Muitos profissionais da saúde conciliam trabalhos no sistema público de saúde com clínicas particulares. Se você é um deles, o marketing digital na saúde pode ser uma forma de construir autoridade, conseguir alcance, e formar a sua própria base de contatos para formar a sua clientela privada.
Neste artigo, você vai entender o que o marketing digital pode fazer por você em termos de imagem, marca, relações públicas, conteúdo. Saiba como tudo isso gera receita e pode trazer novos pacientes para sua clínica particular!
O que o marketing digital na saúde pode fazer por você
O marketing digital não se baseia apenas em divulgação e vendas. Ele também pode melhorar muitos outros pontos da carreira de um profissional da saúde, como:
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Branding e imagem
O marketing feito na Internet é instrumental para a consolidação da marca e da imagem de um profissional. Afinal, em nenhum outro local é possível ter tanto controle da sua imagem! Essa característica, naturalmente, deve ser usada em seu favor.
Desde o branding institucional (criação de logotipo da sua marca, designs e identidade visual para site e redes sociais) até a estratégia de imagem (posicionamento, apresentação pessoal), o marketing proporciona ferramentas para que você transmita ao público a sua personalidade e a sua mensagem, nos seus próprios termos.
Esse é um planejamento minucioso no qual os detalhes fazem toda a diferença. É a soma de todos esses detalhes (desde os mais até os menos perceptíveis) que forma a impressão do público sobre você.
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Relações públicas
Um bom marketing também ajuda no seu relacionamento com a imprensa e mídia, pois te posiciona como pessoa relevante para a sua área.
É comum que profissionais da saúde recebam convites para palestras, participações em lives, podcasts, seminários e programas de TV a partir do alcance obtido com seu blog, canal no Youtube ou perfil nas redes sociais.
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Autoridade por meio do conteúdo
O marketing de conteúdo (que é uma das ações usadas em um plano de marketing digital) ajuda no posicionamento digital do profissional de saúde a partir da consistência e a qualidade dos conteúdos.
Publicar legendas ou blog posts, qualquer um pode publicar… Mas é a especificidade e qualidade dos temas que demonstrará a expertise e provará a profundidade do conhecimento e da prática do profissional. Quanto mais informação relevante o seu conteúdo tiver, mais você será “lido” como um profissional expert pelo público — e até mesmo pelo algoritmo do Google também, que vai te fazer ranquear melhor. O ranqueamento também ajuda na consolidação da sua autoridade.
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Criação de base de contatos
Ter muitos seguidores e visualizações é excelente, pois demonstra o seu alcance. Mas tão importante quanto o alcance é a conversão em leads, que formará a sua base de contatos.
Na economia digital atual, os dados são uma moeda valiosa. Muitas pessoas até mesmo compram ou roubam contatos… Essas práticas são ilícitas. O marketing digital dá a oportunidade de criar a sua própria base de contatos de forma lícita, e melhor ainda: personalizada. Sua base de dados será composta de contatos que têm o perfil e o interesse certos, logo, a chance de esses contatos renderem negócios é muito maior do que se você contasse com contatos aleatórios.
A carteira de contatos que você construir com base na sua própria autoridade e projeção será um dos ativos mais valiosos da sua clínica.
Como transformar autoridade, projeção e contatos em pacientes particulares
Agora que você já sabe como o marketing digital pode melhorar sua imagem, sua projeção e ajudar a construir sua própria base de contatos, vamos ver como tudo isso se converte em receita.
O marketing digital na saúde pode gerar renda de diversas formas, como dissemos no artigo “Como o marketing digital traz receita para consultórios médicos de forma ética”:
- venda de infoprodutos;
- rendimentos de conteúdos monetizados no Youtube;
- rendimentos de “ads” (anúncios de terceiros) em blogs no Blogpost, WordPress etc;
- inscrições pagas em newsletters, e outros conteúdos de acesso restrito;
- vendas e fechamento de negócios ao final do inbound marketing/marketing de conteúdo pela geração de autoridade.
Os 4 primeiros pontos se referem a formas de negócio mais rápidas e impulsivas. Mas o inbound marketing é a vertente do marketing que gera melhores negócios no médio e longo prazo, e aquela que melhor aproveita a sua base de contatos.
O inbound marketing é executado com a ajuda de softwares de Customer Relationship Management (CRM) para fazer a gestão de relacionamento com o cliente, seguindo o conceito do funil de vendas, no qual:
- o topo do funil representa a atração;
- o meio do funil representa a conversão e estreitamento do relacionamento com o cliente;
- o fundo do funil representa o fechamento do negócio;
- o fundo de funil estendido representa a fidelização, upselling e/ou reconquista do cliente.
Para conquistar pacientes particulares, você precisa desenvolver um grau maior de interesse deles pelo seu trabalho. O inbound marketing é ideal para isto, pois a longitude do seu fluxo permite o desenvolvimento de um relacionamento mais próximo e mais profundo, com mais conteúdo e mais oportunidades de demonstrar a sua expertise.
Quer entender mais sobre inbound marketing na saúde? Confira nossos artigos:
- Marketing médico: como conquistar mercado com estratégias de inbound marketing
- Inbound marketing médico – A estratégia de marketing com maior compatibilidade com a atividade médica e da saúde
Use o marketing digital na saúde para formar a sua clientela particular
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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