Pesquisar na Internet antes de marcar uma consulta médica se tornou regra para a maioria das pessoas. Você, médico, pode usar isso a seu favor, com o e-mail marketing.
Neste artigo, vamos:
- desmistificar a ideia de que e-mail marketing é só envio de propaganda por e-mail;
- explicar o potencial do e-mail marketing no médio e longo prazo;
- explicar o papel do e-mail marketing dentro de uma estratégia de inbound marketing médico;
- trazer motivos concretos para usar o e-mail marketing.
Acompanhe essa análise, e se gostar, no final do artigo tem mais.
O que você precisa saber sobre e-mail marketing
O significado da expressão “e-mail marketing” parece ser de fácil intuição, mas será que é mesmo?
O e-mail marketing é a integração do e-mail a uma campanha de marketing digital. Até aí, talvez você tenha feito uma suposição correta.
No entanto, engana-se se pensa que o “marketing”, nesse caso, significa propaganda ou envio de ofertas.
O grande potencial do e-mail marketing está na sua capacidade de criar relacionamentos e fortalecer a autoridade de um profissional por meio de uma jornada de conteúdos. É o que chamamos de funil de vendas do inbound marketing.
É possível vender infoprodutos ou transformar um leitor em paciente logo no início dessa jornada, mas se isso não acontecer, você ainda tem muitas chances por vir. Isso porque o funil de vendas do inbound marketing mostra a sua verdadeira força no médio e longo prazo.
O potencial do e-mail marketing no marketing médico
Com a facilidade de acesso à informação, pesquisar na Internet antes de marcar uma consulta médica se tornou regra para a maioria das pessoas. Você, médico, pode usar isso a seu favor.
Crie uma estratégia de conteúdo que te permita:
- estar posicionado do jeito certo, no lugar certo, quando o seu futuro paciente for em busca da informação que você tem;
- ter conteúdos para ir alimentando este contato conforme ele concorda em receber mais conteúdos por e-mail.
No funil de vendas, o seu futuro paciente será guiado etapa a etapa, desde o topo até o fundo, que é quando se concretiza a “venda” (que, no marketing médico, pode ser o agendamento de uma consulta, de um procedimento, a compra de um infoproduto, etc). Veja a imagem:
No decorrer desse caminho, seu nome ou o nome da sua clínica vão se tornando mais familiares para o leitor, e ele começa a te perceber como uma referência para aquele tema de seu interesse.
Logo, o e-mail marketing será esse veículo que aproximará você da pessoa lendo seus e-mails, até chegar o momento em que ela se torna, verdadeiramente, sua paciente.
Por que apostar em e-mail marketing no marketing médico?
- É menos invasivo que os aplicativos de mensagens;
- Mostra profissionalismo;
- Fácil de gerar dados sobre o sucesso da estratégia (por exemplo: taxa de abertura de e-mails, taxa de clique nos links contidos no corpo do e-mail, entre outras métricas);
- Fácil de gerar, organizar e recuperar informações usadas no monitoramento da jornada de conteúdos (por exemplo: se houver falha na base de dados, e for preciso confirmar se um e-mail foi ou não enviado, sempre há a alternativa de checar manualmente na caixa de e-mail);
- Chance de causar uma boa impressão imediata com o título e primeiras linhas do e-mail, e depois, uma boa impressão visual, por meio dos elementos gráficos contidos no corpo do e-mail;
- O e-mail é uma das formas de comunicação digitais mais duradouras, nunca “sai de uso”;
- “Todos os contatos na sua lista de e-mail são propriedade sua. Todos os seus seguidores nas redes sociais são alugados.” — Ari Herstand, especialista em crescimento digital
Conclusão
O e-mail marketing vai muito além de coldmail (prospecção) ou envio de propaganda e oferta de serviços. Inclusive, se feito da forma correta, o e-mail marketing é uma das estratégias digitais que guardam maior sintonia com o Código de Ética Médica.
Mas para que funcione bem e gere resultados, o e-mail marketing deve fazer parte de uma estratégia mais ampla, acompanhada de softwares de CRM (gestão de relacionamento do cliente) e um planejamento de conteúdo e especializado, feito com base na sua persona ideal e nos objetivos do seu projeto.
Não existe fórmula mágica para ganhar clientes com e-mail marketing: existe constância. Mas para ter constância, é preciso ter segurança no que se faz, e fazer com ética, respeitando o Código de Ética, a Lei Geral de Proteção de Dados, entre outras normas.
Por isso, recomendamos que o marketing para a saúde seja elaborado, executado e monitorado por profissionais especializados em marketing (digital e offline) e diretrizes da publicidade para a saúde.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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