Na Medicina, credibilidade e reputação têm muito peso — até mais peso que o preço e outros fatores determinantes no mix de marketing de outros tipos de serviço. Já na Internet, o que faz a diferença é presença e engajamento. Com estratégias de inbound, um médico pode conquistar tudo isto.
E tem mais: é um método que se alinha perfeitamente às regras de publicidade médica do CFM, e oferece excelente retorno sobre o investimento (ROI), ao transformar leitores e usuários de redes sociais em pacientes.
Entenda quais são os resultados alcançados com as estratégias de inbound marketing mais utilizadas por médicos. Este artigo vai responder perguntas como:
- O que é o método inbound usado no marketing digital?
- Como o inbound marketing funciona?
- Quais são as principais ações de inbound marketing?
- Como o inbound marketing se ajusta a regras de marketing médico?
- Como o inbound marketing conquista mercado e gera resultados?
- Quais são os tipos de resultados que o inbound marketing médico gera?
Acompanhe a leitura!
O que é o método inbound usado no marketing digital?
Talvez os médicos e estudantes de Medicina que têm entre 20 e 30 anos não tenham presenciado isto: “antigamente”, a forma mais popular de se fazer marketing era por meio da propaganda e estratégias de prospecção e captação direta de clientes.
Muitas dessas estratégias ainda são usadas: os comerciais de TV e rádio, entrega de flyers na rua, visitas, telemarketing. A estas ações, dá-se o nome de “outbound” marketing, ou marketing de saída.
Mas o inbound (marketing de entrada) trouxe uma mudança de mentalidade no marketing. Em vez de “interromper” a vida do cliente, o inbound busca encontrá-lo dentro de um caminho natural, traçado a partir do próprio interesse do cliente.
Como o inbound marketing funciona?
Quando uma pessoa está curiosa para saber mais sobre uma mancha que surgiu em sua pele, essa pessoa faz uma busca sobre o assunto no Google. Nesse momento, ela pode encontrar um artigo a respeito no site de um dermatologista ou alergista.
Por meio dessa “visita” ao site, a pessoa toma conhecimento do trabalho do médico. Pode até mesmo marcar uma consulta ali mesmo, ou ter acesso a outros conteúdos que o interessam, ou que queiram indicar a amigos.
É assim que o inbound marketing começa. Em vez de sair por aí prospectando clientes (o que pode até mesmo se caracterizar como mercantilização do ato médico, ferindo o Código de Ética Médica), você cria conteúdo sobre o assunto que o atrai e se posiciona no local certo para ser encontrado.
Isso também pode ser feito com conteúdo para redes sociais, Youtube, e-books, webinars educativos… E por meio de oferecimento de conteúdos exclusivos (newsletters, artigos etc) enviados com uma frequência predeterminada, com o objetivo de criar um relacionamento e fortalecer sua autoridade perante o paciente. Até chegar o ponto em que o paciente está pronto para marcar uma consulta ou procedimento.
Quais são as principais ações de inbound marketing?
- Blog posts
- Artigos para a imprensa
- Landing page para download de e-book
- Conteúdos para Instagram, Facebook, Twitter
- Vídeos e lives
- Newsletter
- Automação de e-mails para qualificar leads no início de um funil de vendas
Combinando inbound marketing e marketing médico para conquistar mercado
Como você, médico, já sabe, o Código de Ética Médica impõe algumas limitações para a publicidade médica.
Mas o inbound marketing se harmoniza perfeitamente com essas limitações — desde que os profissionais que te ajudem nesse planejamento tenham conhecimento das regras do CFM.
Assim, combinando técnicas de inbound marketing e marketing médico, o inbound marketing médico surge como uma ferramenta digital acessível e adaptável às mudanças digitais e culturais, capaz de transformar médicos em referências.
Quais são os resultados que as estratégias de inbound marketing médico geram?
Existem duas espécies de resultados que o inbound marketing gera:
- fortalecimento da marca (branding)
- resultados financeiros (usuários da Internet e das redes sociais que efetivamente marcam consultas e contratam os serviços do médico)
Resultados de branding
Os resultados relacionados à marca nem sempre geram dinheiro de forma imediata. Mas eles são importantes para fortalecer a sua marca pessoal, ou a marca da clínica, o que irá se refletir na percepção de valor do seu trabalho.
Esses resultados são medidos por Key Performance Indicators (KPIs) como:
- taxa de visitantes no site
- taxa de retorno dos visitantes
- seguidores nas redes sociais
- visualizações, comentários, curtidas e compartilhamentos de posts
- alcance das publicações
- número de downloads dos e-books
- número de assinantes da newsletter
- ranqueamento no Google
- quantidade de buscas pelo nome do médico ou clínica
- quantidade e qualidade dos convites recebidos para eventos, palestras, entrevistas
Resultados financeiros
Os resultados financeiros vêm das pessoas que, após terem contato com os conteúdos e se transformarem leads em uma estratégia de inbound médico, tornam-se pacientes. São pessoas que:
- marcam consultas
- contratam procedimentos ou outros serviços médicos
- voltam a contratar o serviço
- indicam pacientes que também contratam os serviços
Também existe a possibilidade de resultados financeiros gerados pela percepção de valor construída com os resultados de branding, como:
- convite para ministrar aulas em cursos, pós-graduações
- convite para publicar livros
- e outros
Terceirize o inbound marketing médico e turbine suas estratégias
Quando um médico delega o planejamento e execução do inbound marketing a uma equipe especializada, sobram mais tempo e recursos humanos para que ele foque no seu core business; além de aumentarem as chances de sucesso, uma vez que o planejamento e a execução ficarão a cargo de pessoas que têm experiência no assunto com as tecnologias e softwares focados nesta estratégia e que impulsionam muito os resultados.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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