Artigos Postado no dia: 20 maio, 2021

Gestão de marcas médicas: entenda a diferença entre marketing de conteúdo e branding para fortalecer a autoridade médica

O conteúdo digital é um grande aliado do branding médico, mas você sabe por quê? Ou, ainda, sabe qual é a diferença entre essas duas coisas, e entre elas e o marketing?

Se você já buscou informações sobre marketing digital ou dicas para construir uma marca médica, certamente já viu essas expressões sendo usadas de forma sinônima e ficou confuso.

Vamos facilitar para você! Neste artigo, você vai entender:

  • a diferença entre marca, branding, marketing e conteúdo;
  • como o conteúdo digital auxilia o marketing e a marca médica;
  • o que considerar ao escolher os melhores conteúdos para sua marca médica.

Acompanhe!

Marca, marketing, conteúdo digital: entenda as diferenças

É comum vermos ou pensarmos em conceitos como marca, brand, branding, conteúdo e marketing como se fizessem parte de um mesmo segmento de estudo e de mercado, ou como se fossem todos a mesma coisa.

De fato, sobretudo na Internet, todos esses conceitos estão profundamente relacionados, mas eles se referem a coisas diferentes.

  • Marca: juridicamente, é um sinal distintivo que comunica a procedência de um produto ou serviço. Para a comunicação, é a representação simbólica de um negócio, pessoa, projeto, englobando vários conceitos e valores, desde o nome, até os sentimentos despertados no público;
  • Branding: é a gestão da marca. São as ações e estratégias voltadas para a consolidação dos objetivos da marca;
  • Marketing: são as ações e estratégias voltadas para despertar desejos ou comunicar soluções para as necessidades do público. Ele pode tomar várias frentes e assumir diversas formas: marketing de saída (outbound marketing), marketing de entrada (inbound marketing), marketing digital, marketing offline, marketing de conteúdo, marketing de experiência etc.
  • Conteúdo: no contexto da comunicação, é uma peça de texto, áudio ou vídeo que comunica algo com finalidade educativa, informativa, ou de entretenimento. O conteúdo pode ser voltado para o meio digital ou não.

 

A relação entre o conteúdo digital e as marcas 

De acordo com as definições do item anterior, você provavelmente notou que o branding busca “vender” a marca, mas não vende produtos nem serviços.

Tecnicamente, a marca e o branding pertencem mais ao campo da administração e dos negócios do que do marketing.

Mas é evidente que todos se complementam e que o conteúdo digital pode ser usado tanto para alcançar finalidades de marketing quanto de branding.

  • O conteúdo de forma estratégica para atingir finalidades de marketing é o que chamamos de marketing de conteúdo.
  • O conteúdo voltado para o fortalecimento e divulgação da marca é chamado de branded content. 

O branded content está muito próximo do marketing institucional. Além disso, os valores da marca também são veiculados, por meios explícitos ou implícitos, no conteúdo de marketing.

Em resumo, o conteúdo distribuído por canais digitais (blogs, redes sociais, Youtube, etc) pode ser usado para diversos fins, e inclusive aproveitando um ao outro.

 

Encontrando o melhor conteúdo digital para marcas médicas

A seleção dos melhores formatos, veículos de distribuição e temas para o conteúdo digital para marcas médicas vai depender de diversos fatores como:

  • a sua especialização médica e nicho de mercado;
  • a região geográfica que você atende ou pretende começar a atender;
  • o perfil do seu público alvo;
  • o perfil pessoal do médico também (sua personalidade);
  • a maturidade da sua marca;
  • a autoridade que você já alcançou com seu trabalho e/ou com seu branding e marketing pessoais;
  • os objetivos e resultados de médio e longo prazo que você deseja alcançar.

Não existe um único plano de conteúdo que funcione para todos os médicos. Até porque, se existisse, e se todos os médicos usassem esse mesmo plano, inevitavelmente ele iria deixar de funcionar, pois ninguém iria se destacar.

 

Conclusão

Agora que você já entendeu diferenças importantes dos campos do marketing e dos negócios, e viu como o conteúdo digital se insere em todos eles, deve estar se perguntando se está pronto para começar a implementar tudo isso sozinho.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing médico e saúde em geral

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