa do funil. Para isso, é preciso elaborar e separar cuidadosamente os tipos de mensagens e conteúdos mais adequados para cada etapa, a fim de despertar no indivíduo o gatilho necessário para querer continuar a jornada.

Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde?

ENTÃO, APROVEITE OS CONTEÚDOS ABAIXO

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:   https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados