O marketing de conteúdo abrange uma gama de possibilidades na área da saúde. Do texto ao vídeo, do Instagram ao e-book, existem formatos e plataformas que se adaptam a qualquer tipo de profissional, independente do seu estilo, personalidade, os valores, objetivos da sua marca, e o seu orçamento para investir em marketing.
Basta entender como fazer o conteúdo funcionar em seu favor! Neste artigo, vamos entender mais sobre o que é marketing de conteúdo, como ele é usado na saúde e quais as vantagens de cada tipo de conteúdo. Não perca!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo baseia-se em estratégias de conteúdo para gerar primeiramente conexão e no final as vendas, seja por meio das redes sociais ou por uma estratégia maior de inbound (que visa captar e se relacionar com os leads), gerando autoridade da marca que publica os conteúdos.
Quando você, profissional da saúde, publica um conteúdo na Internet sobre algum tema relacionado à sua área de atuação, duas coisas podem acontecer:
- Uma pessoa que está procurando por esse tema encontra seu conteúdo, lê, vê que foi escrito por um profissional da área, identifica a marca da sua clínica no site. Dali ele pode imediatamente te procurar para marcar uma consulta, ou pode se inscrever para receber os seus próximos conteúdos. Ali você ganhou a coisa mais preciosa no inbound marketing: a permissão para iniciar um relacionamento, por meio dos dados que o cliente te concedeu de forma voluntária;
- Ou, talvez essa pessoa ainda não te procure ou não queira cadastrar o e-mail no seu site, mas de qualquer forma, você já ganhou exposição e já se firmou na mente da pessoa como alguém que entende daquele assunto.
Logo, o marketing de conteúdo consiste em usar conteúdos de forma estratégica, como parte de um projeto maior de marketing. O conteúdo será a matéria-prima para alcançar seus objetivos.
Quais conteúdos são usados no marketing de conteúdo, na área da saúde?
Existem dois tipos de conteúdos que podem ser usados:
- Conteúdo de entretenimento;
- Conteúdo informativo.
O segundo tipo é o mais recomendado. É o que gera melhores resultados em vendas e branding (objetivos da sua marca).
Para a maioria das profissões, é também o conteúdo mais seguro e ético de acordo com as diretrizes dos Conselhos de Classe.
Porém, isto não quer dizer que o conteúdo informativo não possa ser divertido ou mais descontraído! O tom de voz, a pauta, o estilo de edição podem ser determinados de acordo com a sua personalidade, com os valores da sua clínica, ou com os objetivos do seu projeto. O que importa é que o teor permaneça informativo, para que seu público possa aprender algo sobre a sua área de atuação.
É esse pequeno aprendizado inicial que servirá de “isca” para que o público desperte para a necessidade de procurar um profissional.
Como usar o marketing de conteúdo na área da saúde
O marketing de conteúdo pode ser produzido e distribuído por diferentes canais e formatos (escrito, vídeo ou áudio – pod casts):
- Blog posts;
- E-books;
- Webinars;
- Vídeos no Youtube;
- Instagram: Reels, IGTV, lives, posts no feed;
- Posts de Facebook, LinkedIn;
- Palestras;
- Podcasts;
- Salas de Clubhouse;
- Assessoria de imprensa e Relações Públicas;
- Entrevistas para a mídia;
- E onde mais a sua criatividade permitir, desde que não haja alguma proibição por parte do Conselho de Classe.
As vantagens de cada tipo de conteúdo na área da saúde
Quando somos perguntados sobre qual é o melhor tipo de conteúdo para projetos de marketing na saúde, costumamos dizer que todos são importantes e se completam. Você não precisa usar todos os tipos de conteúdos. Mas é bom conhecer as vantagens de cada um.
Conteúdos de vídeo
Na área da saúde, conteúdos de vídeo costumam ter boa performance. Os motivos são simples:
- Motivo 1: a saúde lida com o corpo, logo, a imagem é muito importante. O seu público precisa ver para crer! Em plataformas como o Instagram, clínicas de cirurgia conseguem muitas visualizações ao mostrarem seus procedimentos, sobretudo os resultados. Academias, clínicas de estética, dermatologistas também apostam bastante em vídeos e imagens, obtendo excelentes resultados; Observação para tomar cuidado com a forma correta de mostrar procedimentos para não ferir o código de ética profisional.
- Motivo 2: o vínculo de confiança entre o profissional e o paciente é de extrema importância na saúde. Ninguém quer confiar sua vida a um estranho. Por isso, fazer vídeos onde você se mostra, onde você aparece falando, são excelentes maneiras de criar um vínculo, transmitir confiança, mostrar que você é um humano, mas também um profissional sério.
Conteúdos de texto
Por outro lado, os conteúdos de texto são fundamentais para estratégias de marketing de conteúdo voltadas para a captura de leads no site. Além disso, é o conteúdo em texto que te ajuda a aparecer na principal vitrine da Internet: o Google.
Quando uma pessoa começa a sentir algo e quer buscar o que pode ser, geralmente a primeira coisa que ela faz é ir até o Google. Como resposta à busca, o Google oferecerá sites com conteúdos sobre o tema. Se o seu site estiver lá, você ganha exposição perante essas pessoas, que podem se tornar suas pacientes no futuro.
Conclusão
O marketing de conteúdo tem possibilidades infinitas na área da saúde. Converse com um profissional especializado e encontre o que funciona melhor para você, de acordo com a sua personalidade, estilo de trabalho, seu orçamento e seus objetivos.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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