“Marketing médico” parece uma expressão autoexplicativa, mas você sabe de fato definir o que ela significa? O que torna o marketing médico diferente do marketing digital generalizado? E como o marketing médico pode atrair novos pacientes para seu consultório?
Neste artigo, vamos responder a essas perguntas de forma muito simples, com analogias e explicações familiares. Você vai entender porque deve buscar conhecimento e mão de obra especializada em marketing médico, em vez de marketing digital ou gestão de redes sociais “genéricos”.
Acompanhe a leitura e fique à vontade para nos procurar em seguida e aprofundar essa discussão!
Afinal, o que é marketing médico? Veja uma analogia simples para entender
O nome é autoexplicativo, mas na prática, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que torna o marketing médico diferente do marketing digital generalizado ou de outras vertentes do marketing.
A explicação é muito simples e pode ser compreendida apesar de uma analogia familiar.
No estudo e prática da Medicina, as áreas de especialização são divididas para fins didáticos, por necessidades da própria Medicina (pois cada órgão, sistema, gênero, faixa etária etc tem suas características peculiares). Mas essa divisão também atende à necessidade de segmentação do mercado em nichos.
Dessa forma, os nichos e subnichos da Medicina surgem conforme necessidades da ciência, mas também do mercado.
Por exemplo, um reumatopediatra teria melhores condições de atender crianças com doenças reumatológicas do que um reumatologista ou um pediatra, pois a reumatopediatria reúne conhecimentos e experiências dessas duas especificações: a reumatologia e a pediatria.
Guardadas as devidas proporções, os segmentos de marketing seguem uma lógica parecida. O marketing médico é mais especializado que o marketing “geral”.
O marketing médico abrange um conjunto de técnicas e ferramentas de marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo, comunicação institucional, assessoria de imprensa, aliadas a preceitos legais e tendências de mercado do segmento médico.
Como atrair pacientes com marketing médico
Conforme dissemos, o marketing médico reúne conhecimentos de diversas vertentes do marketing e comunicação (entre outras áreas pertinentes). Entre esses conhecimentos, existem técnicas e estratégias específicas para atrair pacientes.
Inclusive, muitas pessoas acreditam que a única finalidade do marketing é atrair novos pacientes, clientes ou consumidores. Isso não é verdade. Porém, não podemos negar que a fase da atração é fundamental, pois é ela que inicia todo o relacionamento que se consumará em um negócio.
Vamos entender como a atração de pacientes ocorre no marketing médico, segundo a principal estratégia utilizada para isto: o funil de vendas.
Conheça o funil de vendas
No inbound marketing, trabalhamos com um conceito chamado “funil de vendas“, que representa a jornada de compra do cliente/paciente.
A metáfora do funil é escolhida justamente porque a intenção é atrair uma base de dados e “afunilá-la” até restarem os contatos que irão fechar um negócio (sem prejuízo de continuar trabalhando para que os demais contatos venham a fechar negócios no futuro também).
O funil é dividido em 5 fases:
- Atração
- Nutrição
- Venda
- Retenção
- Reconquista
Como você pode perceber, a atração corresponde à primeira fase do funil.
A fase 1 do funil de vendas do marketing médico se destina à atração de pessoas
Na primeira fase, nosso propósito é trazer tráfego para o site médico. Ou seja: queremos atrair pessoas para visitarem seu site, pois a partir de lá elas poderão se converter em “leads” (contatos interessados em seguir para as próximas fases do funil).
E como fazemos isso?
Existem muitos atalhos para levar as pessoas ao seu site:
- Ranqueamento do seu site ou blog no Google, de forma orgânica (com técnicas de SEO) ou por meio de tráfego pago (Google Ads);
- Posts em redes sociais que direcionam o público ao seu site;
- Newsletters, vídeos, eventos e outros conteúdos que direcionam o público ao seu site.
Conclusão: o diferencial do marketing médico para atrair clientes
Perceba que usamos a palavra “atração” ao nos referirmos à primeira fase do funil de vendas, pois a intenção é fazer com que essas pessoas visitem seu site de forma espontânea. O seu conteúdo é que vai fazer essas pessoas quererem clicar no link e entrarem no seu site.
Esse é o grande diferencial do inbound marketing: ele se baseia em atração espontânea. Por isso é chamado de “inbound”, ou marketing de entrada.
Mesmo no tráfego pago, perceba que não estamos forçando ninguém a clicar no link do seu site médico. Estamos apenas nos posicionando de forma mais adequada para sermos vistos. Mas é a pessoa que irá tomar a decisão de clicar, consumir seu conteúdo, e depois, inscrever-se para receber mais, até ir aprofundando esse relacionamento e vir de fato a se tornar um paciente.
Assim, unindo essa técnica importantíssima de inbound marketing aos demais conhecimentos e recursos usados no marketing médico, temos um novo diferencial em relação às técnicas generalistas de marketing. Você estará usando o melhor do marketing, de forma adequada ao seu segmento de mercado, inclusive sob o ponto de vista legal.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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