Artigos Postado no dia: 25 janeiro, 2022

Marketing jurídico para a era Litigation 4.0: como atrair clientes nessa nova realidade jurídica

A era Litigation 4.0 chegou no Brasil e busca uma cultura onde a litigância não seja a primeira opção. Mesmo um país com uma tradição tão forte de litigância pode se apaixonar pelas soluções que essa era propõe, e nós apostamos em um grande aliado para fazer isso acontecer: o marketing jurídico.

Inclusive, o marketing jurídico e o conceito de Litigation 4.0 têm mais em comum do que você imagina.

Nesse artigo, você vai entender o que é Litigation 4.0, o que ela tem a ver com o marketing jurídico, e como as técnicas de marketing jurídico digital podem te ajudar a entrar nessa era e vender suas soluções jurídicas não contenciosas.

O que é Litigation 4.0?

O conceito de Litigation 4.0 tem sido discutido no Brasil há alguns anos, mas ganhou força durante a pandemia, em 2020. Em 2021, autores brasileiros lançaram um livro sobre o assunto. Pouco a pouco, o assunto começa a entrar para a pauta de eventos e congressos jurídicos, em discussões sobre o futuro do Direito, empreendedorismo e tecnologia.
A expressão Litigation 4.0 remete a uma nova era da litigância, na qual se combina as novas tecnologias com técnicas voltadas para evitar a via contenciosa, apostando em gestão, planejamento estratégico e métodos alternativos de resolução de conflitos.
Alguns pontos-chaves da ideia de Litigation 4.0:

  • Não usar a litigância como primeira opção;
  • Gestão estratégica de contencioso;
  • Estratégias data-driven (pautadas por dados);
  • Técnicas: visual law, legal design, jurimetria;
  • Uso de tecnologias para tomada de decisões, análises e execução de estratégias de resolução de conflitos pela via não judicial.

O que o marketing jurídico tem a ver com a era Litigation 4.0?

O marketing jurídico, considerado no seu conjunto de técnicas de inbound marketing e marketing digital, tem diversos pontos de semelhança com a era Litigation 4.0. Pode-se até dizer que muitas das ideias que pautam a era Litigation 4.0 já vêm sendo usadas no marketing jurídico há bem mais tempo.
Por exemplo: o marketing jurídico aliado a ferramentas de marketing digital também se baseia em colheita de dados, métricas e análise de performance (visualizações, downloads, leads cadastrados, conversões em vendas etc) para o desenvolvimento de estratégias.
E assim como a Litigation 4.0 usa de dados e informação para convencer a parte a não litigar, o marketing jurídico também educa a audiência para entender o valor do serviço jurídico.
Técnicas como visual law e legal design, que orientam a Litigation 4.0, têm tudo a ver com o conceito de experiência do usuário, aplicado no marketing jurídico.
Como você pode perceber, o futuro da litigância está em total sintonia com o que o marketing jurídico já propunha há muito tempo.

 

Mas como o marketing jurídico pode ajudar o advogado na era Litigation 4.0?

No item anterior, falamos sobre as semelhanças entre o marketing jurídico e a era Litigation 4.0.
Mas além dessas semelhanças, como o marketing jurídico pode ser usado a favor das ideias dessa nova era? Ajudando a vender a ideia da redução da litigância.
Vamos entender melhor?


O conteúdo digital tem o poder de educar a audiência

O conteúdo é a principal matéria prima do marketing jurídico.
Por meio da distribuição de conteúdo na Internet, um advogado cria sua plataforma, encontra sua audiência, consolida sua marca, e como consequência, ganha clientes.
O grande poder das estratégias de conteúdo (além de serem estratégias seguras do ponto de vista do Código de Ética da OAB) está no potencial de “educar” a audiência sobre um assunto. Por isso, o conteúdo é usado dentro do marketing jurídico para levar informação jurídica, fazendo o leitor entender como aquilo se aplica à realidade dele. Como consequência, o leitor entenderá que precisa de um advogado para realizar uma atividade que sanará suas dores e problemas.
Essa estratégia se aplica a qualquer segmento, mas tem especial relevância nos segmentos muito novos, muito nichados, ou desconhecidos. Como vender um serviço que ninguém ouviu falar ou que nem sabe que precisa? Primeiramente, eduque sua audiência!

Como nós sempre dizemos aqui na In Company, o segredo é ensinar o cliente a comprar de você.
Isso pode ser usado em favor do advogado que vivencia a era Litigation 4.0. Por meio do conteúdo, pode-se propagar ideias que ajudarão a instalar uma nova mentalidade e cultura.
Use o marketing jurídico para estruturar o seu posicionamento como advogado de soluções não contenciosas (consultoria, estratégia, negociações extrajudiciais).
A cultura brasileira tem uma tendência muito forte de preferência pela litigância. Mudar essa mentalidade não é fácil, mas com conteúdo de qualidade, baseado em dados, e muita constância, a mudança pode acontecer!


Dicas de marketing jurídico para vender serviços jurídicos não contenciosos

  • Planejamento estratégico de pauta de conteúdos (fragmentação do assunto e divisão das postagens conforme uma frequência determinada);
  • Conteúdos mais “sérios” para gerar autoridade (e-books, conteúdos long form);
  • Conteúdos mais humanizados (vídeos, podcasts, posts em redes sociais), inclusive podendo demonstrar exemplos e casos de sucesso, para gerar identificação e convencimento;
  • Assessoria de imprensa digital para ganhar o “endosso” das mídias de terceiros;
  • SEO para gerar ranqueamento do seu nome ligado às suas soluções jurídicas no Google;
  • Uso de software de CRM para colher leads e medir a taxa de conversão (para saber quantos clientes estão assimilando as suas ideias).

 

Você está pronto para a era Litigation 4.0?

Como você pôde compreender ao longo deste artigo, o marketing jurídico tem mais pontos de similaridade com a era Litigation 4.0 do que pode parecer a princípio. Ambos se beneficiam de dados, estratégias orientadas para uma melhor experiência do usuário, e sobretudo, do poder da informação para transformar práticas e comportamentos que geram decisões de compra.

Por isso, não temos a menor dúvida de que o marketing jurídico será fundamental para a implementação dessa nova cultura trazida pela era Litigation 4.0. Novos valores não se instalam da noite para o dia. É preciso investir em comunicação e educação da sua audiência.

Com os conteúdos certos, você vai gerar convencimento!
Além da sua efetividade como meio de fortalecimento de marca e alcance de usuários, o conteúdo também é uma estratégia segura, pois está alinhado com o que a OAB determina para a publicidade advocatícia (que deve ser informativa).

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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