As soluções jurídicas que são carros-chefe do seu escritório de advocacia deveriam ter um e-book! Você sabe por quê?
Neste artigo, vamos falar sobre como o e-book age como ferramenta de marketing jurídico digital e como, ao integrá-lo com um sistema de inbound marketing, ele também melhora a sua relação com ex clientes e clientes atuais.
Você vai entender todas as ações envolvidas no lançamento de um e-book.
Confira!
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E-book: qual é a sua função e o seu papel dentro de uma estratégia de marketing jurídico digital?
O e-book faz parte de uma estratégia de publicações de um escritório de advocacia.
Seu objetivo é distribuir conhecimento para trazer melhores resultados na captação de leads e aumento de autoridade.
Além do potencial de atrair novos leads, o e-book é muito importante para o relacionamento, qualificação e nutrição da base de dados do escritório (ou seja: os contatos já cadastrados, as pessoas que já te seguem, os leads já inseridos na lista da newsletter, Whatsapp, Telegram etc).
Como escolher o tema do e-book?
O e-book não pode ser genérico. Seu tema não pode ser muito amplo.
Por exemplo: em vez de fazer um e-book sobre Direito Trabalhista, é melhor que você faça um e-book sobre a Reforma Trabalhista.
Em vez de um e-book longo sobre Direito Tributário em geral, você pode falar sobre recuperação de tributos. Ou, melhor ainda: sobre recuperação de tributos na indústria farmacêutica.
Quanto mais nichado o seu e-book, maior a probabilidade de você conseguir uma captação de leads mais qualificada, mais específica, atraindo contatos mais quentes. Esses serão clientes mais interessados na solução jurídica que você oferece. A chance de fechar negócio é maior.
É por isso que as soluções jurídicas que são carros-chefe do seu escritório de advocacia deveriam ter um e-book!
Se você eleger, por exemplo, 3 ou 4 áreas do Direito pra desenvolver um trabalho de marketing jurídico digital e inbound marketing, você pode escolher um número limitado de soluções (serviços) para produzir e-books.
Como desenvolver essa distribuição? Aprenda como lançar um e-book!
Se você tem um e-book, você tem diversas estratégias de distribuição desse conhecimento a serem feitas.
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Preparação do e-book
Primeiramente, você vai produzir e diagramar o seu e-book em PDF.
Ele pode ter cerca de 20-25 páginas (essa é a média que adotamos na In Company).
Será um guia sobre uma ação específica dentro de uma área de atuação do Direito.
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Landing page
O e-book precisa ter a sua landing page (página de aterrissagem) específica do ebook, descrevendo o que o e-book traz de informação, os autores, e trazendo um formulário para as pessoas receberem o link de download do e-book.
É nessa landing page que você pedirá o consentimento das pessoas para o uso de seus dados. Assim, estará cumprindo com a LGPD. Se quiser, pode aproveitar a ocasião para fazer perguntas relevantes para a identificação da sua persona (como, por exemplo: o cargo da pessoa, tamanho da empresa etc).
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E-mail marketing
Com a base de dados que você já tem, é possível planejar uma estratégia de divulgação e distribuição do e-book por e-mail.
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Banner
Uma das vantagens do e-book é ele que ele fica permanentemente agindo como um captador de leads.
Instalar um banner em uma área específica dentro do seu site é uma maneira de divulgar o e-book a cada visita que seu site receber. Esse banner pode ficar instalado no site por 1, 2, 3 anos — pelo tempo em que o conteúdo do seu e-book ainda for válido.
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Campanha de divulgação do e-book nas redes sociais
Se as redes sociais fazem parte da sua estratégia de marketing jurídico, elas podem ser usadas para atrair potenciais interessados no seu e-book.
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Google Ads
Por fim, os anúncios do Google Ads podem ser usados para conduzir pessoas ao link da landing page do e-book.
Atenção: a adoção do Google Ads requer uma análise prévia das diretrizes e entendimentos da OAB no seu Estado.
Conclusão: um e-book, muitas oportunidades
Como você vê, existem várias frentes de atuação para captar leads com um só ebook.
Se você tiver mais de um e-book, as chances se multiplicam.
A publicação do e-book tem 2 funções claras:
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Captação de leads novos
O e-book propicia uma captação super rica e é excelente para o topo do funil de vendas.
A pessoa que baixa um e-book está mais propensa a se interessar pela atividade abordada nele.
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Nutrição e qualificação da base que você já conquistou
O e-book também pode fazer parte do meio de funil e fundo de funil (qualificação e nutrição de leads já cadastrados).
Com a distribuição do e-book, você marca presença na mente e nas redes de contato com clientes atuais e ex clientes. Assim, aumenta sua autoridade perante eles, fortalece a sua marca, melhora sua admiração e potencial de indicação.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980