Bem estar e autocuidado deixaram de ser artigos de luxo ou tabus há muito tempo. São temas amplamente difundidos e que moldam tendências de comportamento e mercado.
Seu planejamento de marketing na saúde pode absorver essas tendências, tanto no aspecto da forma quanto no conteúdo.
Nesse artigo, vamos entender como a cultura de bem estar e cuidado influência estratégias de negócio, administração e marketing na saúde. Também vamos verificar, na prática, o que significa promover uma cultura de bem estar e cuidado em ações de marketing, na forma e no conteúdo.
Bem estar e cuidado: uma cultura que influencia ações de administração e marketing na saúde Há bastante tempo, o conceito de saúde passou a abranger também o bem estar mental e social, além do físico. Em 1946, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou essa definição, a qual refletia uma crescente preocupação com a qualidade de vida das pessoas, muito além da mera ausência de enfermidade física.
Na última década, também cresceu a preocupação da sociedade com a saúde mental e autocuidado (self-care). Essa nova cultura, na qual saúde mental e autocuidado deixam de ser itens de luxo ou tabus e passam a ser discussões amplamente difundidas, também invadiu o mercado e o marketing, mesmo fora da área da saúde.
Assim, quem atua na área da ciência e saúde tem uma plataforma ainda mais relevante para abordar esse tipo de assunto.
Não à toa, a cultura de bem estar e cuidado influenciam nas ações de administração e negócios na saúde, gerando:
- novas ideias para produtos e serviços voltados para o bem estar, saúde mental e autocuidado;
- novos nichos e segmentos de mercado voltados para a humanização de práticas de saúde;
- entre outros produtos, serviços e ações de comunicação que promovem o bem estar e cuidado.
Como promover uma cultura de bem estar e cuidado por meio do marketing na saúde
O marketing digital oferece uma série de ferramentas e oportunidades para implementar ações de marketing que promovem o bem estar e o cuidado. As principais são aquelas relacionadas a marketing de conteúdo.
E não pense que estamos nos referindo apenas a produzir conteúdos incentivando o cuidado com a saúde mental e o bem estar. Essa proposta também deve guiar o formato desses conteúdos, para que a sua estratégia de marketing seja coerente e harmônica.
Logo, podemos resumir a promoção da cultura de bem estar e cuidado no marketing em 2 aspectos: forma e conteúdo. Entenda como elas acontecem na prática:
Forma
- Cuidado com a experiência do usuário (User Experience, ou UX), fazendo as melhores escolhas estéticas para gerar bem estar, evitando a disrupção visual e auditiva do indivíduo que acessa sua página e consome seus conteúdos;
- Uso de recursos de controle de conteúdo sensível (redes sociais como Twitter e Instagram disponibilizam essas funcionalidades de controle);
- Planejamento da frequência do disparo das comunicações no fluxo de inbound marketing, evitando incomodar ou “lotar” a caixa de e-mails do seu lead;
- Entre outros
Conteúdo
- Produção de conteúdos sobre temas relacionados a bem estar, saúde mental, autocuidado (self-care);
- Uso de linguagem respeitosa e que considere as experiências e dores do seu público-alvo;
- Planejamento de SEO para uso de palavras-chave relacionadas a novas tendências e hábitos de bem estar e cuidado;
- Entre outros
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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