Você estudou marketing médico na faculdade de Medicina? Provavelmente não. Mas você não está sozinho: menos de 20% dos médicos costumam ter contato com o marketing médico durante a graduação.
Nesse artigo, vamos analisar como o marketing médico é compreendido dentro da estrutura das graduações em Medicina e em Marketing também. A partir disso, vamos conceituar o marketing médico e entender como ele é realizado na prática. Leia e entenda mais!
Marketing médico é uma disciplina?
Em nossas pesquisas sobre grades curriculares de cursos de Medicina, identificamos disciplinas como Inovação e Empreendedorismo. Porém, não identificamos o Marketing Médico ou qualquer disciplina similar como parte da grade curricular de nenhum curso de Medicina.
Naturalmente, é possível que existam grades em que conste essa disciplina e que nossa pesquisa não tenha identificado. Mesmo assim, a própria dificuldade em localizar esse tipo de informação já indica que não existe uma tendência de inserir o Marketing nas grades curriculares de Medicina.
Uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Educação Médica constatou que cerca de apenas 16,8% dos estudantes de Medicina avaliados tiveram algum contato com o marketing médico. Os pesquisadores concluíram que “marketing médico
é uma área pouco compreendida e relegada ao currículo oculto, sendo influenciada por transposições inadequadas de métodos didáticos destinados à comunicação profissional para a população leiga.” (Fernando Henrique Canhoto Alves et al. Percepções de alunos de medicina sobre marketing médico. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, v. 36, p. 293-299, 2012)
No entanto, as diretrizes da publicidade médica que constam no Código de Ética Médica são estudadas dentro da disciplina de Ética Médica. É uma abordagem mais abrangente e menos focada no aspecto mercadológico que o Marketing tem.
Mas e os profissionais do Marketing? Estão preparados para trabalhar com Marketing Médico?
Nossas pesquisas também não identificaram o Marketing Médico como disciplina na grade curricular de cursos universitários de Marketing. No entanto, localizamos cursos livres de Marketing Médico e Marketing Digital para Médicos, e até mesmo cursos de pós-graduação, como por exemplo a pós-graduação em Marketing Médico e Odontológico oferecida pela PUC-MG.
Mas afinal, o que é o marketing médico?
Em uma definição simples, o marketing médico é o marketing aplicado à Medicina e saúfe em geral.
Mas essa definição faz o marketing médico parecer mais fácil e genérico do que realmente é. Na prática, o marketing médico requer uma série de conhecimentos e habilidades específicas, sob dois aspectos:
- o aspecto legal/jurídico;
- o aspecto mercadológico.
Por um lado, há as diretrizes que o Conselho Federal de Medicina impõe à forma de se fazer publicidade na Medicina (aspecto legal). Por outro lado, há as próprias tendências e características da comunidade médica e a sua forma de se posicionar no mercado, em diferenciação com seus concorrentes, e visando atingir um determinado público-alvo (aspecto mercadológico).
O marketing médico precisa levar esses dois aspectos em consideração. Basicamente, ele fará uso de técnicas e conhecimentos gerais de marketing digital e marketing offline, mas sempre adaptando-os para as regras e padrões de mercado da Medicina.
Em resumo, poderíamos definir o marketing médico como o esforço direcionado para que médicos atraiam pacientes e fortaleçam suas marcas, de modo compatível com as normas da sua profissão.
Como o marketing médico é feito na prática?
O marketing médico usa de ferramentas e ações como:
- branding e comunicação institucional;
- website como parte de estratégia de inbound marketing;
- funil de vendas e CRM de marketing;
- gestão de redes sociais e google ads;
- marketing digital, marketing de conteúdo (e-books, blog posts etc);
- assessoria de imprensa digital;
- estratégias de marketing de relacionamento;
- e várias outras.
A grande diferença entre o marketing médico e o marketing “generalizado” reside na execução dessas estratégias.
Elas precisarão ser executadas em conformidade com o Código de Ética Médica, evitando as condutas proibidas, e ajustando o tom de voz e identidade visual à personalidade do profissional e seu objetivo de posicionamento no mercado.
Quer saber mais?
Confira alguns dos nossos artigos relacionados a este tema:
- O que é marketing médico?
- Como fazer marketing médico?
- LGPD para o marketing médico: saiba como se aplica e o que fazer para não infringir a lei
- Dados digitais: implementando a LGPD no marketing para a saúde
- 10 ações para integrar o marketing médico à LGPD
– Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?
ENTÃO, ACESSE…
- BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL
Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!
ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020
- INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.
Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.
- Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:
https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0
Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.
Para mais informações, acesse: https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980