IGTV e Reels são oportunidades para médicos aproveitarem aquela que já é uma das maiores audiências do planeta: o Instagram. Inseridos entre postagens de fotos, Stories, marketplace e outras funcionalidades, o IGTV e Reels podem posicionar um médico para audiências que, até então, não eram expostas a ele. Aproveite essa chance para fazer marketing médico!
Mas é importante entender muito bem as funcionalidades e o estilo favorecido pelo IGTV e pelo Reels, que têm algumas diferenças.
Confira nossa análise e comece a apostar no IGTV e Reels para seu perfil medico/saúde em geral!
O potencial do Instagram como provedor de conteúdos de vídeo
Antigamente, a TV era o principal veículo de comunicação para conteúdos de vídeo.
Atualmente, a TV compete com os celulares, que colocam na palma das pessoas uma variedade de possibilidades de assistir conteúdos de vídeo.
Você pode até pensar no Youtube primeiro, ou até mesmo no TikTok. Mas o fato é que o Instagram também é um grande provedor de conteúdo.
Na verdade, o Instagram reúne o trunfo principal do Youtube (conteúdos de diversas durações) com o do TikTok (conteúdos de curtíssima duração), em duas ferramentas: IGTV e Reels. Isso sem contar as lives e os Stories. Mas o IGTV e Reels se destacam pela possibilidade de comporem o feed de um perfil, facilitando o acesso.
Com todas essas possibilidades de vídeo, somadas às de imagem, mensagens, e loja virtual, o Instagram está se tornando uma plataforma completa e com altíssimo poder de retenção. Um usuário pode passar horas no Instagram, interagindo com uma diversidade de conteúdos. Aproveite esta oportunidade!
Como usar o IGTV e Reels para seu perfil de medico ou de um professional da saúde
O uso do Instagram por médicos deve ter sempre uma finalidade informativa, ainda que a informação seja transmitida em tom informal ou com tons de entretenimento.
Logo, médicos podem criar conteúdo sobre temas de saúde, estética, alimentação, esporte, bem estar, relacionados à sua área de atuação. Podem esclarecer dúvidas, trazer informações, dados, recomendações, desde que em caráter abstrato, evitando que o conteúdo se torne uma “consulta”.
Como escolher entre IGTV e Reels para seu perfil de médico
Duas coisas são importantes para escolher o formato de um conteúdo de vídeo no Instagram:
- As funcionalidades que o Instagram oferece;
- O estilo favorecido para cada tipo de conteúdo.
O IGTV tem a vantagem de permitir “avançar” ou “rebobinar” o vídeo. Logo, é ideal para conteúdos mais longos. Pode ser usado para desenvolver um assunto com mais profundidade, ou gravar um bate papo com outro colega de profissão, por exemplo.
Quanto ao formato e estético, o IGTV pode ser usado tanto para vídeos mais “crus”, quanto vídeos editados em um formato ao estilo de uma matéria jornalística.
Por fim, o IGTV também permite arquivar vídeos em “Séries”, que são como as “Playlists” do Youtube. Assim, vários vídeos sobre um mesmo tema podem ficar dispostos juntos, facilitando a segmentação de temas.
O Reels é ideal para conteúdos de curtíssima duração. No momento em que produzimos este artigo (em março de 2022), a duração máxima permitida é de 1 minuto. Há expectativa de que essa duração seja aumentada. Mas mesmo assim, o forte do Reels são os conteúdos curtos, dinâmicos, em formato vertical. Geralmente editados com músicas e efeitos visuais (velocidade, efeitos etc).
Logo, o Reels acaba sendo um bom formato para conteúdos menos sérios, com sacadas “rápidas”. Por exemplo, um conteúdo mais profundo pode ser destrinchado em vários Reels.
O que observar ao fazer vídeos para IGTV e Reels voltados ao marketing médico
Design da capa
Busque sempre selecionar uma capa com boa aparência, informações disponíveis para o usuário saber do que se trata ao ver a capa no feed.
Posição
O Reels favorece conteúdos filmados na vertical. O IGTV favorece qualquer dos formatos, mas no feed, a imagem aparece em formato “quadrado”.
Identificação do médico
Não é necessário apresentar-se no início do vídeo, mas é interessante acrescentar uma legenda com seu nome e especialidade, ou logomarca, para facilitar a sua identificação se o seu vídeo for compartilhado ou for assistido de forma aleatória por quem ainda não conheça seu perfil.
Texto e legendas
Mesmo que seu vídeo contenha imagem e voz, é importante adicionar texto, sobretudo contendo os nome das doenças, órgãos do corpo e outros termos técnicos mencionados, e também com os pontos principais da sua fala. Não esqueça das hashtags também.
Dinamismo
Um Reels que não vai direto ao ponto tem maiores chances de fazer o usuário “passar pra baixo”, por exemplo.
Imagens fortes
É comum que médicos postem vídeos de procedimentos cirúrgicos ou outros momentos que geram imagens um tanto quanto desconfortáveis de assistir. Isso não é recomendado, e lembre-se que o Instagram usa uma espécie de “aviso” que alerta o usuário que as próximas cenas serão sensíveis. Isso pode afastar alguns usuários e diminuir o engajamento do conteúdo.
Normas éticas da profissão
Por fim, além das funcionalidades da plataforma, lembre-se sempre de observar as diretrizes do Código de Ética Médica sobre publicidade. Aproveite para conferir nosso artigo: O que pode e não pode no marketing médico?
Aproveite o IGTV e Reels para ganhar visibilidade
O IGTV e o Reels são duas ferramentas poderosas inseridas dentro daquela que já é uma das maiores audiências do planeta: o Instagram. Ele é como uma vitrine onde você pode aparecer juntamente com alguns dos perfis mais acessados do mundo. Naturalmente, conseguir esse destaque requer muito planejamento, constância e conteúdos bem feitos. Mas é possível, e mesmo em pequena escala, pode trazer resultados excelentes para sua clínica.
Aproveite essa janela para potencializar seus resultados com marketing médico digital.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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