
O feed ideal para o Instagram se tornou uma das principais metas de médicos que usam essa rede social para fazer marketing digital. Apesar da relevância dos Stories, das DMs e de outros recursos mais temporários ou privados, o feed ainda é muito valorizado.
Mas com tantas atualizações e mudanças de algoritmo do Instagram, manter um feed atrativo, que imponha respeito e passe uma boa impressão é um verdadeiro desafio.
Neste artigo, vamos mostrar por que essa rede social é tão poderosa para médicos e médicas, como se adaptar às suas transformações e como criar um feed que gere valor e confiança para seu público.
Por que o feed do Instagram é tão valorizado no marketing médico?
O Instagram é uma das redes sociais com maior número de usuários ativos no Brasil e também uma das preferidas pelo público que busca informações sobre saúde. Os médicos também costumam gostar de usar essa rede para divulgação profissional, já que é fácil de usar, é prática, tem custo “zero” para postagem e pode proporcionar grande visibilidade.
Mas naturalmente, quem usa o Instagram profissionalmente sabe que o trabalho de produção de conteúdo pode ser bastante demandar bastante tempo, criatividade e talvez até um investimento financeiro em mão de obra (designers, videomakers, editores, maquiadores), tecnologia (câmera, software de criação e edição, aplicativos de programação de postagens) etc.
Uma das atividades que mais pode demandar tempo e estratégia é o planejamento do feed ideal para o Instagram.
Mesmo com a popularidade dos Stories, das DMs, o feed ainda é bastante valorizado, porque é ele quem causa uma primeira impressão. Quando acessamos o perfil de alguém no Instagram, nós formamos nossa impressão dela a partir do que vemos na foto de perfil, na bio, nos destaques e no feed. No que diz respeito aos perfis profissionais, a qualidade e a quantidade de posts diz muito sobre a pessoa, a frequência que ela posta, há quanto tempo ela está em atividade, o nível do serviço que ela oferece etc.
A impressão causada pelo conjunto de características estéticas do feed é uma forte ferramenta de branding (construção e gestão de marca) na Medicina. Por ser uma plataforma altamente visual, o Instagram permite que médicos mostrem bastidores do consultório, falem sobre temas importantes de forma acessível e, sobretudo, construam uma marca pessoal forte e confiável.
Além disso, o Instagram:
- Aproxima o profissional do paciente, humanizando o atendimento;
- Permite compartilhar conteúdos educativos, prevenindo desinformação;
- Gera autoridade e posicionamento digital;
- Ajuda a atrair pacientes por meio de provas sociais, como interações e comentários.
Mas, apesar dessas vantagens, o uso da plataforma exige estratégia e cuidado — especialmente no que diz respeito às regras dos conselhos profissionais, como o CFM, que proíbe sensacionalismo, autopromoção excessiva e exposição de pacientes.
O desafio dos médicos de se adaptarem às mudanças do Instagram
O Instagram não é uma plataforma estática. A cada nova atualização, o algoritmo muda a forma como entrega o conteúdo. O que antes dava resultado pode, de uma hora para outra, perder relevância.
Entre as mudanças mais desafiadoras dos últimos 2 anos, estão:
- a priorização de vídeos curtos, como os Reels, em vez de apenas imagens estáticas;
- a redução no alcance orgânico de posts não patrocinados;
- a priorização do número de compartilhamentos ou salvamentos, em vez do número de curtidas e comentários;
- o aumento da competição por atenção nos primeiros segundos de um conteúdo;
- os dumps com até 20 fotos por post no feed;
- a mudança do formato dos posts do feed, priorizando o conteúdo vertical.
Essa última mudança impactou bastante as estratégias para o feed ideal para o Instagram. Várias fotos que antes apareciam de forma completa e bem enquadrada no feed passaram a ficar um pouco mais “desfiguradas”.
De todo modo, essas constantes mudanças significam que não basta postar “qualquer coisa” ou repetir fórmulas antigas. É preciso entender como o Instagram funciona hoje e adaptar o conteúdo para manter relevância, ética e consistência, evitando perder tempo com formatos que já não entregam resultado.
Inclusive, as mudanças na plataforma podem ir além do algoritmo de entrega dos conteúdos, trazendo novas funcionalidades e possibilidades. Por exemplo, está previsto ainda para o ano de 2025 o lançamento de um aplicativo exclusivo do Instagram otimizado para o iPad. Aparentemente, a forma de usar o Instagram não vai mudar, mas mesmo assim, essa é uma novidade relevante, porque ao preparar conteúdo, será importante considerar os diversos canais nos quais ele poderá ser visto, o que pode impactar formatação, layout etc.
4 dicas para um médico criar o feed ideal para o Instagram
Criar um feed ideal para o Instagram médico não se resume a buscar uma estética bonita. É fundamental transmitir profissionalismo, identidade e respeito ao paciente. Algumas formas de conseguir isso são:
- Planejar o feed com um calendário editorial
Evite postar de forma aleatória, só quando sobra tempo.
Organize “tipos de posts” (tanto pelo tema quanto pelo visual) conforme uma certa periodicidade, intercalando tipos de conteúdo (informativo, bastidores, dúvidas frequentes, lembretes de saúde, campanhas do calendário da saúde etc). Isso cria ritmo e expectativa no público, além de balancear o feed.
- As “fileirinhas” ainda funcionam
Há alguns anos, antes dos Stories se tornarem tão relevantes e antes da possibilidade de dumps, a “fileirinha” de fotos era uma das estratégias mais usadas no Instagram.
Essa estratégia consiste em sempre pensar em 3 fotos que ficam bem uma ao lado da outra, para formar “fileiras” esteticamente bonitas no feed do Instagram.
Essa estratégia ainda funciona! Inclusive, você pode pensar em blocos de 3, 6 ou 9 fotos. Elas não precisam seguir uma estética idêntica, mas é bom que sigam uma mesma linha estética e de conteúdo. Isso demonstra cuidado com a impressão visual e passa uma impressão harmônica.
Use cores, fontes e elementos que tenham coerência com a marca do seu consultório. Não precisa ser algo extremamente elaborado. Um padrão simples já transmite organização e profissionalismo.
- Poste em conteúdo educativo, não promocional
O feed deve ser um canal para educar e orientar, não para “vender consultas” nem para o médico se vangloriar da sua aparência ou o luxo da sua clínica.
Também é bom evitar o excesso de filtros, emojis ou frases de efeito que passem imagem de amadorismo.
Publique posts que tirem dúvidas comuns dos pacientes, desmistifiquem exames e tratamentos, e ajudem na prevenção.
- Cuidado com as “capas” dos posts, sobretudo os Reels
Os Reels aumentam o alcance e são uma ótima forma de gerar engajamento. Mas se você não tomar cuidado com as “capas” (isto é, a imagem estática escolhida para representar o Reels no feed), o excesso de Reels vai deixar seu feed com um aspecto amador e descuidado, já que pode acabar captando frames não muito bons do seu vídeo.
Também é bom evitar usar músicas ou trends apelativas que possam gerar interpretações equivocadas. Prefira usar o formato para explicar temas curtos, responder mitos e verdades ou mostrar com leveza o seu dia a dia profissional.
Além do feed ideal para o Instagram, é importante ter um site de qualidade também!
O Instagram é ótimo canal para atrair e engajar pacientes, mas ele não substitui um site profissional bem construído.
Seu site é o local onde o paciente:
- encontra mais informações sobre você, sua clínica, sua localização, seus serviços;
- tem acesso a conteúdos mais aprofundados, como artigos ou FAQs;
- agenda consultas com mais facilidade.
Além disso, um bom site otimizado para SEO ajuda você a ser encontrado no Google, ampliando sua presença digital para além das redes sociais. E o melhor: você tem controle total sobre ele, ao contrário do Instagram, que é uma plataforma de propriedade de terceiros e pode mudar a qualquer momento.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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