Existem muitos mitos sobre o marketing digital que levam as pessoas à descrença. Mas é possível conseguir receita para consultórios médicos de forma ética, usando técnicas de marketing digital lícitas e de risco zero de infrações ético-disciplinares.
Nesse artigo, vamos falar sobre as principais formas de receita do marketing digital, e daquela que consideramos a melhor de todas em termos de segurança e resultados. Confira!
De onde vem a receita do marketing digital?
Vaos direto ao ponto! Em geral, as rendas geradas pelo marketing digital lícito podem vir de:
- venda de infoprodutos;
- rendimentos de conteúdos monetizados no Youtube;
- rendimentos de “ads” (anúncios de terceiros) em blogs no Blogpost, WordPress etc;
- inscrições pagas em newsletters, canais (como no Twitch) e outros conteúdos de acesso restrito;
- vendas e fechamento de negócios ao final do inbound marketing/marketing de conteúdo pela geração de autoridade.
Como o marketing médico gera receitas por meio de fluxos inbound
O inbound marketing é uma vertente do marketing digital orientada pelo conceito da jornada de compra do cliente, ou funil de vendas.
A metáfora do funil simboliza o caminho que uma pessoa percorre desde o momento em que ela conhece o conteúdo da marca pela primeira vez, até o momento em que ela se torna uma cliente (ou paciente, no caso do marketing médico).
Vamos conhecer as etapas do funil de vendas:
- Topo do funil – primeiro encontro do futuro cliente com a marca. Essa etapa usa estratégias de atração, com a finalidade de gerar leads;
- Meio do funil – contatos mais avançados do cliente com a marca. Essa etapa usa estratégias de conversão e estreitamento do relacionamento do cliente com a marca, apresentando soluções mais específicas e oportunidades de contato mais diretos e personalizados;
- Fundo – aqui, o cliente já está pronto para comprar.
A matéria-prima das estratégias usadas no funil de vendas é o conteúdo.
O inbound marketing médico é ético?
Sim! O inbound marketing é uma das metodologias que melhor se alinham com os Códigos de Ética de todas as profissões. Por esse motivo, ele é largamente adotado em diversas áreas, inclusive na Medicina.
Além da ausência de risco ético-disciplinar, o inbound marketing bem feito também tem alto potencial de fidelização. Como ele tem foco no convencimento por meio da autoridade, confiança e relacionamento, as chances de o paciente tornar-se definitivo são muito maiores do que as vendas feitas de forma mais impulsiva, voltadas para o convencimento de curto prazo.
Dessa forma, o inbound marketing também aumenta o potencial de indicação para outros clientes e a chance de upselling (complementação de uma venda).
Por todas essas razões, as receitas geradas com inbound marketing geralmente apresentam um ticket médio maior, e com potencial de atraírem novas receitas a partir da primeira, seja do mesmo paciente ou de outros.
Quanto custa investir em marketing digital e inbound marketing médico?
Investindo um valor de cerca de 4 dígitos mensais, contratando uma agência especializada, um profissional da saúde pode conseguir um considerável retorno sobre o investimento em cerca de 6 a 12 meses.
Existem projetos para todos os tipos de orçamento. Inclusive, existem profissionais que gerenciam e executam o seu próprio marketing, usando ferramentas gratuitas, sem uma equipe e sem pagar a licença de softwares especializados.
Mas se você quer que o seu plano de marketing seja profissional, organizado e com completa monitoração da estratégia e dos resultados, é melhor contar com ajuda especializada. Delegue essa tarefa e foque no seu core business!
A In Company pode te ajudar com projetos customizados de marketing digital e inbound marketing para a saúde, seguindo as diretrizes da LGPD e do Conselho de Classe da sua profissão.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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