Você já deve saber que produzir conteúdo é uma excelente maneira de conseguir destaque e resultados no marketing jurídico e marketing digital. Mas será que basta escrever bons conteúdos?
Seu esforço pode ser em vão se você não levar em consideração dois importantes pontos: o tom de voz, e o SEO (posicionamento orgânico(sem pagar) nas pesquisas por palavra chaves).
Neste artigo, vamos analisar a importância de combinar essas duas estratégias para obter tráfego e fechar vendas.
Confira!
O que é tom de voz
No branding (trabalho de construção e consolidação da identidade de uma marca), a expressão “tom de voz” é usada para identificar a linguagem com a qual a marca se comunicará com o público.
O tom de voz também diz respeito aos valores implícitos no conteúdo e comunicação da marca.
Para encontrar o tom de voz adequado, é preciso levar em consideração fatores como:
- A história, visão, missão e valores da marca;
- o ramo de atuação;
- o público alvo (demografia, idade, estilo etc);
- os canais de comunicação que serão usados;
- e finalmente o conjunto de todo o perfil do cliente que é a PERSONA.
O que é SEO
Uma das abordagens mais eficientes do marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization).
A partir do momento em que os sites de buscas tornaram-se a principal fonte de informação para o consumidor moderno, analistas de marketing detectaram a importância de produzir um conteúdo que alcance posição de destaque em meio aos resultados apresentados nesses sites.
Assim nasceu o SEO, nome dado a um conjunto de técnicas de otimização usadas para ajudar sites a “ranquearem” organicamemnte melhor em mecanismos de busca, sobretudo o Google.
O Google desenvolve um algoritmo especial para entregar ao usuário os conteúdos que pareçam mais adequados para satisfazer seu interesse.
Por isso, é importante entender como ele funciona e ajustar seu conteúdo para que ele “siga a regra do jogo” – obviamente, sem prejudicar a qualidade do seu conteúdo.
Qual a relação entre tom de voz e SEO no marketing jurídico
Toda profissão e toda área de conhecimento tem os seus jargões e expressões, que decorrem das próprias normas aplicáveis ou da cultura criada pelos profissionais.
O Direito é bastante conhecido por usar expressões em latim, expressões que são exclusivamente jurídicas (usucapião, litispendência etc) ou expressões comuns da língua portuguesa que ganham outro significado dentro de um contexto jurídico (capacidade, tradição etc).
Mas no marketing digital, o advogado precisa ter em mente que seu potencial cliente nem sempre conhece esse linguajar jurídico, a não ser que a persona seja um advogado interno de empresa. Dificilmente, o usuário médio da Internet procurará por palavras como essas no Google, ainda que ele tenha dúvidas sobre esse exato assunto.
Por isso, ao determinar o tom de voz da marca de um escritório de advocacia ou a marca pessoal de um advogado, é importante considerar se isto afetará o SEO.
Um texto redigido em “juridiquês” dificilmente alcançará o usuário comum que busca por informações no Google. Mas mesmo para quem tem a persona do setor jurídico, é importante não ser tão técnico, pois o google irá levar em consideração a informação de uma forma geral, conforme os algoritmos das buscas e tráfego pelas palavras chaves que as pessoas estão fazendo na internet.
Ou, se ele porventura chegar ao seu conteúdo, corre-se o risco de perder a chance de engajamento, pois o conteúdo não atenderá às necessidades e expectativas dele.
Lembrar também que a maioria das buscas e leitura será pelo smartphone. Portanto, tem que ser objetivo e direto, com textos em torno de 1.000 palavras.
Achando o tom certo no marketing jurídico
O Código de Ética e Disciplina da OAB determina que a publicidade da advocacia deve respeitar a discrição e sobriedade da profissão.
Por isso, conteúdos jurídicos informais demais não são permitidos.
Por outro lado, um texto formal ou com linguagem específica demais não alcançará resultados no marketing digital.
É preciso encontrar um equilíbrio.
Mas esse equilíbrio não deve vir de uma análise abstrata do tom de voz; ele precisa estar embasado em dados como:
- principais assuntos e palavras-chave (keywords) buscados no Google;
- perfil do usuário-médio que se busca conquistar – Persona;
- comprimento e formato dos conteúdos que têm melhor performance no Google;
- e outros.
Procure profissionais especializados para desenvolver a melhor estratégia de tom de voz e SEO para seu escritório de advocacia.
Uma empresa de marketing especializada irá orientar decisões com base em dados, um planejamento estratégico, e ao mesmo tempo, obedecendo às diretrizes da OAB.
A In Company tem um portfólio de serviços especializados para advogados e escritórios de advocacia.
Para mais informações, entre em contato conosco e vamos conversar sobre o que podemos fazer por você!
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980