Médicos e profissionais da saúde: saibam como começar no marketing digital
Quem é médico ou presta serviços no setor da saúde já deve estar atento para a necessidade de estar na Internet, mas o marketing digital é um campo tão amplo que pode até parecer vago, como se fosse qualquer ato de divulgação na Internet. Não é bem por aí!
O marketing digital engloba uma série de ações. Na Medicina, elas seguem orientações especiais.
Neste artigo, vamos falar sobre:
- Qual é a diferença entre o marketing digital “geral” e o marketing digital médico;
- Os principais passos para um médico ou profissional da saúde começar uma estratégia de marketing digital;
- Como dar seguimento e obter os melhores resultados com essa estratégia.
Confira!
Marketing digital para médicos e profissional da saúde: qual é a diferença
O marketing digital é um conjunto de ações online voltadas para o fechamento de negócios. Esses negócios podem ser a venda de produtos ou serviços.
No marketing médico, esse conceito também se aplica. A diferença é que no marketing digital médico, é preciso combinar os conhecimentos e estratégias de marketing digital com:
- o Código de Ética Médica, mais especificamente o seu Capítulo XIII;
- o Manual de Publicidade Médica (Resolução nº 1.974/11 do CFM);
- as demais Resoluções do Conselho Federal de Medicina.
Esses atos normativos estabelecem algumas diretrizes para evitar a mercantilização da publicidade do médico, pois isso poderia prejudicar o público, a dignidade da Medicina e a imagem da profissão.
Mas mesmo diante das limitações, o marketing médico também pode trazer excelentes resultados quando executado com ética, consistência e estratégias bem elaboradas que sejam focadas tanto em objetivos de curto prazo, quanto no médio e longo também.
“Alguém que se diz profissional de marketing, mas que só se preocupa com o curto prazo e em maximizar o lucro, pode facilmente abordar uma abordagem descarada. Spam, enganação e coação.
(…) O outro tipo de marketing, o eficaz, envolve compreender a visão de mundo e os desejos de nossos clientes para que possamos criar uma conexão.”
(Seth Godin, no livro “Isso é marketing”)
Por onde começar: 5 etapas fundamentais do marketing médico digital
- Tenha um nicho e uma marca bem definida
Sem um nicho delimitado, o marketing médico corre o risco de “atirar para todos os lados”. Assim, desperdiça-se recursos e oportunidades de colher atrair a audiência correta e fugir da concorrência.
É essencial ter uma identidade bem construída, ou seja, uma marca. Essa marca envolve seu nome, logotipo, paleta de cores, identidade visual para comunicação na Internet e também offline.
- Tenha um site com blog
O site é a sua casa na Internet. Um médico pode até produzir conteúdo e dispor ferramentas de contato nas redes sociais, ou construir uma presença em para portais de saúde e de informação em geral. Porém, ter o seu próprio site é fundamental para consolidar sua autoridade, ranquear no Google e reter tráfego.
- Tenha uma estratégia de conteúdo
O conteúdo é o pilar básico do inbound marketing (marketing de entrada), um subnicho do marketing digital que é baseado na retenção espontânea de clientes por meio de conteúdo informativo.
Uma estratégia de conteúdo passa pela definição dos melhores temas, canais de distribuição, cronograma de postagens e muito mais.
- Use técnicas de SEO
O SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), usa de técnicas de escrita e uso de palavras chave para aumentar as chances de ser encontrado no Google.
É fundamental para conseguir visibilidade e não correr o risco de se perder no mar de conteúdo da Internet.
- Tenha um sistema de CRM integrado ao inbound marketing
O conteúdo será a porta de entrada de contatos que podem se tornar seus pacientes no futuro.
Para isso, é preciso que seu plano de inbound marketing esteja integrado a um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management, ou CRM). Ele irá colher e organizar os dados dos clientes que consentirem em fornecê-los para receber seu conteúdo. Com base nesses dados, inicia-se o relacionamento profissional que, se bem administrado, resultará em um novo paciente para seu consultório.
E depois?
Como você pôde perceber, os últimos passos descritos no item anterior envolvem ações mais sofisticadas e com maior grau de especialização em marketing digital.
O ideal é que todas as ações de marketing digital médico sejam delegadas para profissionais.
Até porque, além de executar todas essas ações, também é importante que elas sejam monitoradas, avaliadas, analisadas e aprimoradas.
A In Company tem experiência de mais de uma década no mercado de marketing e comunicação para médicos, desde a criação e desenvolvimento de identidade visual, até o planejamento e execução completa de ações de marketing médico digital.
Todos os nossos projetos são customizados, com observância das regras do CFM e observando tendências e estratégias que dão resultados para profissionais da saúde.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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