Artigos Postado no dia: 22 abril, 2021

Marketing médico: como conquistar mercado com estratégias de inbound marketing

Na Medicina, credibilidade e reputação têm muito peso — até mais peso que o preço e outros fatores determinantes no mix de marketing de outros tipos de serviço. Já na Internet, o que faz a diferença é presença e engajamento. Com estratégias de inbound, um médico pode conquistar tudo isto.

E tem mais: é um método que se alinha perfeitamente às regras de publicidade médica do CFM, e oferece excelente retorno sobre o investimento (ROI), ao transformar leitores e usuários de redes sociais em pacientes.

Entenda quais são os resultados alcançados com as estratégias de inbound marketing mais utilizadas por médicos. Este artigo vai responder perguntas como:

  • O que é o método inbound usado no marketing digital?
  • Como o inbound marketing funciona?
  • Quais são as principais ações de inbound marketing?
  • Como o inbound marketing se ajusta a regras de marketing médico?
  • Como o inbound marketing conquista mercado e gera resultados?
  • Quais são os tipos de resultados que o inbound marketing médico gera?

Acompanhe a leitura!

O que é o método inbound usado no marketing digital?

Talvez os médicos e estudantes de Medicina que têm entre 20 e 30 anos não tenham presenciado isto: “antigamente”, a forma mais popular de se fazer marketing era por meio da propaganda e estratégias de prospecção e captação direta de clientes.

Muitas dessas estratégias ainda são usadas: os comerciais de TV e rádio, entrega de flyers na rua, visitas, telemarketing. A estas ações, dá-se o nome de “outbound” marketing, ou marketing de saída.

Mas o inbound (marketing de entrada) trouxe uma mudança de mentalidade no marketing. Em vez de “interromper” a vida do cliente, o inbound busca encontrá-lo dentro de um caminho natural, traçado a partir do próprio interesse do cliente.

 

Como o inbound marketing funciona?

Quando uma pessoa está curiosa para saber mais sobre uma mancha que surgiu em sua pele, essa pessoa faz uma busca sobre o assunto no Google. Nesse momento, ela pode encontrar um artigo a respeito no site de um dermatologista ou alergista.

Por meio dessa “visita” ao site, a pessoa toma conhecimento do trabalho do médico. Pode até mesmo marcar uma consulta ali mesmo, ou ter acesso a outros conteúdos que o interessam, ou que queiram indicar a amigos.

É assim que o inbound marketing começa. Em vez de sair por aí prospectando clientes (o que pode até mesmo se caracterizar como mercantilização do ato médico, ferindo o Código de Ética Médica), você cria conteúdo sobre o assunto que o atrai e se posiciona no local certo para ser encontrado.

Isso também pode ser feito com conteúdo para redes sociais, Youtube, e-books, webinars educativos… E por meio de oferecimento de conteúdos exclusivos (newsletters, artigos etc) enviados com uma frequência predeterminada, com o objetivo de criar um relacionamento e fortalecer sua autoridade perante o paciente. Até chegar o ponto em que o paciente está pronto para marcar uma consulta ou procedimento.

 

Quais são as principais ações de inbound marketing?

  • Blog posts
  • Artigos para a imprensa
  • Landing page para download de e-book
  • Conteúdos para Instagram, Facebook, Twitter
  • Vídeos e lives
  • Newsletter
  • Automação de e-mails para qualificar leads no início de um funil de vendas

 

Combinando inbound marketing e marketing médico para conquistar mercado

Como você, médico, já sabe, o Código de Ética Médica impõe algumas limitações para a publicidade médica.

Mas o inbound marketing se harmoniza perfeitamente com essas limitações — desde que os profissionais que te ajudem nesse planejamento tenham conhecimento das regras do CFM.

Assim, combinando técnicas de inbound marketing e marketing médico, o inbound marketing médico surge como uma ferramenta digital acessível e adaptável às mudanças digitais e culturais, capaz de transformar médicos em referências.

 

Quais são os resultados que as estratégias de inbound marketing médico geram?

Existem duas espécies de resultados que o inbound marketing gera:

  • fortalecimento da marca (branding)
  • resultados financeiros (usuários da Internet e das redes sociais que efetivamente marcam consultas e contratam os serviços do médico)

Resultados de branding

Os resultados relacionados à marca nem sempre geram dinheiro de forma imediata. Mas eles são importantes para fortalecer a sua marca pessoal, ou a marca da clínica, o que irá se refletir na percepção de valor do seu trabalho.

Esses resultados são medidos por Key Performance Indicators (KPIs) como:

  • taxa de visitantes no site
  • taxa de retorno dos visitantes
  • seguidores nas redes sociais
  • visualizações, comentários, curtidas e compartilhamentos de posts
  • alcance das publicações
  • número de downloads dos e-books
  • número de assinantes da newsletter
  • ranqueamento no Google
  • quantidade de buscas pelo nome do médico ou clínica
  • quantidade e qualidade dos convites recebidos para eventos, palestras, entrevistas

Resultados financeiros

Os resultados financeiros vêm das pessoas que, após terem contato com os conteúdos e se transformarem leads em uma estratégia de inbound médico, tornam-se pacientes. São pessoas que:

  • marcam consultas
  • contratam procedimentos ou outros serviços médicos
  • voltam a contratar o serviço
  • indicam pacientes que também contratam os serviços

Também existe a possibilidade de resultados financeiros gerados pela percepção de valor construída com os resultados de branding, como:

  • convite para ministrar aulas em cursos, pós-graduações
  • convite para publicar livros
  • e outros

 

Terceirize o inbound marketing médico e turbine suas estratégias

Quando um médico delega o planejamento e execução do inbound marketing a uma equipe especializada, sobram mais tempo e recursos humanos para que ele foque no seu core business; além de aumentarem as chances de sucesso, uma vez que o planejamento e a execução ficarão a cargo de pessoas que têm experiência no assunto com as tecnologias e softwares focados nesta estratégia e que impulsionam muito os resultados.

A In Company está preparada para te ajudar a planejar e desenvolver essa e muitas outras estratégias de marketing digital e inbound. Conheça nossos serviços:  https://www.incompanypr.com.br/servicos/

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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