Apesar de todos os impactos negativos, a pandemia do coronavírus deixa também um legado positivo para alguns médicos que conseguiram controlar seus canais de comunicação e imprensa na pandemia. Além do aprendizado e do serviço à sociedade, essas ações também trarão resultados no futuro.
Neste artigo, vamos analisar como os médicos usaram recursos de marketing, comunicação e imprensa durante a pandemia.
A pandemia reforçou a imagem e autoridade dos médicos
O marketing, o jornalismo e a comunicação são áreas muito dinâmicas, por natureza, requerendo alta capacidade de adaptação.
A Medicina também exige que os profissionais saibam lidar com alta carga de pressão e agilidade no dia a dia profissional.
Mas obviamente, ninguém estava preparado para atravessar uma pandemia e todas as crises que ela causou (crise social, econômica, sanitária).
Isolados por questão de segurança, aumentamos o grau de dependência da Internet, dos celulares e todos os meios de comunicação digital.
Também passamos a depender muito mais dos noticiários e veículos de informação, ansiosos por conhecimento sobre um vírus novo com o qual não sabemos lidar.
Até mesmo os médicos, muitas vezes, sentiram-se tão perdidos quanto a população. Mas ao mesmo tempo, eles se tornaram porta-vozes e referências. Pelas vozes deles, ouvimos relatos e orientações.
É uma posição difícil para qualquer profissional, mas que reforçou a consciência do quão importante é a imagem e autoridade que os médicos têm perante a sociedade.
Como médicos se aproximaram da comunicação e imprensa na pandemia
A assessoria de imprensa de hospitais e clínicas teve papel fundamental nessa pandemia.
Diante de um grande desespero em todo o país e até mesmo propagação de fake news (notícias), os estabelecimentos e profissionais que agiram com seriedade, profissionalismo e empatia se destacaram, aumentando sua credibilidade perante o público.
Por meio de ações da assessoria de imprensa, que é a ponte entre a pessoa/empresa e a mídia (jornalistas), os médicos podem contribuir para a narrativa de uma questão, seja a pandemia ou qualquer outra. Esse posicionamento é importante tanto para a imagem do médico quanto para o bem da sociedade.
Além das ações de imprensa, outras formas de comunicação foram importantes, principalmente o marketing digital. Os canais de comunicação dos médicos com o público (site, blog, redes sociais) trazem oportunidades importantes para compartilhar conhecimento e conteúdo informativo. Por esses canais, médicos aproveitaram para compartilhar informações claras sobre o que pode ou não pode ser feito durante uma pandemia, esclarecer dúvidas, mitos, transmitir orientações e análises de estudos e pesquisas novas sobre o coronavírus.
Sem dúvidas, os médicos e suas equipes de marketing e imprensa saem fortalecidos nesse aspecto.
Olhar para o futuro: o que os médicos levam de tudo isso
A pandemia deixa legados inegáveis para diversas áreas da sociedade e do conhecimento. Na comunicação, marketing e imprensa, o legado para os médicos é de consciência, responsabilidade e proatividade no controle sobre sua imagem.
Muitos médicos que tinham o costume de fazer seu marketing sozinhos passaram a contratar equipes especializadas. Alguns, inclusive, nem sabiam o que era e para que servia uma assessoria de marketing digital. Diante do peso que tem a veiculação de informações durante uma pandemia, viram-se diante da necessidade urgente de buscar assessoria profissional.
Essa é uma prática que também deve ser adotada mesmo fora de situações extremas como a pandemia.
A assessoria de imprensa e o marketing digital têm uma matéria-prima semelhante: o conteúdo.
Conteúdos educativos, contendo informações de interesse do público, são veículos de consolidação da autoridade do médico. Também permitem o alcance de novos públicos e podem trazer novos pacientes. As ações de marketing digital, comunicação e imprensa baseadas na produção e distribuição de conteúdo são comprovadamente eficazes no fortalecimento de marcas e geração de retorno financeiro.
Agora que você viu como muitos médicos conseguiram se fortalecer com ações de comunicação e imprensa na pandemia, busque uma agência especializada para assessorá-lo. Lembrando que é recomendável optar por quem é especializado em marketing médico, pois ele tem regras particulares, de acordo com o Código de Ética Médica, e não segue os mesmos padrões dos demais segmentos de mercado.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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