O marketing jurídico passa por grandes mudanças e a sua estratégia precisa passar também! Com a entrada em vigor do Provimento n.º 205/2021 do Conselho Federal da OAB, vamos destacar 3 frentes importantes que os escritórios de advocacia devem investir e revisar nas suas estratégias de comunicação e marketing jurídico.
Acompanhe a nossa análise.
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Revisando seu marketing jurídico — Frente 1: Invista no Google
Uma das posições mais aguardadas pelos advogados e gestores de marketing jurídico dizia respeito à permissão, por parte da OAB, de compra de anúncios do Google Ads.
Algumas Seccionais pelo Brasil já admitiam essa prática, mas faltava segurança jurídica para as demais e faltava um posicionamento explícito do Conselho Federal.
Agora, esse posicionamento veio: o Google Ads foi liberado para advogados de todo o Brasil.
Embora a divulgação e oferta direta de serviços advocatícios continuem proibidas, o Google Ads ajuda a posicionar seu site no Google quando alguém buscar por temas que correspondem aos seus serviços. Assim, as campanhas de Google podem ser usadas de forma relacionada às soluções jurídicas ligadas às principais dores do seu cliente.
Por estes motivos, o Google Ads é uma das maiores alternativas pagas para alcance de tráfego online.
Mas o Google também é uma plataforma importante e eficiente para usar alternativas orgânicas, pautadas no conteúdo e no SEO.
Se você já produz conteúdo jurídico, aproveite para reformular a sua estratégia e combiná-la com o Google Ads. Usando as duas alternativas, de forma paralela, aumentam as suas chances de posicionamento e atração de leads.
Você pode, por exemplo, usar o Google Ads para fortalecer a divulgação de palavras-chaves e conteúdos nos quais ainda não conquistou muito tráfego pela via orgânica, e deixar o alcance orgânico como estratégia para as palavras-chaves que já domina.
Revisando seu marketing jurídico — Frente 2: Invista nas redes sociais
O uso de redes sociais no marketing jurídico, com objetivo informativo, é liberado. O novo Provimento fala até mesmo das lives, dizendo que a participação do advogado ou da advogada fica permitida.
Mas não use os posts de redes sociais apenas como fim. Use-os como um meio de atrair leads para dentro do seu site.
Naturalmente, este tipo de post de rede social deve ser integrado a um planejamento de pauta elaborado com foco na sua persona. Uma vez estabelecida a persona, as dores dela, e os conteúdos que falarão a essas dores, traga os seus seguidores das redes sociais para ler os conteúdos completos disponibilizados no blog que fica hospedado em seu site jurídico.
Invista neste tipo de post, e se possível, invista também no impulsionamento deles!
O impulsionamento de posts em redes sociais foi liberado pela OAB em boa hora, pois os índices de alcance orgânico nas redes está cada vez menor. Os posts orgânicos têm alcançado cerca de 1% a 2% da audiência.
Então, ao impulsionar seus posts, é possível chegar a mais pessoas e atingir segmentos mais certeiros para o que você deseja alcançar, com base na região geográfica, perfil, idade, entre outros critérios.
Revisando seu marketing jurídico — Frente 3: Invista no relacionamento com seus leads
Assim como a carteira de clientes é importante para um escritório de advocacia, a carteira de leads é importante para uma estratégia de marketing jurídico.
Use os conteúdos como ferramenta de relacionamento com as pessoas e empresas que compõem seu banco de dados — inclusive os ex clientes!
A comunicação pautada no conteúdo jurídico informativo é a chance de:
- reconquistar antigos clientes;
- aumentar suas métricas de branding (cliques, visitas, brand awareness) e fortalecer a musculatura da reputação da sua marca;
- aumentar seu poder de indicação;
- vender mais para um mesmo cliente (upselling);
- colocar barreiras contra a concorrência por meio do fortalecimento da sua autoridade.
Para fortalecer ou reconstruir esse tipo de relacionamento com a sua base de contatos, você pode distribuir seus conteúdos por newsletters, listas de transmissão (WhatsApp, Telegram), ou realizar eventos, divulgar notícias do escritório por e-mail, entre vários outros recursos que podem ser usados com total respeito ao Provimento n.º 205/2021 e à LGPD.
Conclusão: ainda há muito campo de trabalho para expandir sua estratégia!
O Provimento n.º 205/2021 esclareceu e possibilitou bastante coisa que gestores de marketing jurídico desejavam e esperavam ansiosamente. Agora, é hora de aproveitar tudo isso.
Vamos revisar a sua estratégia de marketing jurídico e delinear os pontos que merecem um investimento maior?
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
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