Artigos Postado no dia: 16 maio, 2024

Marketing Médico pós-pandemia: estratégias para manter a conexão com os pacientes em um contexto desafiador

Lá se vão mais de 4 anos desde o início da pandemia de COVID-19 no mundo, mas o marketing médico pós-pandemia ainda sente os efeitos dessa época. O profissional da saúde enfrenta um cenário de maior vulnerabilidade dos pacientes, e isso precisa ser levado em consideração na gestão do relacionamento com eles. O marketing tem ferramentas para te ajudar com isso!

Nesse artigo, vamos entender como ferramentas e estratégias de marketing podem te ajudar a manter a conexão com seus pacientes para se manter como referência de apoio e profissional confiável junto a eles.

Você pode mergulhar nesse universo sem culpa: a intenção do marketing médico pós-pandemia não é explorar a vulnerabilidade dos pacientes, mas sim, usar das ferramentas disponíveis para manter o vínculo saudável já conquistado com eles. É fundamental cuidar desses relacionamentos — e o marketing (nele incluídos o marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, inbound marketing e CRM) pode ser seu aliado!

 

Como manter a conexão com os pacientes em um contexto pós-pandemia? Conheça 4 estratégias de marketing

Primeiramente, é importante entender que estratégia não é algo negativo ou um artifício para explorar pessoas. Não há nada de errado em ter estratégias de relacionamento com seus pacientes!

Estratégia nada mais é que um esforço coordenado para atingir algum objetivo. Ter estratégia é agir de forma consciente, deliberada, com propósito; em contraponto com a ideia de agir sem estratégia, que significa agir sem método e contar com a sorte.

Dito isso, quais seriam as melhores estratégias para manter a conexão com seus pacientes em um contexto tão desafiador que vivemos na área da saúde?

A melhor estratégia sempre será aquela que melhor se molde ao seu perfil, seus objetivos, e render bons resultados.

Muitas estratégias funcionam bem para alguns profissionais, mas não para outros. Por que isso acontece? Porque a estratégia não está bem ajustada ao contexto, não reflete exatamente a marca do profissional e não corresponde à realidade do mercado e do seu público-alvo.

Algumas estratégias de marketing que vale a pena conhecer para aplicar à gestão de relacionamento com seus pacientes são:

 

Segmentação

Uma boa estratégia deve ser personalizada ao perfil de um paciente ou grupo de pacientes. A partir de um estudo da sua carteira de pacientes, é possível dividi-los em grupos conforme uma série de critérios a serem definidos conforme seu objetivo, tais como:

  • faixa etária;
  • tempo de carteira (pacientes novos, pacientes que já estão na clínica há algum tempo etc);
  • tipo de serviço mais acessado;
  • ticket médio/faturamento em um determinado período;
  • e quaisquer outros fatores que sejam relevantes.

Replicar as mesmas ações a todos os segmentos/nichos de pacientes pode ser uma estratégia mais prática, mas com isso, pode haver um certo desperdício de potencial. Você pode deixar de verificar particularidades que fazem toda a diferença, inclusive para fins de análise da saída/rejeição de pacientes.

 

Inbound marketing e CRM para checks periódicos

A pandemia escancarou a vulnerabilidade das pessoas e a necessidade que elas têm de se sentirem amparadas e cuidadas. Como profissional da saúde, você é uma das principais referências que seus pacientes têm nesse sentido.

Os softwares e técnicas de inbound marketing e CRM trazem possibilidades para que você sistematize contatos periódicos com seus pacientes, a fim de verificar como estão, se estão bem, se precisam de algo etc. Esses checks periódicos podem ser programados de forma coordenada com as consultas e retornos, ou conforme outros critérios de frequência, desde que tomado o cuidado para não se tornar cansativo ou invasivo perante seu paciente.

 

Marketing de conteúdo

O conteúdo pode ser uma estratégia quando é usado para nutrir leads, ou seja: para fomentar a continuidade dos relacionamentos com seus pacientes.

Seja por meio de conteúdos informativos sobre saúde ou atualizações sobre sua clínica, a distribuição de conteúdo é uma maneira de se manter presente para seu paciente, e ademais, iniciar ou continuar conversas.

Vale a pena lembrar que a pandemia levou as pessoas a intensificarem ainda mais as suas relações com a Internet e a tecnologia.

A Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC Domicílios) 2020 constatou que houve um aumento de domicílios brasileiros com acesso à Internet, de 2019 para 2020, passando de 71% dos para 83%.

Nesse contexto, muitos pacientes seus  têm consumido e confiado mais nas informações sobre saúde que encontram na Internet, em vez de esperar a consulta com você para tirarem dúvidas. Naturalmente, a Internet não substitui uma consulta especializada, mas mesmo assim você pode explorar o potencial dela para produzir conteúdos também. Já que seus pacientes consumirão conteúdo digital sobre saúde de qualquer jeito, por que não garantir que esses conteúdos sejam aqueles produzidos por você?

 

Eventos de conteúdo e relacionamento

Os eventos (mesmo que realizados apenas de forma digital) trazem oportunidades valiosas de contato e proximidade. Mas naturalmente, os eventos presenciais têm um maior potencial nesse sentido. Sobretudo no contexto pós-pandemia, eles têm se mostrado mais efetivos.

Muitos profissionais adotam essa estratégia para atrair pacientes novos, mas esquecem-se do potencial deles para nutrir relacionamentos com pacientes já conquistados ou ex pacientes. Desenvolva eventos especiais voltados aos pacientes da sua carteira e veja o quanto isso pode aproximá-los.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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