Artigos Postado no dia: 30 maio, 2023

Marketing na Advocacia: como construir uma marca forte para seu escritório

O marketing na advocacia pode transformar o nome do seu escritório, seus sócios e demais colaboradores em marcas fortes e de respeito.
Se você tem dificuldade de entender como isso acontece ou como pode ser mensurado, preparamos um artigo que explica exatamente quais são os pilares do marketing jurídico e como eles se refletem no branding (criação e gestão de marca). Também vamos falar sobre os indicadores de performance que provam o poder do marketing para fortalecer a marca do seu escritório de advocacia.
Leia e entenda!

 

Conheça os pilares do marketing na advocacia

No que o marketing jurídico difere do marketing feito para outras profissões e segmentos de mercado?

Naturalmente, no fato de que ele deve se adequar às diretrizes do código de ética da OAB.

Essas diretrizes acabam moldando também as práticas de marketing jurídico, as técnicas e estratégias utilizadas.

A partir do momento em que você compreende a essência do tipo de marketing que a OAB permite fazer na advocacia, fica fácil saber quais as técnicas você pode utilizar, sequer sendo preciso decorar os preceitos trazidos no Código de Ética, Provimento CFOAB n. 205/21 etc.

Sem delongas, o marketing feito na advocacia se apoia nos seguintes pilares abaixo:

1- Informativo

A ideia do marketing jurídico não é vender a advocacia, é sim ensinar o cliente a comprar serviços jurídicos, entendendo os benefícios desta assessoria na vida de uma pessoa ou de uma empresa. E portanto, é fundamental a distribuição de conhecimento/conteúdo!

2- Atração em vez de captação

No marketing jurídico, você não vai atrás de clientes: você se posiciona para ser encontrado por eles e despertar neles o interesse de conhecer seu trabalho.

3- Moderação

Vale tudo para passar sua mensagem e chamar a atenção do cliente? Não! É preciso guardar no marketing a mesma sobriedade, discrição e zelo pela dignidade da advocacia que se guarda no exercício da profissão.

4- Foco na informação

Autopromoção e sensacionalismo não cabem no marketing jurídico.

Expor clientes, seja violando o sigilo profissional ou se vangloriando da sua lista de clientes, também não.

Como o marketing na advocacia pode fortalecer a marca do seu escritório

Ao ler o item anterior, você pode ter ficado com dúvidas sobre como o marketing jurídico pode agir como uma ferramenta de branding, se há tantas restrições relacionadas à promoção do advogado enquanto pessoa, ou do escritório enquanto empresa.

Acredite: é justamente nisso que mora o segredo para criar uma marca forte para o seu escritório de advocacia.

O marketing vai te fornecer ferramentas para se tornar conhecido, mas mais do que isso, para se tornar respeitado e compreendido como uma referência no assunto da sua área de atuação. Não se trata apenas de visibilidade e popularidade: trata-se de criar autoridade e mindshare — isto é, inspirar associações entre seu escritório e um determinado assunto ou área do Direito na mente do cliente.

E como você promove essas associações? Por meio de:

⦁ distribuição de conteúdos informativos sobre os temas aos quais seu escritório quer ser vinculado (pode ser um serviço advocatício em específico, uma área do Direito, um nicho de mercado que você atende, etc);
⦁ uso estratégico de palavras-chaves (SEO);
⦁ assessoria de imprensa para aumentar menções do seu escritório e advogados na mídia;
⦁ marketing de relacionamento para aumentar fidelização e poder de indicação;
⦁ criação de uma carteira de leads (contatos/clientes);
⦁ entre outras estratégias de inbound marketing, marketing de conteúdo,

⦁ tecnologia e branding.

 

10 sinais de que você está conseguindo criar uma marca forte para seu escritório

Fortalecimento de marca, reputação, credibilidade, autoridade… Tudo isso pode parecer bastante intangível para você, mas a verdade é que há formas de medir a performance da sua estratégia de branding e marketing na advocacia.
Chamamos essas métricas de branding key performance indicators (indicadores-chave de performance do branding), ou branding KPIs.
Alguns branding KPIs importantes são:

⦁ Número de menções do seu escritório ou de advogados dele em diretórios e rankings de advocacia.
⦁ Número de menções do seu escritório ou de advogados dele em portais de conteúdo, participações em eventos etc, jurídicos ou não.
⦁ Número de menções do seu escritório ou de advogados dele em redes sociais.

⦁ Ranqueamento no Google, YouTube e outros indexadores de conteúdo.

⦁ Número de impressões de suas publicações.

⦁ Conversões em leads dentro de uma estratégia de inbound marketing.

⦁ Taxa de visitantes .

⦁ Taxa de abertura de e-mails.

⦁ Taxa de retorno.

⦁ Ticket médio e evolução da precificação dos serviços do escritório.

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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