Artigos Postado no dia: 14 dezembro, 2021

Marketing Jurídico: como o fluxo de automação de e-mails pode acelerar a conversão de um cliente

Você sabe como o fluxo de automação de e-mails pode acelerar a conversão de um cliente no marketing jurídico?

Dentro de uma estratégia de inbound marketing jurídico, a automação de e-mail é uma ferramenta eficiente que os softwares de inbound marketing oferecem. Ela possibilita disparar uma trilha de e-mails pré-programados e personalizados para os leads convertidos por meio de um formulário dentro do seu site ou de uma landing page específica.

Entenda como isso é feito e como acelera a jornada de conversão do cliente até gerar uma venda com você.

 

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Do site para a automação: como a jornada de compra começa

Se você tem uma estratégia de inbound marketing jurídico, você certamente tem um site e nesse site há um formulário de captação de leads. Ou, ainda, esse formulário pode estar em uma landing page criada para um e-book ou outro projeto seu.

Quando uma pessoa preenche esse formulário, ela se torna um lead. Na maioria das vezes, ele vai concordar em receber a sua newsletter e suas atualizações – ou, inclusive, pode ser que ela tenha preenchido o formulário justamente para receber a newsletter. Mas isso é só o começo.

É muito interessante qualificar esse lead desde o início, não usando esse contato apenas para disparar suas newsletters.

Você também pode usar outros conteúdos e ações para qualificar esse lead até que ele esteja no ponto certo para comprar de você. Com a automação de e-mail, esse processo pode acontecer de forma mais rápida e com menos esforços manuais.

 

Automação de e-mail no marketing jurídico: como acontece e por onde começar

Então, como funciona uma trilha de automação de e-mails?

Você pode programar cerca de 3 a 4 e-mails, determinando um prazo de envio – por exemplo: 1 e-mail a cada 3 dias, ou 1 e-mail por semana.

Imagine que uma pessoa encontrou o seu site jurídico (seja por uma estratégia de Google Ads, pelas redes sociais, ou organicamente), achou o conteúdo interessante e assinou sua newsletter.

Além de enviar sua newsletter, você também pode enviar outros conteúdos para essa pessoa (desde que tenha obtido o consentimento, nos termos da LGPD).

No momento em que a pessoa preenche o formulário, pode receber um e-mail personalizado, no qual ela é chamada pelo primeiro nome, em que você agradece pela inscrição ou pelo download do material. A partir daí, você informa a pessoa de que ela vai receber mais conteúdos relacionados ao tema que a trouxe até ali. Isso, naturalmente, será feito mediante um consentimento de base legal, que o próprio software de inbound irá providenciar para você, de acordo com a LGPD.

 

Dando seguimento à automação de e-mails no marketing jurídico

Após cerca de 3 ou 4 dias, você pode mandar um segundo e-mail, oferecendo a leitura de um artigo o outro conteúdo relevante para os interesses da pessoa.

Depois, pode sugerir uma palestra, ou videoaula, por exemplo.

No quarto e-mail, você pode enviar uma pergunta ou um pedido de feedback, para saber se a pessoa está gostando do conteúdo, se tem mais dúvidas sobre o tema, se gostaria de agendar uma conversa com sua equipe. Nesse momento, você pode disponibilizar seu WhatsApp comercial ou até mesmo um novo formulário de contato. Deste contato, pode resultar uma reunião na qual você oferecerá uma proposta.

 

Qual é o objetivo da automação de e-mails?

A finalidade da jornada de compra do inbound marketing jurídico é qualificar a pessoa e ir “ensinando” essa pessoa a comprar de você. Quanto mais você de mostrar conhecimento por meio de conteúdos informativos e educativos, quanto mais alimentá-la com informação, mais ela vai entender a necessidade de contratar seu serviço advocatício.

A automação de e-mails acelera esse processo, removendo a necessidade de realizar cada etapa manualmente, lead por lead, e-mail por e-mail. Você terá uma estratégia de conteúdo pré-organizada, que será enviada conforme “caminhos” especiais traçados para o seu cliente-alvo.

 

Conclusão

A automação de e-mails no marketing jurídico é um processo que poupa tempo, mão de obra, reduz a chance de erros, e pode tornar a jornada até o fundo do funil de vendas muito mais prática.

Para começar a executar essa estratégia, você precisa de:

  • Um planejamento de persona e conteúdo;
  • Um software de inbound marketing / CRM (Customer Relationship Management).

A In Company está preparada para traçar, executar e monitorar os resultados essa estratégia com você!

Atuamos no segmento de marketing jurídico há mais de 16 anos, customizando projetos de marketing para escritórios de advocacia, combinando nossa expertise em marketing digital, normas de publicidade advocatícia e outras leis que incidem nestes projetos (como a Lei Geral de Proteção de Dados).

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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