Artigos Postado no dia: 13 maio, 2021

Marketing Médico: médicos crescem com ações de marketing durante a pandemia

Apesar de todos os impactos negativos, a pandemia do coronavírus deixa também um legado positivo para alguns médicos que conseguiram controlar seus canais de comunicação e imprensa na pandemia. Além do aprendizado e do serviço à sociedade, essas ações também trarão resultados no futuro.

 

 

Neste artigo, vamos analisar como os médicos usaram recursos de marketing, comunicação e imprensa durante a pandemia.

A pandemia reforçou a imagem e autoridade dos médicos

O marketing, o jornalismo e a comunicação são áreas muito dinâmicas, por natureza, requerendo alta capacidade de adaptação.

A Medicina também exige que os profissionais saibam lidar com alta carga de pressão e agilidade no dia a dia profissional.

Mas obviamente, ninguém estava preparado para atravessar uma pandemia e todas as crises que ela causou (crise social, econômica, sanitária).

Isolados por questão de segurança, aumentamos o grau de dependência da Internet, dos celulares e todos os meios de comunicação digital.

Também passamos a depender muito mais dos noticiários e veículos de informação, ansiosos por conhecimento sobre um vírus novo com o qual não sabemos lidar.

Até mesmo os médicos, muitas vezes, sentiram-se tão perdidos quanto a população. Mas ao mesmo tempo, eles se tornaram porta-vozes e referências. Pelas vozes deles, ouvimos relatos e orientações.

É uma posição difícil para qualquer profissional, mas que reforçou a consciência do quão importante é a imagem e autoridade que os médicos têm perante a sociedade.

 

Como médicos se aproximaram da comunicação e imprensa na pandemia

A assessoria de imprensa de hospitais e clínicas teve papel fundamental nessa pandemia.

Diante de um grande desespero em todo o país e até mesmo propagação de fake news (notícias), os estabelecimentos e profissionais que agiram com seriedade, profissionalismo e empatia se destacaram, aumentando sua credibilidade perante o público.

Por meio de ações da assessoria de imprensa, que é a ponte entre a pessoa/empresa e a mídia (jornalistas), os médicos podem contribuir para a narrativa de uma questão, seja a pandemia ou qualquer outra. Esse posicionamento é importante tanto para a imagem do médico quanto para o bem da sociedade.

 

Além das ações de imprensa, outras formas de comunicação foram importantes, principalmente o marketing digital. Os canais de comunicação dos médicos com o público (site, blog, redes sociais) trazem oportunidades importantes para compartilhar conhecimento e conteúdo informativo. Por esses canais, médicos aproveitaram para compartilhar informações claras sobre o que pode ou não pode ser feito durante uma pandemia, esclarecer dúvidas, mitos, transmitir orientações e análises de estudos e pesquisas novas sobre o coronavírus.

 

Sem dúvidas, os médicos e suas equipes de marketing e imprensa saem fortalecidos nesse aspecto.

 

Olhar para o futuro: o que os médicos levam de tudo isso

A pandemia deixa legados inegáveis para diversas áreas da sociedade e do conhecimento. Na comunicação, marketing e imprensa, o legado para os médicos é de consciência, responsabilidade e proatividade no controle sobre sua imagem.

Muitos médicos que tinham o costume de fazer seu marketing sozinhos passaram a contratar equipes especializadas. Alguns, inclusive, nem sabiam o que era e para que servia uma assessoria de marketing digital. Diante do peso que tem a veiculação de informações durante uma pandemia, viram-se diante da necessidade urgente de buscar assessoria profissional.

Essa é uma prática que também deve ser adotada mesmo fora de situações extremas como a pandemia.

 

A assessoria de imprensa e o marketing digital têm uma matéria-prima semelhante: o conteúdo.

Conteúdos educativos, contendo informações de interesse do público, são veículos de consolidação da autoridade do médico. Também permitem o alcance de novos públicos e podem trazer novos pacientes. As ações de marketing digital, comunicação e imprensa baseadas na produção e distribuição de conteúdo são comprovadamente eficazes no fortalecimento de marcas e geração de retorno financeiro.

 

Agora que você viu como muitos médicos conseguiram se fortalecer com ações de comunicação e imprensa na pandemia, busque uma agência especializada para assessorá-lo. Lembrando que é recomendável optar por quem é especializado em marketing médico, pois ele tem regras particulares, de acordo com o Código de Ética Médica, e não segue os mesmos padrões dos demais segmentos de mercado.

 

A In Company está preparada para te ajudar a planejar e desenvolver essa e muitas outras estratégias de marketing digital e inbound marketing. Conheça nossos serviços:  https://www.incompanypr.com.br/servicos/

 

– Quer saber mais?

ENTÃO, VEJA TAMBÉM:

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI

 

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, clique aqui 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados