Artigos Postado no dia: 24 junho, 2021

Como fazer marketing médico?

Entenda as diferenças entre fazer marketing para médicos e para outras profissões

O marketing médico surgiu de uma necessidade do mercado. Fazer marketing para médicos exige conhecimentos específicos de legislação e de marketing digital, além de alguns conhecimentos de branding também.

Nesse artigo, tiraremos as maiores dúvidas sobre as diferenças entre fazer marketing para médicos e fazer marketing para outras profissões.

 

Entendendo o marketing médico: o que é e como surgiu

O marketing médico é um ramo do marketing que combina conhecimentos de marketing geral com as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Ele surgiu pela necessidade de especialização do mercado perante as diretrizes do CFM, para acomoda esses profissionais no contexto do marketing digital e também o marketing offline, dentro daquilo que é permitido.

Cada vez mais, os médicos têm entendido como o marketing pode trazer bons resultados para sua marca pessoal, suas clínicas e hospitais.

 

Diferenças entre marketing para médicos e marketing para outras profissões

Agora que entendemos o conceito de marketing para médicos, vamos entender como ele se diferencia dos demais, na prática.

 

Adequação ao CFM

A primeira e principal diferença que separa o marketing médico do marketing “geral” é a necessidade de as ações e estratégias usadas serem compatíveis com a Resolução n. 1974/11 do CFM.

Por exemplo, o CFM não permite que um médico ou entidade médica participe de anúncios de empresas comerciais ou produtos de qualquer natureza. Em alguns segmentos do mercado, essa restrição não existe.

Outra vedação do CFM que não encontra equivalentes em muitas outras áreas do conhecimento e do mercado é: “garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento”. Como você já deve ter visto na TV ou na Internet, muitas empresas de serviços garantem resultados, inclusive oferecendo recompensas ou restituições caso o resultado não seja alcançado. Isto não pode ser feito no marketing médico.

 

Inbound marketing médico (a estratégia de marketing ideal para médicos)

O inbound marketing é o oposto do outbound marketing.

No outbound, as ações são voltadas para fora: a empresa vai atrás do cliente e busca chamar a sua atenção para um produto ou serviço.

No inbound, as ações são voltadas para dentro: a empresa se posiciona para que o cliente vá até ela.

O inbound marketing pode ser usado para todos os segmentos. Mas ele tem uma importância especial em segmentos como o marketing jurídico e médico, pois nesses segmentos deve-se evitar a comercialização, as táticas de captação de clientela e a comodificação dos serviços. Por isso, o inbound marketing aplicado ao marketing médico traz excelentes resultados de forma compatível com o CFM.

No inbound marketing, em vez de captar clientes, busca-se atraí-los, para depois conquistá-los (gerar venda), e por fim, fidelizá-los (fundo de funil estendido).

 

Tom de voz e identidade visual

Naturalmente, todo segmento e plano de marketing precisa alinhar elementos de comunicação e estética para transmitir valores, conceitos e mensagens dentro de uma estratégia.

O marketing médico também requer um planejamento especial quanto a isto. Um texto feito para um profissional de outra área pode não servir para o marketing médico. E não estamos falando somente do conteúdo, mas sim, do tom de voz.

O “tom de voz” é um termo de branding, que se refere à linguagem verbal e não verbal com a qual a marca se comunicará com o público. O tom de voz também diz respeito aos valores implícitos no conteúdo e comunicação da marca.

Em geral, no marketing médico, combinam-se valores e ideias consolidadas no imaginário coletivo sobre a Medicina, com tendências novas de estilo e acessibilidade.

É importante encontrar um equilíbrio, mas sempre priorizando:

  • as permissões do CFM;
  • a personalidade do médico;
  • o público-alvo (persona) e os objetivos do projeto.

 

Como fazer marketing para médicos?

Você já viu que o marketing, assim como a Medicina, tem especialidades.

Então, é recomendável que o marketing médico seja feito por profissionais com experiência na área.

Na In Company, usamos softwares de CRM, técnicas de SEO, e muito planejamento, produção e distribuição de conteúdo, além de outras alternativas básicas e essenciais, como o site e os perfis nas redes sociais.

 

Quer continuar aprofundando seus conhecimentos? Confira nosso artigo Gestão de marcas médicas: entenda a diferença entre marketing de conteúdo e branding para fortalecer a autoridade médica

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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